Brincadeiras educativas e estímulo à leitura auxiliam no desenvolvimento cognitivo das crianças

12 de outubro de 2020
Brincadeiras educativas e estímulo à leitura auxiliam no desenvolvimento cognitivo das crianças

Uma das datas mais esperadas pelos pequenos está chegando. Entre papéis coloridos e muita diversão, é exatamente neste feriado, e Dia das Crianças, que os pais aproveitam para presentear os filhos e passar momentos agradáveis de interação. Para incentivar a criatividade e fugir um pouco dos jogos eletrônicos, que tal propor brincadeiras em que as crianças fiquem livres para inventar e estipular as regras?

Não, não é preciso gastar muito para promover um Dia das Crianças diferente com os filhos em casa. Basta abusar da criatividade e seguir algumas dicas separadas pela psicóloga e psicopedagoga do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, Ana Helena Tibiriçá Ramos Goldestein.

“É possível confeccionar brinquedos utilizando sucata, como tampas, jornal, garrafas, latas e rolinho de papel higiênico. Quantas vezes nós somos surpreendidos com crianças que ao receberem um presente se encantam mais com a embalagem do que com o próprio brinquedo? Enfim, é preciso que os adultos ofereçam brincadeiras que estimulem a criatividade. Dessa forma, as crianças vão aprender a encontrar soluções inovadoras para as situações que a vida vai apresentar em todas as áreas, ao longo da vida”, destaca a psicopedagoga da UNIFASE.

A psicóloga explica que não existe idade determinada para que a criança comece a ser estimulada a aprender a contar, ler e escrever. Cada uma tem seu ritmo, que depende da interação com o mundo que a cerca. Nos anos iniciais da educação infantil, o desenvolvimento dos pequenos se dá através de diversos estímulos, pois eles exploram o mundo através do tato, das formas e cores, da música, e também começam o processo de socialização, relacionando-se com amigos e adultos.

“Todos os estímulos à criatividade e ao desenvolvimento social são importantes para que, quando chegar a hora de começar a alfabetização, o aprendizado aconteça de forma mais natural, sem grandes dificuldades. É importante que as crianças tenham acesso às estruturas prontas, por exemplo para escrever, pois precisam ter a coordenação motora fina, movimento de pinça e lateralidade desenvolvidos, ou seja, a criança deve rabiscar muito, antes de chegar ao movimento de escrita. As atividades de ler, contar e escrever devem ser divertidas e significativas para que a criança tenha interesse em aprender. Enquanto isso, desenhos, folhas em branco e lápis de colorir devem ser oferecidos para diversão”, frisa Ana Helena Tibiriçá Ramos Goldestein.

Os pais também devem investir na contação de histórias, pois ajuda a ampliar o entendimento de mundo das crianças. Através do processo de leitura, as crianças têm acesso a diversas realidades, oportunizando aprender sobre outras culturas e costumes.

“Contar histórias para as crianças é importante, pois desenvolve diversas habilidades linguísticas, como vocabulário, ortografia e gramática. Além disso, a imaginação, a criatividade, a emoção, pois trabalha com sentimentos e emoções vividos pelos personagens, empatia, ao se colocar no lugar dos personagens, e a concentração, prestando atenção na narrativa. Cada fase do desenvolvimento infantil possui um tipo de aprendizado e de habilidades que a criança já domina, por isso, deve se ficar atento aos livros indicados para cada faixa etária do desenvolvimento da criança, para que ela se mantenha desafiada, estimulada e motivada a continuar se dedicando aos livros. Usar livros próprios para a hora do banho também é uma maneira divertida de incentivar a prática da leitura e pode auxiliar na aquisição de hábitos de higiene de forma lúdica”, destaca Goldestein.

Neste período de pandemia, muitas famílias estão em casa, todos juntos nos mesmos ambientes, o que pode desgastar o convívio e a relação entre as pessoas. Os pais precisam trabalhar, as tarefas do lar continuam, e as crianças estão sem ir para as escolas. O que fazer? O importante é manter a qualidade da convivência e não a quantidade de horas disponíveis. A frase, atribuída a Albert Einstein: “O brincar é a mais alta forma de pesquisa”, mostra o quanto um dos cientistas mais conhecidos e respeitados do mundo valorizava as brincadeiras.

“É através da brincadeira e da interação com o meio que a criança adquire conhecimento. Quando a brincadeira é em grupo, facilita o convívio social, ajudando os pequenos a entender as regras e os limites das relações, além de fortalecer os vínculos. Brincar é essencial para uma criança entender o mundo que a cerca. Os pais devem disponibilizar brinquedos para as crianças e aproveitar os momentos livres para brincar com os filhos, pois esse gesto de carinho ajuda a desenvolver a capacidade das crianças em pensar e compreender o mundo à sua volta, além de reforçar os vínculos de amor”, finaliza.

10 de outubro de 2025
Este mês marca o início de uma parceria importante entre duas instituições consolidadas em Petrópolis: o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) firmaram um convênio com a Unimed Petrópolis, para a realização de exames de ressonância magnética no Centro de Imagem do Ambulatório Escola. Através desta parceria, os beneficiários da Unimed Petrópolis passam a contar com o Ambulatório Escola como unidade de prestação de serviços da cooperativa. "Vamos atender os beneficiários da Unimed Petrópolis, como também beneficiários de outras operadoras do sistema Unimed que têm cobertura contratual na região", explica o Diretor Administrativo do Ambulatório Escola, Aluisio Pinheiro. Inaugurado em 2024, o Centro de Imagem do Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP, dispõe de equipamentos de ponta para exames de ressonância magnética e também tomografia computadorizada e ultrassom, além de exames odontológicos (radiografia e tomografia). Isso fez com que o serviço, que mantém o compromisso primordial da instituição, unindo ensino e assistência à população – se consolidasse como referência em diagnósticos por imagem em Petrópolis, com uma média mensal de 1.200 exames. "É uma satisfação essa parceria com a UNIFASE/FMP, através de seu Ambulatório Escola. Estamos falando de um espaço com modernas instalações que oferece exames de alta qualidade. É um prazer ter sido aluno e professor da FMP e agora voltar como parceiro numa iniciativa pioneira em Petrópolis, unindo uma cooperativa médica e uma universidade", comenta o Dr. Cláudio Sérgio Batista, Presidente da Unimed Petrópolis. "É um convênio que vai somar na formação dos nossos alunos e nesse que é um dos principais cenários que os nossos professores têm disponíveis para sua atuação. Espero que todos, nosso corpo docente e discente, demais colaboradores e clientes da Unimed Petrópolis fiquem felizes com essa parceria", acrescenta Afonso de Resende Chaves, Pró-reitor Administrativo da UNIFASE/FMP. O equipamento para exames de ressonância nuclear magnética é de ponta, de 1.5 Tesla. “Está entre os mais modernos em funcionamento na cidade. Permite a realização de exames de média e alta complexidade, como Ressonância Magnética de Coração, Angiorressonâncias Arteriais e Venosas, entre outras”, detalhou o Diretor Administrativo do Ambulatório Escola. Na ocasião da assinatura do convênio, a reitora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves recordou a longa relação entre ambas as instituições ao mostrar uma placa fixada na reitoria, na qual a Unimed Petrópolis, junto à outras instituições da área médica, homenagearam o Jubileu de Prata da Faculdade de Medicina de Petrópolis, em 1992. Também estiveram presentes a Dra. Rosane Klôh Banger, Vice-presidente da Unimed Petrópolis; Sérgio Oliveira, Gerente de Rede Assistencial da Unimed Petrópolis, Dr. Álvaro José Martins de Oliveira Veiga, Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Prof. Abílio Aranha, Pró-reitor de Ensino e Extensão da UNIFASE/FMP e Claudia Barcelos, Gerente Financeira da UNIFASE/FMP.  Marcação de exames Os exames de ressonância magnética poderão ser agendados de segunda a sexta-feira, através dos canais de atendimento do Ambulatório Escola. "Realizamos exames de segunda a sexta, das 7h às 19h. Ao fazer o agendamento do exame, o paciente receberá as orientações necessárias e contará com um espaço moderno, confortável e seguro", conclui Aluisio. O Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP está localizado na Rua Hyvio Naliato, 869 – Cascatinha. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (24) 2017-9000 ou através do WhatsApp (24) 99268-5877. Este último número não recebe ligações, sendo o contato feito por meio de mensagens.
9 de outubro de 2025
Nos dias 18 e 25 de outubro, das 8h às 12h, a UNIFASE/FMP vai sediar o curso “Desmistificando os Direitos das Pessoas Idosas”, que busca fortalecer a autonomia e a confiança para lidar com questões relacionadas ao envelhecimento. O curso é voltado para estudantes, profissionais da saúde e de outras áreas, educadores, líderes comunitários, cuidadores, familiares e o próprio público idoso. A atividade tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e os direitos fundamentais garantidos por lei, com destaque para o acesso e o acompanhamento de atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). O curso será realizado no campus da UNIFASE/FMP, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1.003 e será ministrado pela professora Carolina Laranja. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site: https://www.unifase-rj.edu.br/extensao/curso-de-extensao/curso/desmistificando-os-direitos-das-pessoas-idosas Serviço: Curso: Desmistificando os Direitos das Pessoas Idosas Dias: 18 e 25 de outubro Horário: 8h às 12h Local: Campus UNIFASE/FMP – Avenida Barão do Rio Branco, 1.003 - Centro
8 de outubro de 2025
No dia 4 de outubro, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) sediou o 1º Simpósio de Alergia Alimentar: Ampliando a Visão do Pediatra, promovido pela Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ). O evento reuniu médicos, residentes e estudantes de medicina para debates científicos sobre o tema.  Na Foto: Dra. Norma Rubini, Dra. Mara Morelo, dr. Evandro Prado, Dr. Ney Bartolomeu, Dra. Lucila Camargo, Dra. Nathália Veiga, Dr. José Luiz Rios, Dr. Álvaro Veiga, Dr. Felipe Moliterno e a Dra. Plicia Beatriz de Andrade Almeida.