Faculdade de Medicina de Petrópolis é destaque em avaliação de qualidade das escolas médicas feita pelo CFM

25 de junho de 2025
Faculdade de Medicina de Petrópolis é destaque em avaliação de qualidade das escolas médicas feita pelo CFM

Instituição recebeu a acreditação SAEME pela segunda vez consecutiva. Apenas 51 instituições de ensino no país têm o reconhecimento, três delas no Estado do Rio

A Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) acaba de ter a qualidade reconhecida, pela segunda vez consecutiva, pelo Sistema de Acreditação SAEME. O sistema, criado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), avalia a formação médica no Brasil e é reconhecido pela World Federation of Medical Education. Hoje, apenas 51 instituições de Educação Médica têm a acreditação em todo o país, sendo três delas no Estado do Rio de Janeiro.
 
Reitora da UNIFASE/FMP, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves lembra que, neste momento de profundas discussões sobre a formação dos médicos no país, a acreditação do CFM serve de diretriz àqueles que buscam uma formação de qualidade. “Temos uma história robusta, que nos coloca entre as principais instituições formadoras do Brasil, e a acreditação reforça essa excelência que é nosso compromisso primordial. Buscamos preparar nossos alunos para os desafios da profissão, fazendo com que exercitem a escuta e o olhar”, lembrou.
 
Com nota máxima no MEC, a Faculdade de Medicina de Petrópolis tem quase 60 anos de história e já formou mais de 5 mil médicos em todo o país. Neste ano, também foi destaque no ENADE, mantendo-se entre os sete cursos com melhor desempenho no Estado do Rio, ao lado de conceituadas universidades públicas como UERJ, UFRJ, UFF e UNIRIO.
 
“Fomos uma das primeiras escolas médicas do país a receber a acreditação SAEME, logo após o Conselho Federal de Medicina criar o sistema de avaliação. Receber novamente este reconhecimento confirma a qualidade do trabalho que estamos desenvolvendo, focado na formação do nosso aluno”, frisou o diretor da FMP, o médico pediatra Álvaro Veiga.
 
A instituição, que funciona em um campus parque na região central de Petrópolis, utiliza metodologias ativas e aposta na vivência prática - simulada e real - desde o primeiro período. Com infraestrutura de ponta, tem um dos mais modernos centros de simulação realística do país, o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC) e o Laboratório de Medicina Regenerativa. A instituição tem, ainda, Laboratório Morfofuncional com peças plastinadas para estudo anatômico e Mesa de Anatomia Digital.
 
Os estudantes têm à disposição um hospital de ensino conveniado, que é credenciado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde, um ambulatório escola próprio com mais de 100 mil pacientes cadastrados, e cinco equipes de Saúde da Família geridas diretamente pela instituição. Todos são cenários de estágios e práticas.
 
A Faculdade de Medicina de Petrópolis também mantém parcerias com instituições de renome nacional e internacional para pesquisas e intercâmbio, como a Fiocruz, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a Universidad del Desarrollo (Chile), a Universidad Nacional de Quilmes (Argentina) e a Universidade do Minho (Portugal), entre outras.

Para mais informações sobre o curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Petrópolis, acesse www.unifase-rj.edu.br ou entre em contato pelo Whatsapp - (24) 98865-0693 ou (024) 99200-4036.

8 de agosto de 2025
Unidade funciona no Ambulatório Escola e alia atendimento à comunidade com ensino e pesquisa
7 de agosto de 2025
Ainda dá tempo de garantir uma vaga na UNIFASE para o segundo semestre de 2025 por meio da transferência externa com condições especiais. Estudantes que desejam continuar sua graduação com qualidade de ensino e infraestrutura de excelência têm até o dia 15 de agosto para se inscrever no processo. A campanha oferece descontos que podem chegar a 50%, conforme previsto no edital disponível no site da instituição: https://www.unifase-rj.edu.br/transferencia . Há vagas disponíveis para os cursos de Administração, Enfermagem (bacharelado e licenciatura), Nutrição, Odontologia, Psicologia e Radiologia. A UNIFASE é reconhecida nacionalmente por sua excelência acadêmica e tem nota máxima no MEC. O curso de Radiologia foi o mais bem avaliado do Estado do Rio no ENADE, e outros cursos, como Administração, Odontologia e Nutrição, mantêm-se entre os melhores do país. Administração, por exemplo, aparece há dez anos entre os cursos com melhor desempenho; Odontologia ocupa o 1º lugar entre as instituições privadas e Nutrição, o 2º lugar. Além da transferência, a instituição oferece outras formas de ingresso: segunda graduação, vestibular on-line, ENEM, Prouni e Fies. A formação prática e a estrutura moderna da UNIFASE são grandes diferenciais, com foco em preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho.  Mais informações estão disponíveis no site da UNIFASE www.unifase-rj.edu.br ou via WhatsApp pelos números: (24) 98865‑0693, (24) 99211‑2542 e (24) 99200‑4036.
6 de agosto de 2025
A jornalista Fátima Medeiros de Almeida Menna Barreto esteve nesta terça-feira (5) em Brasília, na cerimônia de premiação da 8ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo. A reportagem assinada por ela e pelo jornalista Mateus Carvalho, “Conexão UNIFASE – Comunidade que cuida da vida” da TV UNIFASE, recebeu a menção honrosa, na categoria Projeto de Extensão Universitária. A matéria premiada retrata a força da extensão universitária e destaca o impacto do projeto Comunidade que Cuida da Vida, desenvolvido pela UNIFASE/FMP em parceria com a Defesa Civil de Petrópolis. Quer conferir a matéria? Ela está disponível no canal UNIFASE no Youtube: https://youtu.be/sM0QKj5MDvY . Legenda da foto: Beatriz Eckert-Hoff, Vice-presidente da ABMES; Fátima Medeiros, jornalista da TV UNIFASE e Henrique Sartori, Vice-presidente da ABMES.