Alunos de Administração da UNIFASE têm projetos aprovados em edital da FAPERJ de 100 mil reais em fomento à inovação

2 de julho de 2025
Alunos de Administração da UNIFASE têm projetos aprovados em edital da FAPERJ de 100 mil reais  em fomento à inovação

Disciplina do último período ensina na prática como criar startups e captar recursos públicos

A disciplina Inovação em Sistemas de Informação, do curso de Administração da UNIFASE – Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto –, acaba de render um resultado inédito: três dos quatro grupos de alunos da turma tiveram seus projetos de startup aprovados no edital HUB RJ STARTUP 2025, da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), de R$ 100 mil, cada, em fomento à inovação tecnológica. 


A proposta da disciplina, conduzida pela professora Marcilene Scantamburlo, especialista em inovação e captação de recursos públicos, vai além da teoria. Ao longo do semestre, os estudantes foram desafiados a desenvolver propostas de negócios com base em demandas reais da sociedade e a formatá-las de acordo com os critérios exigidos por editais oficiais. A disciplina contou com mentorias, simulações de bancas avaliadoras e construção de pitches, que resultaram na aprovação de 75% da turma no edital da FAPERJ HUB RJ STARTUP 2025.


“Nossos alunos não apenas aprendem sobre inovação e transformação digital, mas vivenciam todo o processo de criação de startups e captação de recursos públicos não reembolsáveis. Eles saem da universidade com um projeto pronto, validado e agora com financiamento garantido”, afirma Marcilene.


Entre os projetos selecionados, estão o Global Brasil Conecta, da aluna Jéssica Barbosa, um marketplace que conecta clientes a profissionais de diversas áreas; o Vivencie, idealizado pelo aluno Douglas da Silva de Franca, uma plataforma para divulgação de eventos e pontos turísticos; e o Re-Fit, da aluna Milena Silveira Lago, que propõe a reutilização e transformação de roupas com foco na sustentabilidade.


Para os alunos, essa experiência já começa a gerar impacto profissional. “Essa experiência foi um verdadeiro divisor de águas na minha trajetória. Aprendemos, na prática, como transformar uma ideia em um projeto sólido, estruturado tecnicamente e alinhado às exigências do mercado e dos editais. Ter nosso projeto aprovado em uma seleção tão competitiva é a confirmação de que estamos trilhando um caminho promissor”, afirma Milena Lago, estudante do último período de Administração da UNIFASE.


O HUB RJ STARTUP 2025 é um dos editais mais concorridos do estado, voltado ao incentivo de ambientes de inovação e ao desenvolvimento de produtos mínimos viáveis (MVPs). Os projetos aprovados receberão apoio técnico, mentorias especializadas e recursos financeiros para viabilizar suas ideias.


“Mais do que uma conquista acadêmica, essa aprovação representa a entrada dos alunos no ecossistema de inovação, com visibilidade, networking e apoio institucional. É também a prova de que, com orientação certa, o conhecimento gerado na UNIFASE se transforma em soluções reais para a sociedade”, completa a professora.


Além de ministrar a disciplina na graduação, Marcilene Scantamburlo oferecerá um curso de férias chamado Escola de Startups, com 4 horas de conteúdo prático, no dia 26 de julho. A proposta é apresentar um panorama rápido e prático sobre o processo de construção de startups. As inscrições já estão abertas no site: https://www.unifase-rj.edu.br/extensao/curso-de-extensao/curso/escola-de-startups

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Na manhã desta quarta-feira (12), o Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP recebeu 96 estudantes de escolas públicas de Petrópolis para participar do evento “Se Cuida, Garoto!”, uma ação educativa promovida pelo curso de Enfermagem, que contou com a parceria dos cursos de Nutrição e Odontologia. A atividade faz parte do Novembrinho Azul, uma campanha inspirada no Novembro Azul, mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, mas voltada especialmente para os adolescentes do sexo masculino. O objetivo é despertar desde cedo a consciência sobre autocuidado, saúde preventiva e responsabilidade com o corpo e as emoções. “As atividades educativas do evento “Se cuida, garoto” foram planejadas e elaboradas com foco no público adolescente, de forma dinâmica e lúdica, utilizando metodologias ativas como a gamificação - por meio de quiz, jogos de tabuleiro, tempestades de ideias, entre outras estratégias. Essas metodologias favoreceram a interação e o engajamento dos participantes, promovendo a troca de experiências, o esclarecimento de dúvidas e o acesso a orientações fundamentadas em conhecimento científico, contribuindo para a promoção e prevenção da saúde dos adolescentes”, explicou a Enfermeira Simone Fátima de Azevedo, Preceptora responsável pelo Módulo Saúde do adolescente do Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP. Durante toda a manhã, os participantes passaram por estações educativas com diferentes temáticas: saúde sexual e reprodutiva, vacinação contra o HPV, gravidez e paternidade na adolescência, prevenção ao uso de álcool e drogas, alimentação saudável para prevenção de doenças, além de orientações odontológicas. A Preceptora responsável pelo Módulo Saúde do Adulto, a Enfermeira Lívia Firmino ressaltou que o foco do Novembrinho Azul é criar um espaço de diálogo acessível e acolhedor. “O cuidado com a saúde do homem precisa ser estimulado desde a adolescência. Por isso, oportunizar momentos como esse do Novembrinho Azul - "Se cuida, Garoto!" é fundamental para orientar e sanar dúvidas. As atividades sensibilizaram os adolescentes sobre a importância da prevenção e promoção da saúde, através das escolhas diárias, para obter uma vida saudável e um futuro promissor”, afirma.  O evento integra as atividades de extensão da UNIFASE/FMP, fortalecendo a missão da instituição de formar profissionais com olhar humano, técnico e socialmente responsável. “Para os estudantes de graduação em Enfermagem, o desenvolvimento dessas ações de educação em saúde representou uma oportunidade de vivenciar a atuação do enfermeiro como educador, estimulando o desenvolvimento de competências essenciais à prática profissional, como o acolhimento, a escuta ativa, a comunicação eficaz, a capacidade de interação, a resolutividade e o trabalho em equipe. Essas experiências também reforçaram os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) - universalidade, equidade e integralidade do cuidado, fortalecendo a integração entre os pilares Educação e Saúde, por meio da parceria entre a "Escola e o Ambulatório Escola", concluiu Simone.
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