Quais são as profissões em alta na crise?

5 de abril de 2022
Quais são as profissões em alta na crise?

Inevitavelmente vivemos ciclos de crises econômicas , umas podem demorar mais que outras, e sempre vão existir profissões que farão com que outras se aposentem. Neste caso, conhecer as profissões em alta na crise é uma boa estratégia para estar sempre à frente nesse mercado volátil. 

Como dissemos, há áreas de conhecimento e profissões que se beneficiam em momentos como esse e se mantêm em alta, onde a ordem é buscar por adaptações, inovações e reinvenções de processos e estratégias.

Neste artigo você verá como a pandemia impactou e ainda está impactando o mercado de trabalho e quais profissões se mantiveram em alta apesar disso.

A pandemia ainda provoca impactos no mercado de trabalho

A crise econômica e no mercado de trabalho já era uma realidade antes da pandemia. Com a chegada da COVID-19 essa situação se agravou ainda mais, principalmente em função das medidas restritivas e diversos lockdowns decretados em todo o país. 

No entanto, adequações como a adoção do home office, para trabalhos que podem ser realizados à distância, e da telemedicina, que contribuem para a diminuição dos índices de contaminação, ganharam destaque e têm se mostrado eficientes para driblar parte desta crise.

Com a chegada da vacina e a diminuição dos índices de casos graves, internações e mortes, o mercado está retomando aos poucos o seu ritmo, mas a pandemia do coronavírus continua causando problemas, prolongando a crise financeira e impactando negativamente no mercado de trabalho. 

Um exemplo disso é o afastamento de profissionais em todos os setores em função da alta das contaminações e internações agora, no começo de 2022. 

Neste cenário, os profissionais que menos sofreram com o desemprego foram os que possuem ensino superior completo, principalmente os que fazem parte de grupo de profissões que estão em alta na crise.  Confira!

Conheça as 6 profissões em alta na crise

Medicina

O profissional de medicina é responsável por investigar as causas e propor métodos de cura e prevenção para todas as doenças que afetam o corpo humano. Ele faz pesquisas, presta atendimento em diversos espaços públicos ou clínicas próprias, faz diagnósticos, propõe e acompanha tratamentos, prescreve medicações e realiza cirurgias

A medicina é uma das profissões em alta na crise, pois é uma das áreas de conhecimento que influencia diretamente o indivíduo constantemente, além de ter estado mais à frente no combate da COVID-19. Ademais, é a que oferece mais opções de trabalho e especializações para o profissional recém-formado. 

A telemedicina é uma inovação que ganhou espaço durante a pandemia e tende a se manter a partir da utilização de novas tecnologias e ferramentas para atendimento à distância, com a mesma qualidade e competência.

Enfermagem

Assim como a área da medicina, a enfermagem ocupa um dos primeiros lugares da lista de profissões em alta na crise. Assim como os médicos, os profissionais de enfermagem são responsáveis por manter a saúde da população, atuando em parceria com eles e com outros profissionais da área.

É indiscutível a importância da participação destes profissionais no combate ao novo coronavírus e sua relevância nas mais diversas crises. 

O profissional de enfermagem pode trabalhar em hospitais, postos de atendimento, clínicas públicas e particulares, realizar consultas e fazer triagens. 

Ele também pode prestar serviços em ambientes domiciliares, como em atendimento a pessoas em tratamentos especiais, acompanhamento de idosos, aplicações de injeções, medicamentos e muito mais.

Psicologia

A pandemia nos isolou e limitou o nosso convívio social. Atividades comuns, como sair com amigos ou encontrar com familiares, caminhar, ir à academia ou praças, tiveram que ser suspensas por longos períodos. 

Tudo isso, aliado à adoção de medidas sanitárias rígidas, afetou profundamente a muitos e fez com que passássemos a valorizar ainda mais o bem-estar físico e a saúde mental

Por isso, o volume de atendimentos feitos por psicólogos aumentou neste período pandêmico e a maioria passou a atender seus pacientes por meio de videochamadas, assim como vem sendo feito na telemedicina. 

A psicologia é considerada atualmente como uma das profissões em alta na crise, em função de sua importância para o restabelecimento  da saúde mental de todos que precisam. 

Ela se tornou ainda mais relevante em função da previsão feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS),  que alerta sobre a necessidade de estarmos atentos à possibilidade de enfrentarmos uma pandemia de saúde mental. 

Por isso, se você pretende cursar psicologia encontrará diversas oportunidades de trabalho em empresas, em cargos de gestão , na educação, saúde, esportes, área jurídica e, principalmente, em atendimentos clínicos.

Farmácia

Quem faz o curso de farmácia adquire conhecimentos sobre medicamentos, fórmulas de cosméticos e alimentos industrializados. 

É uma das profissões em alta na crise, pois um farmacêutico pode realizar pesquisas e testes com diversos tipos de drogas, preparar fórmulas e trabalhar em laboratórios.

Ele pode trabalhar também em farmácias e comercializar produtos e medicamentos de acordo com as normas sanitárias. Atualmente, durante a crise sanitária, têm realizado testes de COVID-19, influenza e outros.

Nutricionista

A alimentação saudável tem sido uma das grandes preocupações da população nos últimos tempos, principalmente para o aumento da imunidade. Por isso, nutricionista é uma das profissões em alta na crise e tende a permanecer assim.

Além da necessidade de se ter um nutricionista atuando em hospitais públicos e particulares a pacientes com covid-19, a demanda por consultas particulares com o intuito de melhorar a saúde e a imunidade cresceram muito nesse período. 

O nutricionista é responsável por definir programas e planejamentos de nutrição para os mais diversos públicos e necessidades.  Ele pode atuar em hospitais, empresas, restaurantes, escolas ou em outros espaços onde há necessidade de criação de dietas individuais ou coletivas.

Administração 

Além da área de saúde, outras profissões em alta na crise estão diretamente ligadas à valorização da eficiência, da produtividade e da saúde financeira das empresas. Por isso, as oportunidades no mercado de trabalho são inúmeras e em diversos segmentos.

O foco do administrador é fazer uma gestão eficaz capaz de reduzir custos, otimizar processos e engajar pessoas, garantindo um bom desempenho das equipes, ganho de qualidade, aumento da produtividade e lucratividade.  

Já se decidiu?

A área de saúde é, sem dúvida, uma das mais sobrecarregadas durante esta pandemia da COVID-19. No entanto, é uma das que mais oferecem oportunidades de trabalho. Se você já se decidiu pela medicina, talvez já tenha ideia de algumas especializações que gostaria de fazer. 

Então, faça nosso q uiz abaixo e  conheça um pouco mais sobre as diversas possibilidades que esta área oferece a você. 

10 de outubro de 2025
Este mês marca o início de uma parceria importante entre duas instituições consolidadas em Petrópolis: o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) firmaram um convênio com a Unimed Petrópolis, para a realização de exames de ressonância magnética no Centro de Imagem do Ambulatório Escola. Através desta parceria, os beneficiários da Unimed Petrópolis passam a contar com o Ambulatório Escola como unidade de prestação de serviços da cooperativa. "Vamos atender os beneficiários da Unimed Petrópolis, como também beneficiários de outras operadoras do sistema Unimed que têm cobertura contratual na região", explica o Diretor Administrativo do Ambulatório Escola, Aluisio Pinheiro. Inaugurado em 2024, o Centro de Imagem do Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP, dispõe de equipamentos de ponta para exames de ressonância magnética e também tomografia computadorizada e ultrassom, além de exames odontológicos (radiografia e tomografia). Isso fez com que o serviço, que mantém o compromisso primordial da instituição, unindo ensino e assistência à população – se consolidasse como referência em diagnósticos por imagem em Petrópolis, com uma média mensal de 1.200 exames. "É uma satisfação essa parceria com a UNIFASE/FMP, através de seu Ambulatório Escola. Estamos falando de um espaço com modernas instalações que oferece exames de alta qualidade. É um prazer ter sido aluno e professor da FMP e agora voltar como parceiro numa iniciativa pioneira em Petrópolis, unindo uma cooperativa médica e uma universidade", comenta o Dr. Cláudio Sérgio Batista, Presidente da Unimed Petrópolis. "É um convênio que vai somar na formação dos nossos alunos e nesse que é um dos principais cenários que os nossos professores têm disponíveis para sua atuação. Espero que todos, nosso corpo docente e discente, demais colaboradores e clientes da Unimed Petrópolis fiquem felizes com essa parceria", acrescenta Afonso de Resende Chaves, Pró-reitor Administrativo da UNIFASE/FMP. O equipamento para exames de ressonância nuclear magnética é de ponta, de 1.5 Tesla. “Está entre os mais modernos em funcionamento na cidade. Permite a realização de exames de média e alta complexidade, como Ressonância Magnética de Coração, Angiorressonâncias Arteriais e Venosas, entre outras”, detalhou o Diretor Administrativo do Ambulatório Escola. Na ocasião da assinatura do convênio, a reitora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves recordou a longa relação entre ambas as instituições ao mostrar uma placa fixada na reitoria, na qual a Unimed Petrópolis, junto à outras instituições da área médica, homenagearam o Jubileu de Prata da Faculdade de Medicina de Petrópolis, em 1992. Também estiveram presentes a Dra. Rosane Klôh Banger, Vice-presidente da Unimed Petrópolis; Sérgio Oliveira, Gerente de Rede Assistencial da Unimed Petrópolis, Dr. Álvaro José Martins de Oliveira Veiga, Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Prof. Abílio Aranha, Pró-reitor de Ensino e Extensão da UNIFASE/FMP e Claudia Barcelos, Gerente Financeira da UNIFASE/FMP.  Marcação de exames Os exames de ressonância magnética poderão ser agendados de segunda a sexta-feira, através dos canais de atendimento do Ambulatório Escola. "Realizamos exames de segunda a sexta, das 7h às 19h. Ao fazer o agendamento do exame, o paciente receberá as orientações necessárias e contará com um espaço moderno, confortável e seguro", conclui Aluisio. O Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP está localizado na Rua Hyvio Naliato, 869 – Cascatinha. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (24) 2017-9000 ou através do WhatsApp (24) 99268-5877. Este último número não recebe ligações, sendo o contato feito por meio de mensagens.
9 de outubro de 2025
Nos dias 18 e 25 de outubro, das 8h às 12h, a UNIFASE/FMP vai sediar o curso “Desmistificando os Direitos das Pessoas Idosas”, que busca fortalecer a autonomia e a confiança para lidar com questões relacionadas ao envelhecimento. O curso é voltado para estudantes, profissionais da saúde e de outras áreas, educadores, líderes comunitários, cuidadores, familiares e o próprio público idoso. A atividade tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e os direitos fundamentais garantidos por lei, com destaque para o acesso e o acompanhamento de atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). O curso será realizado no campus da UNIFASE/FMP, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1.003 e será ministrado pela professora Carolina Laranja. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site: https://www.unifase-rj.edu.br/extensao/curso-de-extensao/curso/desmistificando-os-direitos-das-pessoas-idosas Serviço: Curso: Desmistificando os Direitos das Pessoas Idosas Dias: 18 e 25 de outubro Horário: 8h às 12h Local: Campus UNIFASE/FMP – Avenida Barão do Rio Branco, 1.003 - Centro
8 de outubro de 2025
No dia 4 de outubro, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) sediou o 1º Simpósio de Alergia Alimentar: Ampliando a Visão do Pediatra, promovido pela Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ). O evento reuniu médicos, residentes e estudantes de medicina para debates científicos sobre o tema.  Na Foto: Dra. Norma Rubini, Dra. Mara Morelo, dr. Evandro Prado, Dr. Ney Bartolomeu, Dra. Lucila Camargo, Dra. Nathália Veiga, Dr. José Luiz Rios, Dr. Álvaro Veiga, Dr. Felipe Moliterno e a Dra. Plicia Beatriz de Andrade Almeida.