Se formou em medicina? Conheça 4 especializações para a área

8 de novembro de 2022
Se formou em medicina? Conheça 4 especializações para a área

A medicina é uma das carreiras mais promissoras das Ciências da Saúde, pelo interesse numa profissão sólida e bem remunerada ou também pelo exercício de uma vocação humana e social, de cuidar das pessoas. Fazer uma especialização em medicina pode ser um passo tão importante quanto concluir a graduação, ou o momento de disputar uma vaga no mercado de trabalho.

Hoje, as especializações vão afunilando o perfil dos profissionais que cabem em projetos institucionais, programas de governo, espaço empreendedores na área de saúde ou mesmo para que o médico possa criar seu nicho de mercado.

Vamos conversar aqui nesse artigo sobre a importância de dar esse passo na escolha de uma especialização em medicina, algumas especializações oferecidas pela Unifase e o que pensar na hora de decidir. 

Boa leitura!

Já sabe como escolher a especialização em medicina?

Agora que você já concluiu a sua graduação, que tal pensar em qual especialização em medicina seu perfil mais se adequa? Atualmente existem 55 especialidades médicas e 59 áreas de atuação no campo da Medicina . Geralmente alguma delas vai sendo experimentada nos últimos dois anos do curso de Ciências Médicas.

Independente da escolha por uma especialização, todo estudante de Ciências Médicas recebe o título de bacharelado e pode trabalhar como clínico geral em organizações de saúde.

A especialização exige regulamentação específica de acordo com a especialidade escolhida, que geralmente obriga cursos com mais de dois anos de estudos. É importante antes de decidir escolher bem qual faculdade cursar, avaliar se ela possui certificados e autorização do Ministério da Educação, conhecer pessoas que já fizeram o curso desejado por você e qual a perspectiva ao final dos estudos. 

Quais as vantagens em fazer uma pós-graduação na área da saúde?

O profissional de medicina que escolhe fazer uma especialização em medicina ou pós-graduação na área de saúde está, primeiramente, escolhendo se qualificar e melhorar seu exercício profissional, o que exige ampliar conhecimentos.

Para o mercado de trabalho que está sempre em atualização,  receber um profissional pós graduado na área de saúde é um diferencial importante. Este especialista vai garantir mais confiança tanto aos pacientes quanto à equipe assistencial. E a instituição ou unidade de saúde vai ter à disposição um profissional de referência que pode contribuir com o trabalho de toda equipe multidisciplinar.

Adquirir mais habilidade cursando uma especialização em medicina também amplia oportunidades de trabalho, sobretudo em áreas de gestão que necessitam de profissionais com experiência e também conhecimento atualizado. A remuneração salarial também é beneficiada, sobretudo se o profissional é servidor público ou integra programas de gratificação salarial.

 

Conheça alguns dos cursos oferecidos pela Unifase

Especialização em psicologia do esporte 

Nesta pós-graduação o profissional, em 14 meses, sai capacitado para lidar com o entendimento dos fatores psicológicos que condicionam o desempenho físico dos esportistas e colabora em técnicas da saúde mental para contribuir com o aumento da potência física.

É uma especialização em medicina das áreas da saúde considerada nova e contemporânea, que cresceu no período da pandemia relacionada com as dificuldades do rendimento de atletas. O especialista na área de psicologia do esporte é pautado por conteúdos da neuropsicologia, e que envolve técnicas de intervenção adequadas na reabilitação psicológica, neurais, cognitivas de atletas em suas metas de desempenho. E vai além também na relação do atleta com seus projetos futuros fora da área do esporte, a relação emocional com equipes técnicas e familiares.

 

Especialização em ortodontia 

O objetivo desta pós-graduação é preparar os profissionais de saúde para o diagnóstico, a identificação de fatores de risco e prognósticos e o estabelecimento de protocolos terapêuticos baseados em evidências científicas para a prevenção e tratamento de desarmonias dento-alveolares e esqueléticas responsáveis pelo desenvolvimento das diferentes classes de má oclusão.

O curso, com 36 meses de duração, tem o diferencial de promover a associação da formação ortodôntica clássica com a inovação tecnológica na área, além de uso de ferramentas para execução de tratamentos ortodônticos dento-faciais, de forma interativa em ambientes teóricos, laboratoriais e clínicos.

O especialista em ortodontia está habilitado para planejar o tratamento completo de má oclusão, com melhor uso de materiais disponíveis no mercado para o diagnóstico mais correto e tratamento que corrija ou previna outros agravos e desarmonias da saúde dentofacial.

 

Pós graduação lato sensu em dermatologia

Esta é uma especialização em medicina direcionada para os médicos como público-alvo. E tem como objetivo preparar os profissionais para diagnosticar e tratar doenças da pele, cabelos, unhas e mucosas visíveis. O curso tem 36 meses de duração e inclui subáreas de atuação: Dermatologia pediátrica, Dermatologia sanitária, Imunossupressores e Imunobiológicos. 

O profissional de medicina com especialização na área de dermatologia pode atender em consultórios direcionados para a assistência em doenças dermatológicas e, ao final do curso, recebe titulação de especialista aprovada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Pós graduação lato sensu em nutrição esportiva e estética  

Aqui, o objetivo da pós-graduação é ter o foco do trabalho em saúde direcionado para pessoas que atuam na prática esportiva (atletas ou correlatos) com conhecimentos adaptados às demandas do mercado. O curso tem duração de 400 horas que são concluídas no tempo de 15 meses.

O conhecimento prático-científico do profissional pós-graduado na área de nutrição esportiva e estética ganha relevância ao desenvolver estudos sobre o bem-estar físico, mental, o condicionamento físico e estético, a partir de aspectos fisiológicos e bioquímicos que são ativados na prática esportiva, e que inclui a alimentação e suplementos nutricionais.

Saiba como ingressar na Unifase

Se você está interessado em ingressar em um dos cursos da Unifase, o Vestibular 2023 está com inscrições abertas. A participação é online, a partir do edital de publicação de vagas por curso. As provas são online, com aproveitamento da nota do Enem até 48 horas após a inscrição. O resultado é divulgado em até 72 horas após a conclusão do processo seletivo e a matrícula pode ser feita em até 5 dias após o resultado.

Pessoas que ainda não terminaram o Ensino Médio podem participar do vestibular, porém,  o resultado só é válido durante um ano. Em caso de aprovação, o aluno poderá realizar a reserva de sua vaga para um momento posterior à conclusão do Ensino Médio, desde que o seu ingresso na faculdade não ultrapasse o prazo de um ano estabelecido, que passa a ser contado a partir da data do vestibular.

Quem já tem diploma de graduação e deseja estudar um novo curso terá um desconto de 30% nas mensalidades. Exceto para os cursos de Odontologia e Medicina.

Inscreva-se agora no Vestibular 2023 da Unifase e mude seu futuro!

 

29 de outubro de 2025
Até quinta-feira (30) acontece a 31ª Semana Científica da UNIFASE/FMP, que neste ano tem como tema "Entre a serra e o mar - interfaces entre saúde, ecossistemas e tecnologias", promovendo uma troca de ideias entre os conhecimentos acadêmicos e a sociedade. "Toda escola é uma casa de aprendizado, mas é um aprendizado que não pode jamais ser desconectado da realidade da sociedade. Saúde é um conceito muito amplo, que fala do bem-estar global das pessoas, mas está diretamente ligada ao meio ambiente, onde nós vivemos e nos desenvolvemos. O nosso aprendizado, nosso fazer e nossa tecnologia não podem jamais estar descolados desse bem-estar do cuidado com os outros e da própria existência. A Semana Científica da UNIFASE/FMP tem que ser vista sob essa perspectiva de trazer os nossos saberes para a construção de uma sociedade inclusiva, justa e saudável", comenta Jorge D á u, presidente da Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da UNIFASE/FMP e da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. São mais de 1.100 inscritos, 234 trabalhos aprovados e mais de 70 palestrantes em um dos eventos acadêmicos mais tradicionais da instituição. "É muito importante trazermos para a nossa reflexão esse tema, que é o assunto do momento. Estamos a poucas semanas da COP30, que vai justamente discutir como estamos tratando a vida. Desejo que durante a Semana, os participantes vejam, reflitam e tirem as suas conclusões sobre que lado estamos no processo", acrescenta o professor Abílio Aranha, pró-reitor de Ensino e Extensão da UNIFASE/FMP. A programação conta com mesas-redondas, oficinas temáticas, palestras, mostras de trabalhos e apresentações culturais , abordando questões como inovação tecnológica, sustentabilidade e políticas públicas em saúde. "Num mundo onde o acesso à informação é ilimitado, seja ela verídica ou não, e que as respostas estão todas aí, é cada vez mais importante a gente conhecer quais são as perguntas relevantes, que podem mudar a qualidade de vida da população e melhorar o ambiente em que vivemos. Não é possível reconhecer as perguntas sem uma escuta atenta, sem uma interlocução, sem uma troca, e essa Semana é o espaço para isso", completa o professor Ricardo Tesch, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UNIFASE/FMP. A professora Thaise Gasser, coordenadora do curso de Nutrição e da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da UNIFASE/FMP , foi a mediadora da mesa de abertura, que contou com a participação de Luana Pinho, professora associada da Faculdade de Oceanografia da UERJ, e Vitória Custódio, geógrafa e gerente de Prevenção e Preparação da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis. A professora Luana falou sobre como o aumento da temperatura dos oceanos impacta a região serrana. "Se associarmos as mudanças globais, como o aumento de C02 e o aumento da temperatura dos oceanos, consequentemente teremos o aumento da evaporação, das nuvens que vão se condensando, e o aumento das chuvas. É a partir daí que começamos a visualizar e a entender mais diretamente como as mudanças climáticas e as alterações nos oceanos podem também impactar quem mora na serra", explica. Já Vitória mostrou o mapa de risco geológico de Petrópolis e a topografia da bacia do Rio Quitandinha, que é a que mais sofre com risco hidrológico. "Para além de todas as condições naturais que já tínhamos para essa inundação ser tão severa, ainda temos a ocupação urbana e todas as questões antrópicas que influenciam ainda mais esse processo, como a impermeabilização do solo, a quantidade de construções, o esgotamento sanitário sendo despejado, enfim, tudo isso piora ainda mais o nosso cenário de risco", analisa. De acordo com a geógrafa, os riscos e desastres estão associados à população e sua exposição às ameaças presentes, podendo ser desencadeados por ameaças naturais ou antrópicas (atividades humanas), sendo sempre classificados como socioambientais por seus impactos. Além das ações comunitárias promovidas pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Vitória mencionou ainda o projeto "Comunidade que cuida da vida", em parceria com a UNIFASE/FMP, na qual os estudantes juntos à equipe da Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade, coletam informações fundamentais sobre vulnerabilidades da população para uma resposta mais eficiente em situações de desastres. A programação, que segue até quinta-feira (30), está disponível no site da instituição: https://www.even3.com.br/xxxi-semana-cientifica-unifasefmp-596978/ Câmara entrega título de utilidade pública municipal à UNIFASE/FMP Durante a abertura do evento, o vereador Dr. Aloisio Barbosa Filho entregou o Título de Utilidade Pública à Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da UNIFASE/FMP e da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. "É uma honra estar aqui como representante do Legislativo e poder homenagear a instituição que me formou. Todo gestor público deve honrar essa instituição, porque a saúde pública que temos hoje em Petrópolis deve muito à UNIFASE/FMP, através dessa parceria com o município", disse o vereador. "Não havia um melhor momento para fazer essa entrega do que na abertura da Semana Científica. Fico lisonjeada de receber esse reconhecimento público, mas mais do que a formalidade que tem implicações jurídicas legais, poder ouvir uma palavra daquele que tem uma tradição de vivenciar a FMP", destacou a reitora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves. 
28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar