Aula Magna do curso de Medicina da FMP destaca a importância do cuidado humanizado

16 de maio de 2025
Aula Magna do curso de Medicina da FMP destaca a importância do  cuidado humanizado

A professora Fátima Minuzzo, que tem tem 47 anos de experiência na área médica e mais de 30 anos como docente, falou sobre respeito e ética e foi homenageada

A Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) realizou sua  2ª Aula Magna do curso de Medicina. A aula foi proferida pela professora Fátima Minuzzo, médica dermatologista e referência em Educação Médica, que abordou o tema "O Ensino da Medicina e suas Inter-relações". 


Com mais de 30 anos de trajetória como docente da FMP - ela lecionou de 93 até este ano - Fátima Minuzzo foi homenageada pela instituição em reconhecimento à sua contribuição à formação de gerações de médicos. Durante sua palestra, a professora reafirmou o amor pela docência e destacou a importância de um ensino médico humanizado.

"Sou dermatologista com 47 anos de experiência na Medicina e, na aula magna, falei sobre a interação médico-paciente, principalmente sobre a humanização na medicina. Nós devemos ter uma relação de carinho e respeito com os nossos pacientes, baseada na escuta. Como professora, busco estimular isso nos alunos. É preciso ter empatia com o paciente. O que, para o médico, faz parte do dia a dia, pode ter relevância para o paciente", destacou ela, que se emocionou com as homenagens da instituição, de seus colegas de equipe e de sua filha.


A reitora da UNIFASE/FMP, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, relembrou a trajetória da doutora Fátima Minuzzo como docente e ressaltou a importância da realização da aula magna para a formação de novos médicos.


"A professora Fátima é inspiração para todos nós. Ela sempre se preocupou em levar um ensino baseado na ética e no acolhimento ao paciente. A aula magna deste ano reforça nosso olhar cuidadoso para a qualidade do ensino e para a valorização das relações humanas na prática médica. Estamos muito felizes em trazer temas como esse, que extrapolam a competência específica do tratamento médico para a relação médico-paciente, e isso a professora Fátima é ímpar", falou a reitora.


O diretor da Faculdade de Medicina, professor Álvaro Veiga, também prestou homenagem à docente. "Essa é uma justa homenagem para a professora Fátima. Ela cumpriu uma linda trajetória e nos deu belos exemplos. A sua trajetória serve de inspiração tanto para os alunos, quanto para os docentes", disse Álvaro.


O auditório esteve repleto de estudantes e professores. A estudante do 4º período de medicina, Amanda Neves, destacou a emoção de ouvir uma professora tão experiente.

"A aula magna é muito simbólica para nós, que estamos na formação acadêmica. Ela traz para a gente a experiência de um profissional da nossa área que tem muitos anos de experiência. A professora Fátima tem mais de 30 anos lecionando na faculdade. É uma oportunidade para vermos a perspectiva de como é construir uma carreira médica com o conhecimento necessário de um conteúdo que vai além da sala de aula", completou Amanda.


4 de setembro de 2025
Eduardo Ronchetti vai ensinar a tornar um imóvel comercial acessível a todos
3 de setembro de 2025
Por Fernanda Amordivino O 30º episódio do programa Ecoar – Diálogos de Cidadania, iniciativa do NIPPIS – Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social, aborda o tema “Violência contra as pessoas com deficiência: uma dor invisível”. O debate traz reflexões sobre os diferentes tipos de violência enfrentados por esse grupo na sociedade. O episódio será exibido no dia 04 de setembro (quinta-feira), às 19h, nos canais da Video Saúde Distribuidora da Fiocruz e da UNIFASE no YouTube, com tradução em LIBRAS e legendas em português. Participam da conversa a mestra em direitos humanos e pesquisadora no campo dos estudos feministas da deficiência, Thaís Becker, e o cientista social e professor da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), Everton Pereira. A apresentação e mediação fica a cargo de Tuca Munhoz, consultor em políticas públicas e acessibilidade. Entre os pontos abordados estão a relação entre estigmatização e discriminação nas experiências de violência sofridas por pessoas com deficiência, além de estratégias para superar a invisibilidade desse cenário. Também entrou em pauta a preparação das delegacias especializadas para o acolhimento de mulheres com deficiência e as pesquisas conduzidas pelo Observatório das Deficiências da UnB, que aprofundam a produção de dados sobre o tema. O Ecoar recebe o apoio do Programa de Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão do Sistema (PMA/Fiocruz). 📌 Reserve na sua agenda! 📅 Data: 21 de agosto ⏰ Horário: 19h 📍 Onde assistir: YouTube da VideoSaúde Fiocruz e da UNIFASE 🎧 Acessibilidade garantida: tradução em LIBRAS e legendas em português Aproveite para conhecer também o Rolando os Dados , podcast do NIPPIS disponível nas principais plataformas de áudio: 🎙️ Ouça no YouTube 🎙️ Ouça no Spotify Inscreva-se no canal @NIPPIS.NUCLEO para acompanhar os próximos episódios. https://www.youtube.com/@nippis.nucleo
1 de setembro de 2025
Instituição, que nasceu há 57 com a Faculdade de Medicina, no Cascatinha, hoje é referência nacional. Oferece 10 cursos de graduação, além de cursos de extensão, atualização e pós-graduação