UNIFASE/FMP promove Semana de Desenvolvimento Docente com foco na narrativa como ferramenta de aprendizagem

4 de agosto de 2022
UNIFASE/FMP promove Semana de Desenvolvimento Docente com foco na narrativa como ferramenta de aprendizagem

Na última semana de julho, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) realizou mais uma Semana de Qualificação Pedagógica de seus professores cumprindo assim, mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento Docente/PDD, promovido pelo Núcleo Pedagógico e pela Coordenação de Educação a Distância.  Esse processo contínuo de desenvolvimento docente teve início em 2009, e acontece no início de cada semestre letivo. A qualificação coletiva dos docentes é sem dúvida, uma estratégia pedagógica inovadora, implementada pela direção da UNIFASE/FMP que é revisitada periodicamente, porque é pensada e estruturada a partir das demandas dos professores. É relevante a compreensão de que muitos professores não têm acesso à formação pedagógica em seus mestrados ou doutorados.

“A integração dos professores de todos os cursos nesta Semana de Desenvolvimento Docente, enriquece as discussões e proporciona um espaço de troca de experiências.  Segundo Maurice Tardiff, a formação docente não se constituí somente através do conhecimento teórico/prático, mas através da troca de experiência entre pares, isto quer dizer que por meio da interação, os docentes reconhecem que suas dificuldades são comuns à de outros professores e que conhecer outras experiências pedagógicas engrandecem seu processo de qualificação”, explica Maria Thereza de Sá Earp, pedagoga da UNIFASE/FMP, Coordenadora do Programa de Desenvolvimento Docente.

Neste semestre, o Comitê de organização da Semana elencou como tema central das oficinas, “ A Narrativa como Estratégia de Aprendizagem ”. O trabalho com narrativas vem se apresentando como uma estratégia adequada na aplicação de métodos ativos de aprendizagem metodológicos porque o estudante, a partir de suas narrativas, conhece melhor seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. A produção de narrativas estimula não só a autobiografia do trabalho realizado pelo estudante sobre si mesmo de forma falada, escrita de imagens ou vídeos, como a heterobiografia que é o trabalho de leitura, escuta e de compreensão do aprendiz sobre o relato do “outro ”.

O portfólio do evento ofereceu as seguintes oficinas:  O ensino tem cor? Abordagem narrativa e a construção dos aprendizados experienciais na prática docente; Produção de narrativas com mídias digitais e o processo de aprendizagem I e II; Projeto Regar e Elaboração de instrumentos de Avaliação.

“Como educadores, precisamos discutir as questões éticas, de valor e até mesmo de vida. Precisamos repensar nossos objetivos e práticas pedagógicas, de modo a prover aos nossos estudantes os meios cognitivos e instrumentais de compreender e lidar com as demandas postas pelo Século XXI”, salienta Maria Thereza de Sá Earp.

16 de julho de 2025
Novo episódio vai ao ar em 24 de julho, às 19h, com transmissão no YouTube da VideoSaúde e da UNIFASE
16 de julho de 2025
A professora Dra. Maria Regina Bortolini, da UNIFASE/FMP, representou com excelência a instituição e a cidade de Petrópolis na 17ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais, realizada em Brest, na França, entre os dias 7 e 12 de julho de 2025. A conferência é uma das mais importantes do mundo na área de Psicologia Social, reunindo pesquisadores de diversas partes do planeta.  Com sensibilidade e profundidade, a docente apresentou o trabalho “Tristes, Loucas e Más: refletindo sobre a construção das subjetividades femininas”, desenvolvido em coautoria com Ana Beatriz Gonçalves Mello, egressa do curso de Psicologia da UNIFASE. O estudo é fruto das ações do LERS (Laboratório de Estudos em Representações Sociais e Saúde) e do Coletivo Feminista (COFEM) da universidade.
15 de julho de 2025
UNIFASE/FMP oferece vagas em 17 programas de residência