Aula magna da Faculdade de Medicina de Petrópolis é marcada por emoção e homenagens

16 de maio de 2024
Aula magna da Faculdade de Medicina de Petrópolis é marcada por emoção e homenagens

Encontro foi com o professor Antônio Luiz Chaves Gonçalves, que atuou na FMP por mais de 50 anos.

A aula magna da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) foi marcada pela emoção. O evento, realizado na última semana, teve como palestrante o médico infectologista Antônio Luiz Chaves Gonçalves, que por mais de 50 anos foi professor da instituição, na disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP). Ele foi recebido, ao lado da família, com uma homenagem da direção, colegas de trabalho e ex-alunos por sua contribuição à formação de centenas de profissionais ao longo de sua carreira e falou aos estudantes sobre a valorização do cuidado diante da revolução tecnológica. 


"O médico precisa dominar a tecnologia, que veio para ajudar, mas ele não pode perder a capacidade de ouvir, de acolher. É preciso ir além da habilidade técnica. É preciso lembrar das habilidades humanísticas e relacionais, com empatia, altruísmo, cuidado", destacou Dr. Antônio Luiz. 


Diretora geral da UNIFASE/FMP, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves lembrou a dedicação do professor e sua participação direta na implantação do DIP. "Nossas escolhas definem a nossa vida adulta. Como é bonito fazer escolhas duradouras. Olho o Dr. Antônio e vejo alguém que se dedicou a se aperfeiçoar ao magistério. Foram milhares de alunos. Não entrou professor titular, chegou para implantar, junto de outros brilhantes profissionais, a disciplina de DIP, e, juntos, fizeram desta trajetória, uma trajetória de sucesso. Surgiu aí a primeira parceria com a rede pública em forma de convênio, com cessão de parte do terreno para implantação do hospital e do ambulatório do DIP. Dr. Antônio está lá desde o começo. Assumiu com maestria este grupo após a perda do diretor anterior, Eduardo Vilhena Leite", detalhou. 


Diretor da FMP, o professor Paulo Cesar Guimarães destacou a educação e a inteligência do professor. "Dr. Antônio Luiz sempre foi um excelente professor, com uma maneira de lidar com os alunos e os colegas muito especial", lembrou.

Ex-aluna do professor Antônio Luiz, a coordenadora do curso de Medicina, professora Patrícia Tavares, fez um agradecimento especial pelo encontro. "Professor Antônio Luiz foi professor de grande parte dos professores da FMP. Praticou a docência com excelência técnica, mas também com amor, ternura, respeito aos alunos, colegas e a todos os membros da equipe. Sempre exerceu a prática médica com respeito, empatia e cuidado integral a todos os pacientes que assistiu em sua longa carreira. Todos temos muito a agradecer", frisou, chamando atenção dos alunos de Medicina presentes no evento para a importância da atenção e do cuidado humanizado. "Dr. Antônio Luiz sempre foi e sempre será um exemplo para todos nós". 



Aluna do 1º período do curso de Medicina, Mariana Julianelli citou a importância de, já no início dos estudos, ter contato direto com profissionais como Dr. Antônio Luiz. "Ter a oportunidade de ouvir alguém com a experiência que ele tem, com todo o seu legado, serve de incentivo. Ouvir sobre a beleza da carreira é muito especial", comentou. 


17 de setembro de 2025
Acordo firmado em abril amplia a cooperação em pesquisa, ensino e extensão, fortalecendo a internacionalização
17 de setembro de 2025
A UNIFASE/FMP esteve presente no 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, em Natal (RN). O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica, trouxe como tema central “Do mar ao sertão: os novos paradigmas da educação médica”, estimulando reflexões sobre os desafios e transformações na formação médica no país. Durante o congresso, a residente do programa Medicina de Família e Comunidade, Ramila Cristina Lopes Tostes representou a UNIFASE/FMP na mesa-redonda “Impacto da graduação na formação de especialistas para Atenção Primária à Saúde”. A discussão destacou como a inserção precoce dos estudantes na Atenção Primária, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), pode despertar maior interesse pela Medicina de Família e Comunidade e contribuir para a consolidação de um cuidado em saúde mais integral e humanizado. No mesmo evento, o professor Jaime Charret tomou posse como Delegado Educador da regional RJ/ES da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica), reforçando o protagonismo da instituição nos debates nacionais sobre a formação médica.  Além de propor um olhar crítico e reflexivo sobre a educação médica, o COBEM 2025 reforçou a necessidade de alinhar a formação dos futuros profissionais às realidades locais e regionais, valorizando a diversidade cultural e territorial do Brasil, sem perder a conexão com os contextos globais, características que vem de encontro com as diretrizes da UNIFASE/FMP. O evento reuniu educadores, gestores e estudantes em um ambiente de diálogo, acolhimento e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer práticas mais inclusivas e alinhadas às demandas da população.
16 de setembro de 2025
A professora Leninha Valério, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, foi homenageada durante o 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizado de 3 a 6 de setembro, no Rio de Janeiro. Leninha foi a presidente de honra do encontro, que reuniu especialistas renomados do Brasil e do mundo para debater avanços e práticas na área da dermatologia. Na foto, da esquerda para a direita: Drª Leninha Valério, coordenadora da Pós-graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, Dr. Gilvan Alves, dermatologista de Brasília e Dra. Leandra Metsavaht, presidente do 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia.