UNIFASE/FMP firma convênio com universidade chilena para pesquisas e intercâmbio

3 de abril de 2025
UNIFASE/FMP firma convênio com universidade chilena para pesquisas e intercâmbio

Acordo vai possibilitar colaboração entre as instituições no ensino e na extensão

Em um passo significativo dentro do programa de internacionalização acadêmica, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) assinou, nesta terça-feira (1º), um convênio de cooperação acadêmica com a Universidad del Desarrollo (UDD), do Chile. A parceria tem como foco a colaboração nas áreas de pesquisa, ensino e extensão, incluindo mobilidade estudantil, permitindo a troca de experiências entre alunos e docentes de ambas as instituições.


“Estamos muito felizes com essa parceria e com grande expectativa de que nossos estudantes possam vivenciar experiências acadêmicas enriquecedoras no Chile, assim como receber alunos e professores da UDD. Esse convênio representa uma grande oportunidade para fortalecermos a formação profissional e promovermos trocas valiosas entre nossas instituições”, ressaltou Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, reitora da UNIFASE/FMP.


Além da assinatura do acordo, a comitiva chilena, composta por docentes da UDD, que vieram representando a reitoria da instituição, conheceu o campus Barão e suas instalações de ponta, como o Centro de Simulação Realística, o Laboratório de Medicina Regenerativa e o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC). Além disso, visitaram o Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP.


O convênio será iniciado com um trabalho no CIPAC, na área de Odontologia, com previsão de expansão para outras especialidades da saúde, como medicina do sono e otorrinolaringologia. A UDD é reconhecida como uma das principais instituições privadas de ensino superior do Chile, com 35 anos de existência e tradição em cursos da área da saúde, como Medicina, Odontologia, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.


“A Universidad del Desarrollo está alinhada com a UNIFASE não só na tradição, mas também em como queremos formar os nossos especialistas, por isso esse acordo é uma oportunidade incrível. O nosso propósito é cuidar do paciente e colocá-lo no centro do cuidado, então acreditamos que esse projeto em conjunto vai colaborar para isso”, destacou o Dr. Rodrigo Casassus, professor titular e coordenador do curso de especialização em Disfunção Temporomandibular (DTM) e Orofacial da Universidad del Desarrollo.


A parceria firmada entre UNIFASE/FMP e UDD representa um marco na expansão do conhecimento e no intercâmbio acadêmico, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados e para o avanço das pesquisas científicas. A internacionalização se torna, assim, um pilar estratégico para a excelência no ensino superior, beneficiando estudantes, professores e a sociedade como um todo.


“Hoje é um marco, um convênio que começa da melhor maneira possível, já que nós temos um interesse em comum na área de dor crônica e que já vislumbramos pesquisas e intercâmbio de alunos de pós-graduação. Nós esperamos que no futuro haja uma ampliação dessa parceria para novos cursos, para a graduação, para que seja o melhor para as duas universidades que tem muitas características em comum e que pretendem sempre visar a qualidade de vida do paciente prestando um serviço de qualidade e mais inovador sempre que possível”, disse Ricardo Tesch, Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UNIFASE/FMP, que recebeu em outubro do ano passado o título de professor visitante da Universidad del Desarrollo. O diploma foi entregue durante uma missão acadêmica da UNIFASE/FMP ao Chile, em colaboração com outras instituições de ensino brasileiras reunidas pela Educonecta.


Essa iniciativa fortalece ainda mais o projeto de internacionalização da UNIFASE/FMP, que desde 2016 possui uma parceria com o curso de Odontologia da Universidade de Amsterdã - Academic Center for Dentistry Amsterdam (ACTA).



A instituição também mantém parceria com outras instituições nacionais e internacionais, para a mobilidade acadêmica, tal como: Universidad Nacional de Quilmes, Unidad Docente de Medicina Familiar y Comunidad Sectro II de  Zaragoza, Universidad de Sevila e Universidade do Minho.

28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.