Faculdade de Medicina de Petrópolis celebra 55 anos de história

1 de novembro de 2022
Faculdade de Medicina de Petrópolis celebra 55 anos de história

Referência na formação de médicos no país, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) está em festa. No marco dos seus 55 anos de história, a instituição também celebra o jubileu de ouro de sua primeira turma formada. As atividades na FMP tiveram início no dia 31 de outubro de 1967. Desde então, a faculdade se consolidou no mercado como uma instituição de ensino superior que é referência de qualidade, reconhecida nacional e internacionalmente.  

“Nenhuma organização se mantém por tanto tempo se seus fundamentos não forem sólidos. A UNIFASE/FMP tem uma história de lutas, travadas por aguerridos homens e mulheres, que não mediram esforços para construí-la, pautados nos valores mais caros à humanidade, na retidão e na integridade. Nesses 55 anos, evoluímos muito. Vamos sempre redobrar o trabalho e a dedicação para escrever uma nova era”, destaca Dra. Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, diretora geral da UNIFASE/FMP.

A Faculdade de Medicina de Petrópolis faz parte da história de mais de 5 mil médicos que foram diplomados na instituição e atuam em diferentes regiões do Brasil e em outros países. Celebrando os 50 anos de formatura, médicos da primeira turma formada na instituição compareceram ao campus universitário para celebrarem a data.

“Continuar exercendo a medicina ao longo desses anos é uma satisfação, pois ver o sorriso no rosto dos meus pacientes ao terem mais qualidade de vida, é algo muito importante para mim. A FMP me ofereceu uma oportunidade sem igual de formação. Na época, se eu não tivesse vindo estudar aqui, eu simplesmente não seria médico, por conta de todo o cenário político do período. A nossa primeira turma tinha pessoas de todos os lugares do Brasil, o que dificultou o nosso reencontro ao longo dos anos, mas ficaram as boas lembranças, o nosso carinho e a missão enquanto médicos”, comenta Sérgio Rosenfeld, médico reumatologista formado na primeira turma da FMP.

Comprometida com a qualidade dos atendimentos em saúde oferecidos em Petrópolis e fortemente vinculada ao Sistema Único de Saúde, a FMP também realiza vultosos investimentos na saúde pública, ofertando diversas especialidades médicas e multiprofissionais nas quatro Unidades de Saúde da Família administradas pela instituição de ensino, no Departamento de Doenças Infecto Parasitárias (DIP) e no Ambulatório-Escola, além de obras de infraestrutura e de melhorias no Hospital de Ensino Alcides Carneiro. Apenas na área de atendimento às gestantes e recém-nascidos, a Faculdade de Medicina de Petrópolis participou ativamente das obras de reestruturação, com a criação de 20 leitos na Maternidade e de 15 leitos na Pediatria, somados aos já criados no Centro Obstétrico. Além disso, outra grande conquista foi a instalação do Banco de Leite Humano na unidade hospitalar.
“Ao investirmos no Hospital de Ensino, há mais de 40 anos, ressaltamos o nosso compromisso com a rede pública de saúde do município. Este hospital geral, que atende toda a população de Petrópolis e do seu entorno, é referência para diversos serviços. Nesta unidade Hospitalar, a Faculdade de Medicina e os demais cursos da UNIFASE formam profissionais de saúde que devem entender profundamente o funcionamento do SUS e terem a oportunidade de exercitar o seu aprendizado com ampla liberdade”, salienta a diretora geral da UNIFASE/FMP.

Baseada nos preceitos de compromisso com a comunidade e na formação integral do aluno, a FMP também abriga e oferece diversas atividades, tanto de educação e saúde, quanto de cultura e entretenimento à comunidade. Sempre atenta às novidades na área da saúde e da educação, a FMP destaca os constantes investimentos na implantação de novas tecnologias, como o telematriciamento, a teleinterconsulta e a teleconsulta.

“Os investimentos realizados pela instituição sempre visam a capacitação e a formação de excelência dos profissionais da área da saúde que serão inseridos no mercado de trabalho, pois priorizamos que o conhecimento adquirido em nossa instituição seja o alicerce necessário para que exerçam a profissão de forma nobre e ética, no Brasil e no exterior. O nosso compromisso com as causas sociais, com o bem-estar da população e com a ciência, nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo”, frisa Dr. Paulo Cesar Guimarães, Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis.

A FMP também conta com diversos programas de Residência Médica, Residência em Enfermagem e Residência Multiprofissional. Em relação aos atendimentos oferecidos no Ambulatório-Escola, a população conta com todas as especialidades médicas e de atenção à saúde: pediatria, cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, dermatologia, endocrinologia (adulto e infantil), enfermagem, gastroenterologia (adulto e infantil), ginecologia, neurologia pediátrica, nutrição, obstetrícia, oftalmologia, ortopedia, urologia, psiquiatria, otorrinolaringologia, alergia pediátrica, uroginecologia e ambulatório pós-COVID), que são oferecidas através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços oferecidos no SPA (Serviço de Psicologia Aplicada) estão disponíveis tanto para demandas públicas, através de convênio com o SUS, quanto para demandas privadas, atendidas a preços populares. Apenas as especialidades de DTM e Odontopediatria, os serviços de odontologia e radiologia odontológica são realizados a preços populares. Mais informações pelo telefone: (24) 2235-2224.

 

Por Roberta Unifase 25 de outubro de 2025
Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2022 aponta que uma em cada oito pessoas no mundo sofre de algum distúrbio mental, sendo ansiedade e depressão os sintomas mais comuns
Por Roberta Unifase 23 de maio de 2025
A Companhia de Trânsito e Transportes de Petrópolis e a equipe responsável pelo Trauma do Hospital Santa Teresa foram nossos ilustres convidados para um dia especial de conscientização junto com nossos colaboradores técnicos administrativos e alunos do curso Técnico em Enfermagem. A missão era alertar sobre os perigos do trânsito e os cuidados que devem ser tomados, seja na função de motorista ou pedestre. Os encontros, que fizeram parte da Semana de Trânsito da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos e das ações do Maio Amarelo da Cipa Barão, trouxeram dados preocupantes: mais de 23 mil pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito no Brasil em 2023. Em Petrópolis, em 2024, foram registrados 1851 atendimentos no setor responsável pelos traumas, destes 851 foram sinistros envolvendo motos, 428 com carros e 133 atropelamentos. Os sinistros são consequência de atos de negligência, imprudência ou imperícia podendo causar, além das mortes, sobrecarga do sistema de saúde, prejuízos sociais e econômicos, impactos psicológicos e lesões permanente ou incapacitantes. Por isso, ações de conscientização são tão importantes e urgentes. Mesmo que todo mundo saiba, é preciso lembrar: se beber, não dirija; não use celular ao dirigir e use sempre cinto de segurança.
Por Nuno Unifase 19 de maio de 2025
Quem quiser utilizar a nota do Enem tem até 26 de maio para registrar o interesse A Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) está com as inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Medicina, com início no segundo semestre de 2025. Reconhecida como uma das mais conceituadas instituições de ensino médico do país, a FMP oferece 70 vagas para o curso: 35 por vestibular e 35 por aproveitamento do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) das edições de 2022 a 2024. As inscrições estão abertas até o dia 24 de junho de 2025, através do site oficial https://www.unifase-rj.edu.br/vestibular-fmp-medicina. A prova será realizada no dia 29 de junho. Para usar a nota do Enem é preciso ficar atento ao prazo: o registro de interesse tem que ser feito até o dia 26 de maio. Com quase 60 anos de história, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) é referência na formação de médicos no país. Tem nota máxima no MEC (conceito institucional) e ficou entre as melhores instituições do Estado do Rio de Janeiro no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Destaca-se pela qualidade técnica e também pela formação de excelência voltada ao desenvolvimento humano. A instituição, que funciona em um campus parque na região central de Petrópolis, promove uma abordagem multiprofissional e interativa, que valoriza tanto o conhecimento científico como a sensibilidade no cuidado ao paciente. Com infraestrutura de ponta, tem um dos mais modernos centros de simulação realística do país, o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), o Laboratórios de Medicina Regenerativa, entre outros. Os estudantes têm à disposição um hospital de ensino conveniado, que é credenciado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde, um ambulatório escola próprio com mais de 100 mil pacientes cadastrados, e unidades de Saúde da Família geridas diretamente pela instituição. Todos são cenários de estágios e práticas. Mais de 80% do corpo docente é composto por mestres e doutores, garantindo uma formação de alto nível acadêmico e técnico.  A Faculdade de Medicina de Petrópolis também mantém parcerias com instituições de renome nacional e internacional, como a Fiocruz, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a Universidad del Desarrollo (Chile), a Universidad Nacional de Quilmes (Argentina) e a Universidade do Minho (Portugal), entre outras. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo whatsapp, pelos números (24) 98865-0693 ou (024) 99200-4036.