Faculdade de Medicina de Petrópolis celebra 55 anos de história

1 de novembro de 2022
Faculdade de Medicina de Petrópolis celebra 55 anos de história

Referência na formação de médicos no país, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) está em festa. No marco dos seus 55 anos de história, a instituição também celebra o jubileu de ouro de sua primeira turma formada. As atividades na FMP tiveram início no dia 31 de outubro de 1967. Desde então, a faculdade se consolidou no mercado como uma instituição de ensino superior que é referência de qualidade, reconhecida nacional e internacionalmente.  

“Nenhuma organização se mantém por tanto tempo se seus fundamentos não forem sólidos. A UNIFASE/FMP tem uma história de lutas, travadas por aguerridos homens e mulheres, que não mediram esforços para construí-la, pautados nos valores mais caros à humanidade, na retidão e na integridade. Nesses 55 anos, evoluímos muito. Vamos sempre redobrar o trabalho e a dedicação para escrever uma nova era”, destaca Dra. Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, diretora geral da UNIFASE/FMP.

A Faculdade de Medicina de Petrópolis faz parte da história de mais de 5 mil médicos que foram diplomados na instituição e atuam em diferentes regiões do Brasil e em outros países. Celebrando os 50 anos de formatura, médicos da primeira turma formada na instituição compareceram ao campus universitário para celebrarem a data.

“Continuar exercendo a medicina ao longo desses anos é uma satisfação, pois ver o sorriso no rosto dos meus pacientes ao terem mais qualidade de vida, é algo muito importante para mim. A FMP me ofereceu uma oportunidade sem igual de formação. Na época, se eu não tivesse vindo estudar aqui, eu simplesmente não seria médico, por conta de todo o cenário político do período. A nossa primeira turma tinha pessoas de todos os lugares do Brasil, o que dificultou o nosso reencontro ao longo dos anos, mas ficaram as boas lembranças, o nosso carinho e a missão enquanto médicos”, comenta Sérgio Rosenfeld, médico reumatologista formado na primeira turma da FMP.

Comprometida com a qualidade dos atendimentos em saúde oferecidos em Petrópolis e fortemente vinculada ao Sistema Único de Saúde, a FMP também realiza vultosos investimentos na saúde pública, ofertando diversas especialidades médicas e multiprofissionais nas quatro Unidades de Saúde da Família administradas pela instituição de ensino, no Departamento de Doenças Infecto Parasitárias (DIP) e no Ambulatório-Escola, além de obras de infraestrutura e de melhorias no Hospital de Ensino Alcides Carneiro. Apenas na área de atendimento às gestantes e recém-nascidos, a Faculdade de Medicina de Petrópolis participou ativamente das obras de reestruturação, com a criação de 20 leitos na Maternidade e de 15 leitos na Pediatria, somados aos já criados no Centro Obstétrico. Além disso, outra grande conquista foi a instalação do Banco de Leite Humano na unidade hospitalar.
“Ao investirmos no Hospital de Ensino, há mais de 40 anos, ressaltamos o nosso compromisso com a rede pública de saúde do município. Este hospital geral, que atende toda a população de Petrópolis e do seu entorno, é referência para diversos serviços. Nesta unidade Hospitalar, a Faculdade de Medicina e os demais cursos da UNIFASE formam profissionais de saúde que devem entender profundamente o funcionamento do SUS e terem a oportunidade de exercitar o seu aprendizado com ampla liberdade”, salienta a diretora geral da UNIFASE/FMP.

Baseada nos preceitos de compromisso com a comunidade e na formação integral do aluno, a FMP também abriga e oferece diversas atividades, tanto de educação e saúde, quanto de cultura e entretenimento à comunidade. Sempre atenta às novidades na área da saúde e da educação, a FMP destaca os constantes investimentos na implantação de novas tecnologias, como o telematriciamento, a teleinterconsulta e a teleconsulta.

“Os investimentos realizados pela instituição sempre visam a capacitação e a formação de excelência dos profissionais da área da saúde que serão inseridos no mercado de trabalho, pois priorizamos que o conhecimento adquirido em nossa instituição seja o alicerce necessário para que exerçam a profissão de forma nobre e ética, no Brasil e no exterior. O nosso compromisso com as causas sociais, com o bem-estar da população e com a ciência, nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo”, frisa Dr. Paulo Cesar Guimarães, Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis.

A FMP também conta com diversos programas de Residência Médica, Residência em Enfermagem e Residência Multiprofissional. Em relação aos atendimentos oferecidos no Ambulatório-Escola, a população conta com todas as especialidades médicas e de atenção à saúde: pediatria, cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, dermatologia, endocrinologia (adulto e infantil), enfermagem, gastroenterologia (adulto e infantil), ginecologia, neurologia pediátrica, nutrição, obstetrícia, oftalmologia, ortopedia, urologia, psiquiatria, otorrinolaringologia, alergia pediátrica, uroginecologia e ambulatório pós-COVID), que são oferecidas através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços oferecidos no SPA (Serviço de Psicologia Aplicada) estão disponíveis tanto para demandas públicas, através de convênio com o SUS, quanto para demandas privadas, atendidas a preços populares. Apenas as especialidades de DTM e Odontopediatria, os serviços de odontologia e radiologia odontológica são realizados a preços populares. Mais informações pelo telefone: (24) 2235-2224.

 

28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.