É possível blindar o organismo através da alimentação?

22 de julho de 2020
É possível blindar o organismo através da alimentação?

Nathália Antunes
Nutricionista, professora do curso de Nutrição da UNIFASE.

A relação entre a nutrição e o fortalecimento do sistema imunológico é pouco debatida no contexto da saúde pública. Atualmente, somos bombardeados por receitas de shots ou combinações milagrosas de alimentos e suplementos para desenvolver de forma rápida a imunidade. Será que tudo que encontramos nas redes sociais é realmente verdadeiro? Existe uma forma de turbinar rapidamente o sistema imunológico e se transformar em um organismo blindado para qualquer agente patogênico?

Uma recente publicação, disponível no site da Sociedade Internacional de Imunonutrição ( International Society for Immunonutrition – ISIN ) escrita por Calder e colaboradores (2020), destaca o importante papel de alguns micronutrientes na modulação do sistema imunológico, entre eles as vitaminas A, B6, B12, C, D, E e folato; e oligoelementos, incluindo zinco, ferro, selênio, magnésio e cobre. Esses nutrientes desempenham papéis importantes e complementares no apoio ao sistema imunológico, e quadros de deficiências ou status marginal afetam negativamente a função imune e podem diminuir a resistência às infecções. Além desses, podemos incluir o ômega 3, um tipo de gordura potente contra os processos inflamatórios, e aminoácidos, como arginina e glutamina, que auxiliam no fortalecimento da barreira intestinal e no aumento do número de células imunológicas, como os linfócitos e macrófagos. Para adequação desses nutrientes e para que tenhamos o efeito protetor do sistema imunológico potencializado, é preciso manter uma alimentação saudável frequente, prevendo, principalmente, a inclusão das fontes dos nutrientes anteriormente citados. A suplementação, caso seja necessária, deve ser conduzida por um nutricionista junto a um plano alimentar equilibrado, aliado à prática de atividade física.

Conheça alguns exemplos de alimentos ricos em nutrientes imunomoduladores. Vitamina A: Vegetais e frutas amarelo-alaranjados (damasco, manga, cenoura, abóbora), verde-escuros (brócolis, couve) e vermelhos (tomate, frutas vermelhas).  Vitamina C: Frutas cítricas (laranja, limão, tangerina), acerola, caju, morango, tomate, pimentão, repolho e vegetais verde-escuros. Vitamina E: Gérmen de trigo, óleos vegetais (girassol, algodão, soja, azeite de oliva), abacate, oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes), gema de ovo, grãos. Vitamina B6: Batata inglesa, aveia, banana, gérmen de trigo, abacate, levedo de cerveja, cereais integrais, sementes e nozes. Vitamina B12: Peixes de águas frias e profundas (salmão, truta e atum), fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos e ostras. Ácido fólico: Vegetais verde-escuros (agrião, couve, brócolis) e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha). Zinco: Ostras, peixes, carne bovina, aves, produtos com grãos e cereais integrais, nozes, leguminosas. Ferro: Fígado, peito de frango, marisco, ostras, leguminosas (feijões, lentilha), vegetais verde-escuros, (couve, agrião, rúcula e espinafre), grão integrais, pistache, tofu. Selênio: Oleaginosas – especialmente a castanha do Brasil ou do Pará, frutos do mar, gérmen de trigo, grãos e cereais integrais. Magnésio: Frutas (uva, banana e abacate), grãos integrais; sementes e nozes, leite, soja, grão de bico, peixes, batata, beterraba, couve e espinafre. Cobre: fígado bovino, mexilhões, ostras cruas ou cozidas, cereais integrais, caju, amendoim, amêndoa, nozes e chocolate. Ômega 3: Peixe de água fria (salmão, sardinha, atum fresco), nozes, óleo de linhaça, canola e soja, chia, algas.

A nutrição é capaz de promover o fortalecimento do sistema imune, assim como Hipócrates (460 – 377 a. C.) determinou: “Que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”.

11 de agosto de 2025
O Centro Cultural do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e da Faculdade de Medicina de Petrópolis vai abrigar a exposição “Arte Garagem 20 anos”, essa é a comemoração de duas décadas do projeto Arte Garagem, uma das mais expressivas iniciativas de arte contemporânea de Petrópolis. A exposição será inaugurada no dia 16 de agosto, às 16h, com visitação gratuita aberta ao público entre os dias 18 de agosto e 20 de setembro, sempre de segunda a sábado, das 9h às 18h. Criado em 2005 pelos artistas Rosa Paranhos e Claudio Partes, o projeto nasceu com a proposta de ser um espaço de experimentação artística e aproximação com o público. O nome faz referência à ocupação de espaços alternativos, dando visibilidade à arte contemporânea e estimulando o diálogo entre artistas, comunidade e instituições. O Centro Cultural da UNIFASE/FMP tem uma longa relação com o projeto Arte Garagem, compartilhando o espírito de liberdade criativa e abertura para novas linguagens artísticas. “Ficamos felizes de comemorar este aniversário aqui”, destacou Claudio Partes. A exposição comemorativa reúne 17 artistas – entre nomes históricos do projeto e novos convidados – com obras que vão de pinturas e desenhos a cerâmicas, colagens, fotografias e performances. Estão entre os participantes AK47, Aline Klem, Ana Maria Lessa, Daniela Versiani, Denise Campinho, Doug, Emídio Montenegro (in memoriam), Jarbas Paullous, Josiana Oliveiras, Leticia Kling, Maria Eduarda Gurjão, Nelson Ricardo (in memoriam), Quinan, Renata Vasconcellos e Sandra Vissotto. SERVIÇO: Exposição Arte Garagem 20 anos Abertura: 16 de agosto, 16h Visitação: 18 de agosto a 20 de setembro, das 9h às 18h (seg. a sáb.) Centro Cultural UNIFASE/FMP - Av. Barão do Rio Branco, 1003 - Centro, Petrópolis - RJ
8 de agosto de 2025
Unidade funciona no Ambulatório Escola e alia atendimento à comunidade com ensino e pesquisa
7 de agosto de 2025
Ainda dá tempo de garantir uma vaga na UNIFASE para o segundo semestre de 2025 por meio da transferência externa com condições especiais. Estudantes que desejam continuar sua graduação com qualidade de ensino e infraestrutura de excelência têm até o dia 15 de agosto para se inscrever no processo. A campanha oferece descontos que podem chegar a 50%, conforme previsto no edital disponível no site da instituição: https://www.unifase-rj.edu.br/transferencia . Há vagas disponíveis para os cursos de Administração, Enfermagem (bacharelado e licenciatura), Nutrição, Odontologia, Psicologia e Radiologia. A UNIFASE é reconhecida nacionalmente por sua excelência acadêmica e tem nota máxima no MEC. O curso de Radiologia foi o mais bem avaliado do Estado do Rio no ENADE, e outros cursos, como Administração, Odontologia e Nutrição, mantêm-se entre os melhores do país. Administração, por exemplo, aparece há dez anos entre os cursos com melhor desempenho; Odontologia ocupa o 1º lugar entre as instituições privadas e Nutrição, o 2º lugar. Além da transferência, a instituição oferece outras formas de ingresso: segunda graduação, vestibular on-line, ENEM, Prouni e Fies. A formação prática e a estrutura moderna da UNIFASE são grandes diferenciais, com foco em preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho.  Mais informações estão disponíveis no site da UNIFASE www.unifase-rj.edu.br ou via WhatsApp pelos números: (24) 98865‑0693, (24) 99211‑2542 e (24) 99200‑4036.