Ecoar – Diálogos de Cidadania apresenta “O universo das tecnologias assistivas”

17 de maio de 2024
Ecoar – Diálogos de Cidadania apresenta “O universo das tecnologias assistivas”

Dia 22 de maio (quarta-feira), às 14h, ao vivo 

A tecnologia assistiva (TA) pode mudar as vidas das pessoas que precisam dela. Ela visa a autonomia, independência e qualidade de vida, podendo ser um produto, uma metodologia ou um serviço. O acesso à TA é um direito humano fundamental e sua necessidade está aumentando rapidamente, à medida que as populações envelhecem. 

 

Devido a relevância deste tema é que o programa Ecoar – Diálogos de Cidadaniado Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS/Fiocruz&UNIFASE)vai dedicar o episódio 23 ao“Universo das tecnologias assistivas”. 

 

No dia 22 de maio (quarta-feira), às 14h, o apresentador Tuca Munhoz irá conversar com Fernando Botelho, especialista em programas para tecnologia assistiva da UNICEF em Nova Iorque, e Luciano Oliveira dos Santos, estudante de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Eles irão dar um panorama atual da TA no Brasil, com foco nas que são gratuitas ou de baixo custo. 

 

Oprograma destaca também o Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF), plataforma que reúne dados sobre as pessoas com deficiência para elaboração de políticas públicas, desenvolvimento de pesquisas e empoderamento da população por meio da informação. 

 

Como assistir: transmissão ao vivo nos canais da Videosaúde Distribuidora da Fiocruz e da UNIFASE no YouTube. 

www.youtube.com/c/VideoSaúdeDistribuidoradaFiocruz 

ww.youtube.com/c/UNIFASE 

 

Formato:  

Programa de entrevistas ao vivo com duração de 45 minutos, autodescrição feitas pelos participantes do programa, intérprete de LIBRAS e estenotipia (legendagem ao vivo). 

17 de setembro de 2025
Acordo firmado em abril amplia a cooperação em pesquisa, ensino e extensão, fortalecendo a internacionalização
17 de setembro de 2025
A UNIFASE/FMP esteve presente no 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, em Natal (RN). O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica, trouxe como tema central “Do mar ao sertão: os novos paradigmas da educação médica”, estimulando reflexões sobre os desafios e transformações na formação médica no país. Durante o congresso, a residente do programa Medicina de Família e Comunidade, Ramila Cristina Lopes Tostes representou a UNIFASE/FMP na mesa-redonda “Impacto da graduação na formação de especialistas para Atenção Primária à Saúde”. A discussão destacou como a inserção precoce dos estudantes na Atenção Primária, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), pode despertar maior interesse pela Medicina de Família e Comunidade e contribuir para a consolidação de um cuidado em saúde mais integral e humanizado. No mesmo evento, o professor Jaime Charret tomou posse como Delegado Educador da regional RJ/ES da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica), reforçando o protagonismo da instituição nos debates nacionais sobre a formação médica.  Além de propor um olhar crítico e reflexivo sobre a educação médica, o COBEM 2025 reforçou a necessidade de alinhar a formação dos futuros profissionais às realidades locais e regionais, valorizando a diversidade cultural e territorial do Brasil, sem perder a conexão com os contextos globais, características que vem de encontro com as diretrizes da UNIFASE/FMP. O evento reuniu educadores, gestores e estudantes em um ambiente de diálogo, acolhimento e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer práticas mais inclusivas e alinhadas às demandas da população.
16 de setembro de 2025
A professora Leninha Valério, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, foi homenageada durante o 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizado de 3 a 6 de setembro, no Rio de Janeiro. Leninha foi a presidente de honra do encontro, que reuniu especialistas renomados do Brasil e do mundo para debater avanços e práticas na área da dermatologia. Na foto, da esquerda para a direita: Drª Leninha Valério, coordenadora da Pós-graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, Dr. Gilvan Alves, dermatologista de Brasília e Dra. Leandra Metsavaht, presidente do 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia.