UNIFASE/FMP adere ao Exame Nacional de Residência em Saúde 2025

4 de julho de 2025
UNIFASE/FMP adere ao Exame Nacional de Residência em Saúde 2025

Inscrições para os Programas de Residência Médica, Multiprofissional e Uniprofissional vão até dia 18 de julho

O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), instituição de referência na formação em saúde com quase seis décadas de tradição, está com inscrições abertas para o processo seletivo do ENARE 2025 (Exame Nacional de Residência). O exame contempla vagas em programas de Residência Médica, Multiprofissional e Uniprofissional.


A prova para todas as modalidades será aplicada no dia 19 de outubro. As inscrições para a Residência Multiprofissional e Uniprofissional já estão abertas e seguem até 18 de julho. Para a Residência Médica, o período de inscrição começa no dia 7 de julho, também com encerramento em 18 de julho. O prazo final para o pagamento da taxa de inscrição é 22 de julho.


“A UNIFASE/FMP celebra sua participação, pelo terceiro ano consecutivo, no Exame Nacional de Residência (ENARE) — uma das maiores e mais organizadas iniciativas de seleção unificada para programas de residência médica no Brasil. Ao integrar o ENARE, nós reafirmamos o compromisso com a excelência na formação médica e com a democratização do acesso às vagas de residência. Trata-se de um marco que valoriza o mérito, amplia as oportunidades e permite que os melhores talentos do país escolham, com isonomia e clareza, onde desejam construir sua especialização”, explica o professor Miguel Koury, coordenador de Residência Médica (COREME) da UNIFASE/FMP.


Em 2025, a instituição vai oferecer 17 programas de residência. Ao longo de sua história, já são 24 anos de Residência Médica e 10 anos de Residência Multiprofissional, com um modelo que prioriza a integração entre diferentes áreas e o trabalho em equipe, num ambiente multidisciplinar. Na área médica, são ofertadas especializações em Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Radiologia e Diagnóstico por Imagem - Ano Adicional, Neonatologia, Endoscopia, Urologia e o mais recente programa em Cirurgia Oncológica.


Além disso, o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica inclui vagas para nutricionistas, psicólogos e enfermeiros. Na Residência em Enfermagem, as opções de especialização incluem Terapia Intensiva, Obstetrícia e Oncologia.


A formação prática é um dos grandes diferenciais da UNIFASE/FMP, com cenários reais de aprendizado que incluem o Ambulatório Escola, o Hospital de Ensino Alcides Carneiro, Unidades de Saúde da Família e outros serviços da rede pública de saúde, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis. De acordo com Thaise Gasser, coordenadora da Residência Multiprofissional e Uniprofissional (COREMU) da UNIFASE/FMP, a instituição tem o compromisso com a qualidade do cuidado em saúde oferecido à população.


“A adesão da UNIFASE/FMP ao ENARE representa um avanço significativo na democratização do acesso à residência em saúde. Para nós, integrar esse sistema significa abrir as portas da nossa instituição para candidatos de todo o país, com transparência e qualidade no processo seletivo. É também um reconhecimento da seriedade e do compromisso que temos com a formação de profissionais capacitados, sensíveis e preparados para os desafios reais da saúde”, afirma Thaise.



A UNIFASE/FMP está cadastrada como Fundação Octacílio Gualberto, com cenários de prática no Hospital Alcides Carneiro (para residências médicas e uniprofissionais) e na Secretaria Municipal de Saúde (para residências multiprofissionais). Mais informações sobre os programas de residência da UNIFASE/FMP em: https://www.unifase-rj.edu.br/pos-unifase/programas-de-residencia


2 de julho de 2025
Disciplina do último período ensina na prática como criar startups e captar recursos públicos
30 de junho de 2025
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2025 já estão abertas e seguem até o dia 4 de julho. Os estudantes interessados em garantir uma bolsa de estudo integral ou parcial no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e na Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior: acessounico.mec.gov.br/prouni . A UNIFASE/FMP tem disponível para esta edição do programa, vagas para: Medicina, Administração, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Radiologia. Para participar do processo seletivo, é necessário ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em uma das duas últimas edições e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das provas, além de nota maior que zero na redação. O candidato também deve atender aos critérios de renda familiar, com bolsa integral para até 1,5 salário mínimo por pessoa da família, e bolsa parcial para até 3 salários mínimos por pessoa. Os candidatos pré-selecionados na 1ª chamada do ProUni deverão comparecer à instituição com documentação e entrevista agendada, entre os dias 7 e 18 de julho, em dias úteis, das 8h às 11h e das 13h às 16h . O agendamento deve ser feito pelo telefone (24) 2244-6459 ou pelo e-mail prouni@unifase-rj.edu.br .  Mais informações estão disponíveis no site: www.unifase-rj.edu.br/prouni
30 de junho de 2025
Sempre buscando melhorar o aprendizado dos seus alunos, a UNIFASE/FMP (Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis) acaba de adquirir novas peças humanas plastinadas para o ensino de anatomia. Com isso, a instituição reforça seu papel de destaque no Estado do Rio de Janeiro quando o assunto é inovação no ensino da saúde. Agora, o acervo conta com 10 peças plastinadas, incluindo um corpo humano completo. Essas peças são reais e foram preservadas com uma técnica moderna e segura que substitui os líquidos do corpo por um material plástico especial. Isso garante que órgãos, tecidos e vasos fiquem bem conservados, sem cheiro e com alta durabilidade. As peças foram produzidas na Alemanha e permitem um estudo mais detalhado e realista do corpo humano. “Com essas peças, nossos alunos têm contato com diferentes formas de estudo anatômico: peças frescas, conservadas em formol e plastinadas. Isso ajuda muito na compreensão das estruturas do corpo, principalmente as mais complexas. É uma forma rica e respeitosa de aprender”, explica o professor de anatomia Geraldo Pitzer. Além disso, a UNIFASE/FMP também oferece recursos digitais para complementar o ensino. O Laboratório de Anatomia Digital possui uma mesa 3D e dois telões de 65 polegadas, que permitem uma visualização interativa do corpo humano. Já o Laboratório Morfofuncional traz tecnologias para estudar anatomia, histologia e fisiologia, como uma TV de 86 polegadas ligada a computadores e celulares, além da plataforma Lt , que usa sensores para análise de achados fisiológicos. Essa plataforma também permite estudar casos clínicos reais, inclusive a distância. “Estamos construindo um jeito de ensinar que une tradição, tecnologia e acolhimento. Nossos espaços são pensados para integrar os cursos e incentivar o protagonismo dos estudantes”, afirma a reitora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, fazendo referência aos demais cursos oferecidos pela UNIFASE. O Pró-reitor de Ensino e Extensão, Abílio Aranha, reforça: “Queremos formar profissionais preparados para os desafios da saúde de hoje. Nossa estrutura mostra esse compromisso com uma educação ética e inovadora”