Alunos de Nutrição da UNIFASE desenvolvem produtos inovadores com ingredientes que resgatam a cultura afrodescendente
Além de desenvolverem opções saudáveis, os estudantes criaram suas marcas e elaboraram embalagens sustentáveis para os alimentos
A demanda por alimentos saudáveis aumentou consideravelmente nos últimos anos, tornando-se um mercado em expansão e uma possibilidade de empreendedorismo para pessoas que trabalham em áreas ligadas à alimentação. Pensando nisso, o Projeto Integrado da Nutrição (PIN) do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) desafiou os alunos do 4º período a criar um produto inovador, sustentável e saudável, junto a um plano de negócios.
"É um projeto que permite ao aluno desenvolver a competência para trabalhar com a inovação na área de alimentos, que ainda é uma área difícil de ser ocupada, de fato, pelo nutricionista, e engloba o desenvolvimento de novos produtos, voltados para a saúde, nutrição e acesso ao alimento. A proposta é que a gente trabalhe o empreendedorismo dos alunos durante a formação", explica a professora Thaise Gasser, coordenadora do curso de Nutrição da UNIFASE.
Neste semestre, o tema escolhido foi a cozinha ancestral, utilizando ingredientes que resgatam a cultura afrodescendente. Para isso, os alunos fizeram uma visita técnica ao Quilombo Boa Esperança, em Areal, onde a instituição desenvolve um projeto de extensão. "Estivemos no Quilombo para conversar com a comunidade, aprender o que eles consomem e saber como é o seu dia a dia. A partir desse diagnóstico de campo, uma equipe multiprofissional trabalhou com a ideia do projeto na questão sustentável, saudável e funcional, não esquecendo a parte do custo, produção, e como manter esses ingredientes na receita que escolhemos", destaca Cristiane de Albuquerque Mello, professora do curso de Nutrição da UNIFASE.
A partir daí, os alunos desenvolveram os mais diversos alimentos, que podem ser consumidos como lanche ou sobremesa, indo de um biscoito de pé de moleque, muffin de banana da terra com farinha de amendoim, brigadeiros sem lactose de canjica e de banana, geleia de jiló até um pudim da mata feito com mandioca.
"A proposta era criar um produto que resgatasse a cultura afrodescendente, utilizando ingredientes que temos aqui também. Baseados nisso, fizemos uma visita ao Quilombo Boa Esperança, onde fomos muito bem acolhidos e pudemos ver esse resgate da cultura. Lá, eles plantam o que comem e vivem dessa renda", comenta Raquel Wayand, aluna do 4º período de Nutrição da UNIFASE, que criou a marca "Dengo" para o PIN. "Em pesquisas, vimos que a palavra 'Dengo' tem origem africana e significa 'doçura', e como a gente quis fazer uma sobremesa utilizando a mandioca, assim surgiu o pudim da mata", acrescenta. Junto a outras três alunas, ela criou o pudim da mata sem glúten, que leva ainda rapadura, trazida do Quilombo de Areal, e leite de coco em sua receita.
O aluno Luiz Felipe Pereira e seu grupo também aproveitaram a visita para comprar um ingrediente que foi usado na criação do "Afro Fit - Bem Muleke", um biscoito de pé de moleque, feito com farinhas integrais e biomassa de banana verde, recheado com creme de pasta de amendoim. "Nós utilizamos ingredientes que remetessem diretamente à cultura afro-brasileira como o amendoim e o melado de cana, que foi comprado na nossa ida ao Quilombo. Essa experiência nos mostrou que todo o conhecimento que adquirimos no início do curso fez toda a diferença e contribuiu muito para o que realizamos agora", analisa.
Os estudantes apresentaram a ficha técnica com as informações nutricionais, o modo e as informações de preparo, análises físico-químicas realizadas no laboratório da universidade para controle de qualidade, testes sensoriais, além das etapas de marketing e empreendedorismo, incluindo análise SWOT e Matriz BCG, público-alvo, plano operacional, modelo de negócio, viabilidade e estratégias de comercialização. O PIN conta com a participação de professores do curso de Administração da UNIFASE, que avaliaram os diferenciais de cada produto, as estratégias adotadas por cada marca, assim como os logotipos criados e as embalagens sustentáveis usadas.
"Com a integração de diferentes profissionais, os alunos têm a oportunidade de criar um produto ainda mais completo. Eles saem da UNIFASE com uma experiência mais rica por ter essa convivência com outras áreas, formando profissionais diferenciados no mercado", observa a professora Caroline Geoffroy, docente do curso de Nutrição da UNIFASE e membro gestora da Cantina Escola da instituição.
A experiência também mostra mais uma possibilidade de carreira aos alunos, que desde a graduação já contam com disciplinas de gestão de negócios na grade curricular. "Isso é importante porque uma das possibilidades de carreira em Petrópolis, especificamente, é nessa área do empreendedorismo na área de alimentos. A cidade tem uma imagem muito forte ligada à gastronomia, com várias empresas tradicionais e conhecidas nesse setor. Explorar essa possibilidade e dar ferramentas para o aluno poder empreender nessa área é extremamente importante para que a cidade e o mercado absorvam essa qualidade dos produtos de Petrópolis", conclui o professor José Ferrari, docente do curso de Administração da UNIFASE.







