Curso de Noções em Primeiros Socorros é oferecido pela UNIFASE

1 de julho de 2022
Curso de Noções em Primeiros Socorros é oferecido pela UNIFASE

Ninguém está livre de passar por situações que exijam conhecimentos em primeiros socorros. Diante da fatalidade ocorrida este ano na creche em Petrópolis, infelizmente com a bebê que se engasgou com uma maçã vindo a óbito, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) decidiu ofertar o Curso de Extensão “Noções em Primeiros Socorros”, a fim de transmitir para a sociedade os conhecimentos, para que casos como esse não se repitam.

“Grande parte da população desconhece os procedimentos básicos de salvamento. Especialmente no ambiente escolar isso é muito perigoso, pois é um espaço onde o risco de acidentes é extremamente alto. Nesse contexto, profissionais que trabalham em escolas, creches e berçários precisam conhecer técnicas de primeiros socorros e devem ser treinados por profissionais de saúde qualificados, para que saibam como agir caso tenha uma emergência. Brincar no pátio da escola ou comer um lanche são situações cotidianas simples que podem resultar em acidentes graves e até mesmo fatais, envolvendo crianças e adolescentes”, explica a professora Isabelle Geoffroy, coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFASE.

Este curso de extensão da UNIFASE será ministrado pelo Enfermeiro Roberto Lima, professor da UNIFASE, socorrista do Corpo de Bombeiros (CBMERJ) e coordenador do curso de socorrista da Cruz Vermelha Brasileira. Com linguagem simples e conteúdo customizado, os alunos terão aulas práticas com treinamentos em manequins com simulação realística do ambiente escolar.

“O curso prioriza o desenvolvimento do conhecimento básico em situações de urgências e emergências mais comuns, para garantia da segurança no ambiente escolar. Teremos uma parte teórica, mas com foco maior na prática, com treinamentos realizados em equipamentos realísticos, o que fica bem próximo à realidade. O objetivo é promover nos participantes a capacidade de atuação nas situações que requerem a condição básica de atendimento, assim como tomada de decisão rápida entre o que fazer e o que não fazer”, destaca o enfermeiro Roberto Lima, responsável pelo curso de extensão da UNIFASE.

Direcionado aos profissionais da área de educação, enfermeiros, babás e pessoas interessadas em aprender mais sobre primeiros socorros em crianças, o curso contará com turmas na parte da manhã e da tarde, nos dias 11,18 e 25 de julho, no Campus Barão. Outras informações e as inscrições estão disponíveis no site: www.unifase-rj.edu.br.

 

28 de julho de 2025
Descontos são válidos para nove cursos e funcionários do Hospital Alcides Carneiro também têm condições especiais
25 de julho de 2025
Estudantes extensionistas da UNIFASE/FMP e da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, participaram de uma vivência imersiva no Quilombo Boa Esperança, em Areal/RJ. Entre os dias 14 e 20 de julho, os alunos se dedicaram a ações de escuta, troca de saberes e construção coletiva com os moradores da comunidade quilombola. “Como extensionista uruguaio, vivenciar a relação que a UNIFASE/FMP constrói com a comunidade quilombola nos inspira a aprofundar o diálogo de experiências e saberes em uma perspectiva regional. A UdelaR reconhece a importância da colaboração e da complementaridade para refletirmos sobre o papel da extensão universitária nas sociedades do conhecimento do século XXI”, destaca Kail Márquez García, professor da UdelaR. A atividade fez parte de um projeto de extensão que já acontece há mais de um ano e teve como foco o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento das realidades do território e o aprendizado sobre o cuidado em sua dimensão mais ampla — afetiva, social e política. Ao longo da semana, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, que compartilharam não apenas suas rotinas, mas também seus saberes e histórias. Ao final da vivência, os participantes realizaram uma devolutiva à comunidade, reunindo reflexões e aprendizados construídos de forma coletiva. “Foram dias de troca profunda entre o quilombo e a cidade, onde a beleza da cultura encontrou a dureza da desigualdade. Mostramos nossa resistência, nossas dores e esperanças, e plantamos em cada visitante um olhar mais humano e consciente”, explica Danilo da Silva Barbosa, quilombola. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, valorizando o diálogo com diferentes contextos e promovendo experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Na UNIFASE/FMP, a extensão é parte viva da formação — criando pontes entre saberes e territórios. "Vivências como essa nos lembram que a universidade não deve apenas formar profissionais, mas cidadãos comprometidos com a realidade social e preparados para escutar e construir junto", comenta a docente de Extensão da UNIFASE/FMP, Gleicielly Braga.
24 de julho de 2025
Reconhecimento destaca projeto de extensão universitária que capacita moradores e profissionais de saúde para enfrentar desastres naturais em Petrópolis