UNIFASE/FMP está confirmada no festival Pint of Science

30 de abril de 2024
UNIFASE/FMP está confirmada no festival Pint of Science

This is a subtitle for your new post

Você já imaginou discutir sobre ciência fora da sala de aula? Agora imagine fazer isso em uma mesa de bar ou de um restaurante? Pois é isso que propõe o Pint of Science Brasil. O evento, que será realizado nos dias 13, 14 e 15 de maio, em mais de 25 países, é uma iniciativa que pretende aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. No Brasil, a programação vai se estender por 179 cidades, entre elas, Petrópolis.

Integrando a Comissão Organizadora do evento, a UNIFASE/FMP também participará do Pint of Science com uma mesa de debate. Quem lidera o grupo é a coordenadora do curso de Nutrição e professora da UNIFASE/FMP, Thaise Gasser, que destaca a importância de participar do Pint of Science. "É um festival internacional, que traz pessoas renomadas da ciência para discutir temas da atualidade. O evento acontece sempre nas mesmas datas e horários nos diferentes países do mundo, o que dá uma visibilidade grande ao Festival", lembra.

Com o lema "Um Brinde à Ciência", o festival pretende estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, além de inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia. Inclusive, a UNIFASE/FMP contará com alguns alunos que representarão a instituição. Sete estudantes das áreas de Radiologia, Psicologia, Enfermagem e Nutrição foram selecionados.

"Fazer parte desse evento aponta nosso alinhamento com a ciência. A coordenação do evento, em Petrópolis, é de responsabilidade da pesquisadora Carolina Braga, docente da UFRJ no Campus Caxias, então estamos possibilitando a estes alunos selecionados sua participação na organização, discutindo com pares de distintas formações e instituições", destacou a professora Thaise.

UNIFASE/FMP participará com debate sobre Educação


No dia 13 de maio, às 19 horas, na cervejaria Odin será realizado o debate "Educação: estamos no caminho certo?", com mediação da coordenadora do curso de Nutrição da UNIFASE/FMP, a professora Thaise Gasser. O coordenador de Projetos e Extensão da instituição, Ricardo Tammela, também estará na Mesa.

O evento na cidade terá, ao todo, três encontros por dia, com nove mesas de debate, em três bares diferentes. Entre os temas estão "A ciência do vira-lata caramelo", "Neurociência no cotidiano", "Cerveja: Sustentabilidade do campo ao copo", entre outros, sempre buscando proporcionar uma experiência divertida e única. A entrada é gratuita.

O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e tem o intuito de contribuir para a educação científica. Chegou ao Brasil em 2015 e busca sempre a parceria com as universidades e instituições de pesquisa, além de trazer novos estudantes.
A programação completa está no site 
www.pintofscience.com.br



17 de setembro de 2025
Acordo firmado em abril amplia a cooperação em pesquisa, ensino e extensão, fortalecendo a internacionalização
17 de setembro de 2025
A UNIFASE/FMP esteve presente no 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, em Natal (RN). O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica, trouxe como tema central “Do mar ao sertão: os novos paradigmas da educação médica”, estimulando reflexões sobre os desafios e transformações na formação médica no país. Durante o congresso, a residente do programa Medicina de Família e Comunidade, Ramila Cristina Lopes Tostes representou a UNIFASE/FMP na mesa-redonda “Impacto da graduação na formação de especialistas para Atenção Primária à Saúde”. A discussão destacou como a inserção precoce dos estudantes na Atenção Primária, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), pode despertar maior interesse pela Medicina de Família e Comunidade e contribuir para a consolidação de um cuidado em saúde mais integral e humanizado. No mesmo evento, o professor Jaime Charret tomou posse como Delegado Educador da regional RJ/ES da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica), reforçando o protagonismo da instituição nos debates nacionais sobre a formação médica.  Além de propor um olhar crítico e reflexivo sobre a educação médica, o COBEM 2025 reforçou a necessidade de alinhar a formação dos futuros profissionais às realidades locais e regionais, valorizando a diversidade cultural e territorial do Brasil, sem perder a conexão com os contextos globais, características que vem de encontro com as diretrizes da UNIFASE/FMP. O evento reuniu educadores, gestores e estudantes em um ambiente de diálogo, acolhimento e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer práticas mais inclusivas e alinhadas às demandas da população.
16 de setembro de 2025
A professora Leninha Valério, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, foi homenageada durante o 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizado de 3 a 6 de setembro, no Rio de Janeiro. Leninha foi a presidente de honra do encontro, que reuniu especialistas renomados do Brasil e do mundo para debater avanços e práticas na área da dermatologia. Na foto, da esquerda para a direita: Drª Leninha Valério, coordenadora da Pós-graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, Dr. Gilvan Alves, dermatologista de Brasília e Dra. Leandra Metsavaht, presidente do 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia.