Congresso Brasileiro de Dor Orofacial

19 de abril de 2023

A equipe de professores e alunos da Especialização em Dor Orofacial do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) participou do VI Congresso Brasileiro de Dor Orofacial (CBDOF), com a apresentação de trabalhos científicos, na forma de pôster. O evento, realizado entre os dias 13 e 15 de abril, em São Paulo, é referência no segmento e contou com a presença de profissionais renomados nacional e internacionalmente na área, dentre eles, o professor Dr. Ricardo Tesch, que atua em Petrópolis como professor e pesquisador na UNIFASE/FMP.

Confira um pouco da participação da UNIFASE/FMP no CBDOF:


  1. Palestra do Prof. Dr.  Ricardo Tesch: “Técnica e eficácia da artrocentese seguida de injeção de agregados plaquetários no controle da OA na ATM”

  2. Trabalhos científicos apresentados, na forma de pôster, pelos professores, Esther R. Takamori; Leticia Vilaça Willeman Bastos Tesch; Thayanne Brasil Barbosa Calcia; Ricardo Tesch e alunos do curso de especialização em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Tesch:


             2.1
“O uso da fotobiomodulação no tratamento da artralgia da ATM – revisão sistemática”

                Esther Rieko Takamori1; Sabrine Priedda Andriolo Nogueira1; Carla Duque Balaguer1; Ricardo de Souza Tesch1; Francisco Wilker Mustafa Gomes Muniz2; Thayanne                    Brasil Barbosa Calcia1

              1Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) / UNIFASE

              2  Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

              *Sabrine – aluna da graduação em Odontologia (UNIFASE)

              2.2 
“Avanço Mandibular para o tratamento precoce da osteoartrite - Relato de caso” 

                 Eduarda Gallito Féres1 e Leticia Vilaça Willeman Bastos Tesch1

                 1Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) / UNIFASE

              2.3 
“Benefício regenerativo do L-PRF guiado por ultrassom associado a artrocentese em paciente com osteoartrite da ATM – caso clínico”

                 Irene Serafim Ferrari Leite1, Adriane Medeiros de Resende1; Esther Rieko Takamori1; Ricardo de Souza Tesch1

                 1Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) / UNIFASE


20 de maio de 2025
Evento chega à 24ª edição na UNIFASE e à 2ª edição na Escola Técnica Irmã Dulce Bastos, reforçando o compromisso com a formação crítica e sustentável na área da saúde.
Por Nuno Unifase 19 de maio de 2025
Quem quiser utilizar a nota do Enem tem até 26 de maio para registrar o interesse A Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) está com as inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Medicina, com início no segundo semestre de 2025. Reconhecida como uma das mais conceituadas instituições de ensino médico do país, a FMP oferece 70 vagas para o curso: 35 por vestibular e 35 por aproveitamento do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) das edições de 2022 a 2024. As inscrições estão abertas até o dia 24 de junho de 2025, através do site oficial https://www.unifase-rj.edu.br/vestibular-fmp-medicina. A prova será realizada no dia 29 de junho. Para usar a nota do Enem é preciso ficar atento ao prazo: o registro de interesse tem que ser feito até o dia 26 de maio. Com quase 60 anos de história, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) é referência na formação de médicos no país. Tem nota máxima no MEC (conceito institucional) e ficou entre as melhores instituições do Estado do Rio de Janeiro no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Destaca-se pela qualidade técnica e também pela formação de excelência voltada ao desenvolvimento humano. A instituição, que funciona em um campus parque na região central de Petrópolis, promove uma abordagem multiprofissional e interativa, que valoriza tanto o conhecimento científico como a sensibilidade no cuidado ao paciente. Com infraestrutura de ponta, tem um dos mais modernos centros de simulação realística do país, o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), o Laboratórios de Medicina Regenerativa, entre outros. Os estudantes têm à disposição um hospital de ensino conveniado, que é credenciado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde, um ambulatório escola próprio com mais de 100 mil pacientes cadastrados, e unidades de Saúde da Família geridas diretamente pela instituição. Todos são cenários de estágios e práticas. Mais de 80% do corpo docente é composto por mestres e doutores, garantindo uma formação de alto nível acadêmico e técnico.  A Faculdade de Medicina de Petrópolis também mantém parcerias com instituições de renome nacional e internacional, como a Fiocruz, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a Universidad del Desarrollo (Chile), a Universidad Nacional de Quilmes (Argentina) e a Universidade do Minho (Portugal), entre outras. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo whatsapp, pelos números (24) 98865-0693 ou (024) 99200-4036.
19 de maio de 2025
Curso conta com a infraestrutura moderna e de excelência da UNIFASE/FMP