Alunos de Administração da UNIFASE têm projetos aprovados em edital da FAPERJ de 100 mil reais em fomento à inovação

Disciplina do último período ensina na prática como criar startups e captar recursos públicos
A disciplina Inovação em Sistemas de Informação, do curso de Administração da UNIFASE – Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto –, acaba de render um resultado inédito: três dos quatro grupos de alunos da turma tiveram seus projetos de startup aprovados no edital HUB RJ STARTUP 2025, da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), de R$ 100 mil, cada, em fomento à inovação tecnológica.
A proposta da disciplina, conduzida pela professora Marcilene Scantamburlo, especialista em inovação e captação de recursos públicos, vai além da teoria. Ao longo do semestre, os estudantes foram desafiados a desenvolver propostas de negócios com base em demandas reais da sociedade e a formatá-las de acordo com os critérios exigidos por editais oficiais. A disciplina contou com mentorias, simulações de bancas avaliadoras e construção de pitches, que resultaram na aprovação de 75% da turma no edital da FAPERJ HUB RJ STARTUP 2025.
“Nossos alunos não apenas aprendem sobre inovação e transformação digital, mas vivenciam todo o processo de criação de startups e captação de recursos públicos não reembolsáveis. Eles saem da universidade com um projeto pronto, validado e agora com financiamento garantido”, afirma Marcilene.
Entre os projetos selecionados, estão o Global Brasil Conecta, da aluna Jéssica Barbosa, um marketplace que conecta clientes a profissionais de diversas áreas; o Vivencie, idealizado pelo aluno Douglas da Silva de Franca, uma plataforma para divulgação de eventos e pontos turísticos; e o Re-Fit, da aluna Milena Silveira Lago, que propõe a reutilização e transformação de roupas com foco na sustentabilidade.
Para os alunos, essa experiência já começa a gerar impacto profissional. “Essa experiência foi um verdadeiro divisor de águas na minha trajetória. Aprendemos, na prática, como transformar uma ideia em um projeto sólido, estruturado tecnicamente e alinhado às exigências do mercado e dos editais. Ter nosso projeto aprovado em uma seleção tão competitiva é a confirmação de que estamos trilhando um caminho promissor”, afirma Milena Lago, estudante do último período de Administração da UNIFASE.
O HUB RJ STARTUP 2025 é um dos editais mais concorridos do estado, voltado ao incentivo de ambientes de inovação e ao desenvolvimento de produtos mínimos viáveis (MVPs). Os projetos aprovados receberão apoio técnico, mentorias especializadas e recursos financeiros para viabilizar suas ideias.
“Mais do que uma conquista acadêmica, essa aprovação representa a entrada dos alunos no ecossistema de inovação, com visibilidade, networking e apoio institucional. É também a prova de que, com orientação certa, o conhecimento gerado na UNIFASE se transforma em soluções reais para a sociedade”, completa a professora.
Além de ministrar a disciplina na graduação, Marcilene Scantamburlo oferecerá um curso de férias chamado Escola de Startups, com 4 horas de conteúdo prático, no dia 26 de julho. A proposta é apresentar um panorama rápido e prático sobre o processo de construção de startups. As inscrições já estão abertas no site:
https://www.unifase-rj.edu.br/extensao/curso-de-extensao/curso/escola-de-startups

