Quais são as profissões em alta na crise?

5 de abril de 2022
Quais são as profissões em alta na crise?

Inevitavelmente vivemos ciclos de crises econômicas , umas podem demorar mais que outras, e sempre vão existir profissões que farão com que outras se aposentem. Neste caso, conhecer as profissões em alta na crise é uma boa estratégia para estar sempre à frente nesse mercado volátil. 

Como dissemos, há áreas de conhecimento e profissões que se beneficiam em momentos como esse e se mantêm em alta, onde a ordem é buscar por adaptações, inovações e reinvenções de processos e estratégias.

Neste artigo você verá como a pandemia impactou e ainda está impactando o mercado de trabalho e quais profissões se mantiveram em alta apesar disso.

A pandemia ainda provoca impactos no mercado de trabalho

A crise econômica e no mercado de trabalho já era uma realidade antes da pandemia. Com a chegada da COVID-19 essa situação se agravou ainda mais, principalmente em função das medidas restritivas e diversos lockdowns decretados em todo o país. 

No entanto, adequações como a adoção do home office, para trabalhos que podem ser realizados à distância, e da telemedicina, que contribuem para a diminuição dos índices de contaminação, ganharam destaque e têm se mostrado eficientes para driblar parte desta crise.

Com a chegada da vacina e a diminuição dos índices de casos graves, internações e mortes, o mercado está retomando aos poucos o seu ritmo, mas a pandemia do coronavírus continua causando problemas, prolongando a crise financeira e impactando negativamente no mercado de trabalho. 

Um exemplo disso é o afastamento de profissionais em todos os setores em função da alta das contaminações e internações agora, no começo de 2022. 

Neste cenário, os profissionais que menos sofreram com o desemprego foram os que possuem ensino superior completo, principalmente os que fazem parte de grupo de profissões que estão em alta na crise.  Confira!

Conheça as 6 profissões em alta na crise

Medicina

O profissional de medicina é responsável por investigar as causas e propor métodos de cura e prevenção para todas as doenças que afetam o corpo humano. Ele faz pesquisas, presta atendimento em diversos espaços públicos ou clínicas próprias, faz diagnósticos, propõe e acompanha tratamentos, prescreve medicações e realiza cirurgias

A medicina é uma das profissões em alta na crise, pois é uma das áreas de conhecimento que influencia diretamente o indivíduo constantemente, além de ter estado mais à frente no combate da COVID-19. Ademais, é a que oferece mais opções de trabalho e especializações para o profissional recém-formado. 

A telemedicina é uma inovação que ganhou espaço durante a pandemia e tende a se manter a partir da utilização de novas tecnologias e ferramentas para atendimento à distância, com a mesma qualidade e competência.

Enfermagem

Assim como a área da medicina, a enfermagem ocupa um dos primeiros lugares da lista de profissões em alta na crise. Assim como os médicos, os profissionais de enfermagem são responsáveis por manter a saúde da população, atuando em parceria com eles e com outros profissionais da área.

É indiscutível a importância da participação destes profissionais no combate ao novo coronavírus e sua relevância nas mais diversas crises. 

O profissional de enfermagem pode trabalhar em hospitais, postos de atendimento, clínicas públicas e particulares, realizar consultas e fazer triagens. 

Ele também pode prestar serviços em ambientes domiciliares, como em atendimento a pessoas em tratamentos especiais, acompanhamento de idosos, aplicações de injeções, medicamentos e muito mais.

Psicologia

A pandemia nos isolou e limitou o nosso convívio social. Atividades comuns, como sair com amigos ou encontrar com familiares, caminhar, ir à academia ou praças, tiveram que ser suspensas por longos períodos. 

Tudo isso, aliado à adoção de medidas sanitárias rígidas, afetou profundamente a muitos e fez com que passássemos a valorizar ainda mais o bem-estar físico e a saúde mental

Por isso, o volume de atendimentos feitos por psicólogos aumentou neste período pandêmico e a maioria passou a atender seus pacientes por meio de videochamadas, assim como vem sendo feito na telemedicina. 

A psicologia é considerada atualmente como uma das profissões em alta na crise, em função de sua importância para o restabelecimento  da saúde mental de todos que precisam. 

Ela se tornou ainda mais relevante em função da previsão feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS),  que alerta sobre a necessidade de estarmos atentos à possibilidade de enfrentarmos uma pandemia de saúde mental. 

Por isso, se você pretende cursar psicologia encontrará diversas oportunidades de trabalho em empresas, em cargos de gestão , na educação, saúde, esportes, área jurídica e, principalmente, em atendimentos clínicos.

Farmácia

Quem faz o curso de farmácia adquire conhecimentos sobre medicamentos, fórmulas de cosméticos e alimentos industrializados. 

É uma das profissões em alta na crise, pois um farmacêutico pode realizar pesquisas e testes com diversos tipos de drogas, preparar fórmulas e trabalhar em laboratórios.

Ele pode trabalhar também em farmácias e comercializar produtos e medicamentos de acordo com as normas sanitárias. Atualmente, durante a crise sanitária, têm realizado testes de COVID-19, influenza e outros.

Nutricionista

A alimentação saudável tem sido uma das grandes preocupações da população nos últimos tempos, principalmente para o aumento da imunidade. Por isso, nutricionista é uma das profissões em alta na crise e tende a permanecer assim.

Além da necessidade de se ter um nutricionista atuando em hospitais públicos e particulares a pacientes com covid-19, a demanda por consultas particulares com o intuito de melhorar a saúde e a imunidade cresceram muito nesse período. 

O nutricionista é responsável por definir programas e planejamentos de nutrição para os mais diversos públicos e necessidades.  Ele pode atuar em hospitais, empresas, restaurantes, escolas ou em outros espaços onde há necessidade de criação de dietas individuais ou coletivas.

Administração 

Além da área de saúde, outras profissões em alta na crise estão diretamente ligadas à valorização da eficiência, da produtividade e da saúde financeira das empresas. Por isso, as oportunidades no mercado de trabalho são inúmeras e em diversos segmentos.

O foco do administrador é fazer uma gestão eficaz capaz de reduzir custos, otimizar processos e engajar pessoas, garantindo um bom desempenho das equipes, ganho de qualidade, aumento da produtividade e lucratividade.  

Já se decidiu?

A área de saúde é, sem dúvida, uma das mais sobrecarregadas durante esta pandemia da COVID-19. No entanto, é uma das que mais oferecem oportunidades de trabalho. Se você já se decidiu pela medicina, talvez já tenha ideia de algumas especializações que gostaria de fazer. 

Então, faça nosso q uiz abaixo e  conheça um pouco mais sobre as diversas possibilidades que esta área oferece a você. 

8 de janeiro de 2026
O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto será certificado com o Selo ODS Educação 2025, reconhecimento nacional concedido a instituições que desenvolvem iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A previsão é que a cerimônia nacional de certificação aconteça na segunda quinzena de março, em Recife (PE). A certificação, promovida pelo Selo Social, reafirma o compromisso da UNIFASE com uma educação de qualidade, inclusiva e sustentável, contribuindo diretamente para o avanço da Agenda 2030. As ações reconhecidas integram, de forma horizontal, ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo o impacto social da instituição. Segundo a reitora da UNIFASE, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves , a certificação reforça o papel da instituição na formação de profissionais comprometidos com a transformação social. “Receber o Selo ODS Educação é o reconhecimento de um trabalho coletivo que integra conhecimento, responsabilidade social e cuidado com as pessoas. É a confirmação de que a educação é um caminho concreto para promover desenvolvimento sustentável e reduzir desigualdades”. O Selo ODS Educação reconhece práticas educacionais que geram transformação social e contribuem para o cumprimento do ODS 4 – Educação de Qualidade , além de outros objetivos da agenda global. Para a conquista do selo, foram avaliadas seis iniciativas desenvolvidas pela UNIFASE: · Projetos de extensão universitária • Quilombo Boa Esperança – Promove partilhas entre comunidade quilombola e estudantes, valorizando o território como espaço de saberes, memórias e cuidado, com foco no protagonismo estudantil e na construção compartilhada do conhecimento, a partir de uma abordagem decolonial, afetiva e horizontal. O projeto é desenvolvido no Quilombo Boa Esperança, em Areal (RJ). • Comunidade que Cuida da Vida – Iniciativa realizada em parceria com a Defesa Civil de Petrópolis e instituições como o Ministério Público Estadual e a Fiocruz, que integra saúde e gestão de riscos para identificar populações vulneráveis a desastres e ondas de calor. O projeto recebeu o Prêmio Jovem Cientista 2025 , na categoria Ensino Superior. · Eventos científicos • Jornada da Virada Climática – Evento que promove o diálogo entre ciência, comunidades, políticas públicas e saberes tradicionais, reforçando a urgência de práticas voltadas à justiça climática e à transformação sustentável. A próxima edição, acontece de 23 de fevereiro a 23 de março, com o tema “Cuidar, Cooperar e Transformar: o caminho para uma transição justa e regenerativa”. • Semana Científica – Um dos eventos acadêmicos mais tradicionais da instituição, reúne estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade para refletir sobre os desafios que conectam ciência, saúde, meio ambiente e sociedade, fortalecendo a produção científica e o diálogo interdisciplinar. · Programas institucionais • Gestão Sustentável de Resíduos – Desenvolve ações de conscientização, engajamento e destinação adequada de resíduos, com resultados expressivos, como a reciclagem de toneladas de materiais e o apoio a projetos socioambientais locais. O programa é gerenciado pela Comissão de Sustentabilidade. • Caminhos da Inclusão – Iniciativa institucional, gerenciado pela a Comissão de Acessibilidade, voltada à promoção da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência, atuando nas dimensões física, digital, comunicacional e pedagógica, por meio de ações formativas com colaboradores. Para o coordenador de Extensão da UNIFASE , Ricardo Tammela , que liderou o processo institucional para a conquista do Selo ODS Educação, o reconhecimento evidencia a força das ações construídas em diálogo com os territórios e a sociedade. “Esse selo é resultado de um trabalho coletivo, conduzido de forma integrada, que articula ensino, pesquisa e extensão a partir das demandas reais dos territórios. Valoriza uma extensão universitária conectada às realidades sociais e ambientais, que promove aprendizado mútuo e gera impacto concreto na vida das pessoas”. Vestibular UNIFASE 2026.1 A UNIFASE está com inscrições abertas para o Vestibular 2026.1, oferecendo vagas em nove cursos de graduação nas áreas de Saúde e Gestão: Administração, Psicologia, Nutrição, Odontologia, Enfermagem (bacharelado e licenciatura), Radiologia, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Pública. Os candidatos podem escolher entre duas formas de ingresso: realizar a prova on-line do vestibular ou utilizar o aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), obtida a partir de 2018. As inscrições devem ser feitas diretamente pelo site da instituição: www.unifase-rj.edu.br/vestibular-unifase . Além do vestibular online e uso da nota do ENEM, a UNIFASE também oferece opções de ingresso como segunda graduação, transferência, Prouni e Fies. Possui ainda Programas de Bolsas e Financiamento, para facilitar o ingresso ao ensino superior ( https://www.unifase-rj.edu.br/programas-de-bolsas ).
7 de janeiro de 2026
Campanha incentiva acesso ao ensino superior e contempla nove cursos de graduação
6 de janeiro de 2026
Quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode cursar uma graduação na UNIFASE com descontos de até 50% na mensalidade. E o melhor: ainda dá tempo de começar a estudar já no primeiro semestre de 2026. O benefício é válido para candidatos que obtiveram pontuação acima de 500 no ENEM, considerando edições a partir de 2018, e que optarem pelo uso da nota no ato da inscrição no processo seletivo do Vestibular UNIFASE 2026.1 ( https://www.unifase-rj.edu.br/vestibular-unifase ) e se matricular, até o dia 30 de janeiro. Os descontos contemplam diversos cursos de graduação, entre eles: Administração, Enfermagem (Licenciatura e Bacharelado), Nutrição, Odontologia, Psicologia, Radiologia, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Pública. O edital completo da Campanha "Vai de ENEM, vai de UNIFASE" está disponível no site: https://www.unifase-rj.edu.br/enem . Além da vantagem financeira, estudar na UNIFASE é sinônimo de qualidade acadêmica. A instituição é reconhecida como um dos melhores centros universitários do país, com cursos que se destacam nas avaliações do Ministério da Educação (MEC), tanto nos conceitos institucionais quanto no desempenho dos estudantes no ENADE. O curso de Radiologia, por exemplo, alcançou a melhor avaliação do ENADE em todo o Estado do Rio de Janeiro. Já os cursos de Odontologia, Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Administração mantêm-se entre os mais bem avaliados do país. Administração figura há uma década entre os melhores cursos, Odontologia ocupa o 1º lugar entre as instituições privadas, e Nutrição o 2º lugar, também entre as privadas.