UNIFASE destaca compromisso da sua comunidade contra a COVID-19

25 de abril de 2022
UNIFASE destaca compromisso da sua comunidade contra a COVID-19

O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto comemora os resultados positivos na luta contra a COVID-19, uma vez que a comunidade acadêmica esteve diretamente comprometida na criação de um ambiente seguro para a convivência e a realização das atividades. Atualmente, mais de 98% do público interno (98,1% dos alunos, 96,4% dos professores e 100% dos técnicos-administrativos) da UNIFASE está com o ciclo vacinal completo  e os demais aguardam a data estipulada pelas autoridades para terem acesso à dose de reforço.

“Vivemos momentos realmente muito difíceis na pandemia, sendo necessário adotar medidas extremas de prevenção, como o distanciamento social. Agora, damos mais um passo no retorno total das atividades presenciais com segurança, visto que toda a comunidade UNIFASE se empenhou para o avanço do processo de imunização contra a COVID-19, tornando nossos ambientes educacionais mais seguros. É uma grande alegria ter espaços que finalmente podem ser  explorados por completo e que foram pensados para a construção do conhecimento, troca de ideias e a excelência na formação de profissionais das áreas da saúde e da gestão”, destaca Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da UNIFASE/FMP.

Nesta nova etapa, os alunos celebram também o retorno das demais atividades presenciais no campus, inclusive dos eventos, das ações culturais e dos treinos das atléticas. O convívio social e a prática esportiva fazem parte do cotidiano dos estudantes, que frisam essas medidas de flexibilização como um grande passo para o retorno à normalidade, uma questão também de saúde mental.

“Desde o início desse ano, nós estávamos na expectativa de retornar com os treinos na quadra da faculdade, pois além de o espaço ser de excelente qualidade, fica no nosso campus acadêmico. Temos campeonatos importantes esse ano, como a Copa Rio Minas (CRIMI). A volta dos treinos está sendo muito positiva, pois os alunos ficam mais participativos e atuantes na Atlética. Eu fico realmente muito feliz com esse retorno. A gente precisava mesmo voltar aos nossos hábitos de antes da pandemia, pois foi um período que nos exigiu muito psicologicamente”, comenta Caio Marcos de Matos Pinheiro, aluno do 10º período de Medicina da FMP e presidente da gestão 2022 da Associação Atlética de Medicina Pedro Caldas (AAMPC).

Ainda que os números de infectados por COVID-19 estejam baixos, os profissionais da área da saúde destacam que a pandemia não acabou. É necessário que todos continuem seguindo as medidas de segurança e as orientações das autoridades de saúde.

“O mundo vivenciou essa terrível agressão infecciosa. Infelizmente, muitas pessoas faleceram, chegando ao assustador número de mais de 6 milhões. No momento, devido as providências tomadas pelas autoridades e dedicados profissionais da área da saúde, esta nefasta infecção está chegando ao fim, mas as posições tomadas não podem, jamais, serem esquecidas, como a importância de continuar com alguns cuidados como a higienização das mãos e o não compartilhamento de objetos, além de manter o ciclo vacinal atualizado. Vamos lutar e torcer para que esses graves problemas citados façam parte, apenas, de um passado terrível”, explica o professor Paulo Cesar Guimarães, médico infectologista e diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis.

28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.