Brincadeiras educativas e estímulo à leitura auxiliam no desenvolvimento cognitivo das crianças

12 de outubro de 2020
Brincadeiras educativas e estímulo à leitura auxiliam no desenvolvimento cognitivo das crianças

Uma das datas mais esperadas pelos pequenos está chegando. Entre papéis coloridos e muita diversão, é exatamente neste feriado, e Dia das Crianças, que os pais aproveitam para presentear os filhos e passar momentos agradáveis de interação. Para incentivar a criatividade e fugir um pouco dos jogos eletrônicos, que tal propor brincadeiras em que as crianças fiquem livres para inventar e estipular as regras?

Não, não é preciso gastar muito para promover um Dia das Crianças diferente com os filhos em casa. Basta abusar da criatividade e seguir algumas dicas separadas pela psicóloga e psicopedagoga do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, Ana Helena Tibiriçá Ramos Goldestein.

“É possível confeccionar brinquedos utilizando sucata, como tampas, jornal, garrafas, latas e rolinho de papel higiênico. Quantas vezes nós somos surpreendidos com crianças que ao receberem um presente se encantam mais com a embalagem do que com o próprio brinquedo? Enfim, é preciso que os adultos ofereçam brincadeiras que estimulem a criatividade. Dessa forma, as crianças vão aprender a encontrar soluções inovadoras para as situações que a vida vai apresentar em todas as áreas, ao longo da vida”, destaca a psicopedagoga da UNIFASE.

A psicóloga explica que não existe idade determinada para que a criança comece a ser estimulada a aprender a contar, ler e escrever. Cada uma tem seu ritmo, que depende da interação com o mundo que a cerca. Nos anos iniciais da educação infantil, o desenvolvimento dos pequenos se dá através de diversos estímulos, pois eles exploram o mundo através do tato, das formas e cores, da música, e também começam o processo de socialização, relacionando-se com amigos e adultos.

“Todos os estímulos à criatividade e ao desenvolvimento social são importantes para que, quando chegar a hora de começar a alfabetização, o aprendizado aconteça de forma mais natural, sem grandes dificuldades. É importante que as crianças tenham acesso às estruturas prontas, por exemplo para escrever, pois precisam ter a coordenação motora fina, movimento de pinça e lateralidade desenvolvidos, ou seja, a criança deve rabiscar muito, antes de chegar ao movimento de escrita. As atividades de ler, contar e escrever devem ser divertidas e significativas para que a criança tenha interesse em aprender. Enquanto isso, desenhos, folhas em branco e lápis de colorir devem ser oferecidos para diversão”, frisa Ana Helena Tibiriçá Ramos Goldestein.

Os pais também devem investir na contação de histórias, pois ajuda a ampliar o entendimento de mundo das crianças. Através do processo de leitura, as crianças têm acesso a diversas realidades, oportunizando aprender sobre outras culturas e costumes.

“Contar histórias para as crianças é importante, pois desenvolve diversas habilidades linguísticas, como vocabulário, ortografia e gramática. Além disso, a imaginação, a criatividade, a emoção, pois trabalha com sentimentos e emoções vividos pelos personagens, empatia, ao se colocar no lugar dos personagens, e a concentração, prestando atenção na narrativa. Cada fase do desenvolvimento infantil possui um tipo de aprendizado e de habilidades que a criança já domina, por isso, deve se ficar atento aos livros indicados para cada faixa etária do desenvolvimento da criança, para que ela se mantenha desafiada, estimulada e motivada a continuar se dedicando aos livros. Usar livros próprios para a hora do banho também é uma maneira divertida de incentivar a prática da leitura e pode auxiliar na aquisição de hábitos de higiene de forma lúdica”, destaca Goldestein.

Neste período de pandemia, muitas famílias estão em casa, todos juntos nos mesmos ambientes, o que pode desgastar o convívio e a relação entre as pessoas. Os pais precisam trabalhar, as tarefas do lar continuam, e as crianças estão sem ir para as escolas. O que fazer? O importante é manter a qualidade da convivência e não a quantidade de horas disponíveis. A frase, atribuída a Albert Einstein: “O brincar é a mais alta forma de pesquisa”, mostra o quanto um dos cientistas mais conhecidos e respeitados do mundo valorizava as brincadeiras.

“É através da brincadeira e da interação com o meio que a criança adquire conhecimento. Quando a brincadeira é em grupo, facilita o convívio social, ajudando os pequenos a entender as regras e os limites das relações, além de fortalecer os vínculos. Brincar é essencial para uma criança entender o mundo que a cerca. Os pais devem disponibilizar brinquedos para as crianças e aproveitar os momentos livres para brincar com os filhos, pois esse gesto de carinho ajuda a desenvolver a capacidade das crianças em pensar e compreender o mundo à sua volta, além de reforçar os vínculos de amor”, finaliza.

9 de julho de 2025
A UNIFASE realiza, nos meses de julho e agosto, uma série de workshops gratuitos e com certificado, voltados para estudantes, profissionais e também para quem deseja conhecer melhor os cursos de graduação da instituição. As atividades acontecem no Campus Barão, no Ambulatório Escola e de forma online, com temas atuais e foco no desenvolvimento prático e nas demandas do mercado de trabalho. A programação contempla áreas como Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Administração, Odontologia e Radiologia, com a participação de professores experientes. Além da vivência profissional, os encontros oferecem uma ótima oportunidade para conhecer a infraestrutura da UNIFASE, que é referência em saúde e gestão na região. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site www.unifase-rj.edu.br , em extensão / cursos de extensão / workshops. Confira a programação: Psicologia – Curso online, pelo Google Meet Psicologia e Mercado de Trabalho Dias: 14 de julho, das 10h às 12h ou 7 de agosto, das 18h às 20h Professora: Rovena Lopes Paranhos - mestre em Educação e Psicologia Social, coordenadora do curso de Psicologia da UNIFASE. Nutrição – Campus Barão (Av. Barão do Rio Branco, nº 1003, Centro) ExploraNutri: a Nutrição Além do Óbvio Dia: 15 de julho, das 13h30 às 15h30 Professora: Thaise Gasser Gouvêa - coordenadora do curso de Nutrição da UNIFASE Corpo em Movimento: Nutrição em Ação Dia: 4 de agosto, das 11h às 13h Professor: Caio Cardoso - especialista em Nutrição Ortomolecular, Biofuncional e Fitoterapia Nutrição Integrativa Dia: 7 de agosto, das 9h às 11h Professora: Anete Corrêa Esteves - nutricionista com especialização em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia Clínica e doutora em Bioinorgânica Enfermagem – Campus Barão (Av. Barão do Rio Branco, nº 1003, Centro) Escolhas que Cuidam: Descubra a Profissão Enfermagem Dias: 16 de julho, das 16h às 18h ou 7 de agosto, 16h às 18h Professora: Isabelle Geoffroy – doutora em infectologia, mestre em Pesquisa Clínica e coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFASE Administração – Campus Barão (Av. Barão do Rio Branco, nº 1003, Centro) Inteligência Artificial: dicas, truques e aplicação prática Dia: 17 de julho, das 19h às 22h Professor: Gladstone Afonso - mestre em Gestão de Sistema de Engenharia e integrante da equipe de coordenação do curso de Administração da UNIFASE Gestão da Autoimagem para se Destacar no Mercado de Trabalho Dia: 19 de julho, das 9h às 12h Professora: Luciene Lopes Baptista - doutora em Administração, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e docente da UNIFASE Odontologia – Ambulatório Escola (R. Hyvio Naliato, 869 – Cascatinha) Odonto 3.0: prática na era digital Dia: 22 de julho, das 14h às 18h Professores: Andreia Machado, mestre em Odontologia pela UERJ e professora do curso de Odontologia da UNIFASE, Paulo Belo, mestrando em Prótese Dentária na UERJ e professor do curso de Odontologia da UNIFASE e Suzana Kind, especialistas em Ortodontia, Ortopedia Funcional dos Maxilares e Estomatologia e professora do curso de Odontologia da UNIFASE Radiologia – Campus Barão (Av. Barão do Rio Branco, nº 1003, Centro) Estudando o corpo humano no laboratório de anatomia e na mesa anatômica Dia: 22 de julho, das 19h às 21h Professores: Alexandre Rabello Neves, pós-graduado em Anatomia Dissecatória e Didática do Ensino Superior e coordenador do CST em Radiologia da UNIFASE, e Sandro Molter Faria, MBA em Gestão em Saúde e Administração Hospitalar e professor da UNIFASE.
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