Violência policial contra pessoas com deficiência é o tema do novo episódio do Ecoar – Diálogos de Cidadania 

31 de maio de 2022
Violência policial contra pessoas com deficiência é o tema do novo episódio do Ecoar – Diálogos de Cidadania

Recentemente, foi veiculado na mídia a morte de Rhuan do Nascimento, de 27  anos, morador da Barreira do Vasco, comunidade em São Cristóvão, na Zona Norte  do Rio. Rhuan tinha deficiência intelectual e foi morto no dia 6 de maio, em uma ação  policial. No final de março deste ano, Leonardo Bezerra, um jovem surdo, morador de  Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi espancado e preso por suspeita de ter  roubado um telefone celular, sem conhecer a LIBRAS, ele teve a prisão confirmada.  O site inclusive.org, portal que reúne notícias sobre cidadania e inclusão, destacou  casos parecidos, entre 2014 e 2020, em diferentes cidades do país: Salvador, Niterói,  Rio Branco, Cascavel, Maceió, Vitória, Cuiabá e Monsenhor Gil.  

Estes são apenas os casos que chegaram nas mídias grandes mídias e jornais, uma outra realidade que se máscara pela invisibilidade informacional do sistema de  segurança brasileiro, são os dados sobre a população com deficiência privada de  liberdade. Dados fornecidos pela Lei de Acesso à Informação, publicados em uma  matéria da ponte.org, revela que são quase 6 mil pessoas privadas de liberdade que  têm algum tipo de deficiência e apenas 11% estão em prisões adaptadas. No entanto,  esse número pode ser ainda maior, já que não foram considerados os casos de  deficiência mental e apenas 65% das unidades prisionais do país dispunham dessa  informação.  

Diante desse contexto, o Ecoar – Diálogos de Cidadania convida para debater  sobre a violência policial contra pessoas com deficiência: Luis Eduardo Arruda, coronel veterano da Polícia Militar do Estado de São Paulo, bacharel em direito e  especialista em liberdade pública; e Raul Paiva, enfermeiro, doutorando da  Universidade de São Paulo (USP) e membro do Grupo de Trabalho “Deficiência e  Acessibilidade” da ABRASCO. 

O programa vai ao vivo nos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e  da UNIFASE, no dia 08/06, quarta-feira, às 14 horas , com intérpretes de LIBRAS.  

 

Organização 

O Ecoar – DIálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo  de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS/Fiocruz&UNIFASE) produzido por Cristina Rabelais e Daniele Novaes, que busca reverberar informações  sobre direitos humanos e cidadania. Apoiado pelo Sistema Nacional de Informação  sobre Deficiência (SISDEF) , o Ecoar faz parte da estratégia de divulgação de  informações e tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas  e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência  e em temáticas de inclusão social. Para conhecer o SISDEF, acesse:  https://nippis.icict.fiocruz.br/sisdef/ .

 

28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.