UNIFASE/FMP amplia recursos para o ensino de anatomia com novas peças plastinadas

30 de junho de 2025
UNIFASE/FMP amplia recursos para o ensino de anatomia com novas peças plastinadas

Sempre buscando melhorar o aprendizado dos seus alunos, a UNIFASE/FMP (Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis) acaba de adquirir novas peças humanas plastinadas para o ensino de anatomia. Com isso, a instituição reforça seu papel de destaque no Estado do Rio de Janeiro quando o assunto é inovação no ensino da saúde.


Agora, o acervo conta com 10 peças plastinadas, incluindo um corpo humano completo. Essas peças são reais e foram preservadas com uma técnica moderna e segura que substitui os líquidos do corpo por um material plástico especial. Isso garante que órgãos, tecidos e vasos fiquem bem conservados, sem cheiro e com alta durabilidade. As peças foram produzidas na Alemanha e permitem um estudo mais detalhado e realista do corpo humano.


“Com essas peças, nossos alunos têm contato com diferentes formas de estudo anatômico: peças frescas, conservadas em formol e plastinadas. Isso ajuda muito na compreensão das estruturas do corpo, principalmente as mais complexas. É uma forma rica e respeitosa de aprender”, explica o professor de anatomia Geraldo Pitzer.


Além disso, a UNIFASE/FMP também oferece recursos digitais para complementar o ensino. O Laboratório de Anatomia Digital possui uma mesa 3D e dois telões de 65 polegadas, que permitem uma visualização interativa do corpo humano. Já o Laboratório Morfofuncional traz tecnologias para estudar anatomia, histologia e fisiologia, como uma TV de 86 polegadas ligada a computadores e celulares, além da plataforma Lt, que usa sensores para análise de achados fisiológicos. Essa plataforma também permite estudar casos clínicos reais, inclusive a distância.


“Estamos construindo um jeito de ensinar que une tradição, tecnologia e acolhimento. Nossos espaços são pensados para integrar os cursos e incentivar o protagonismo dos estudantes”, afirma a reitora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, fazendo referência aos demais cursos oferecidos pela UNIFASE.


O Pró-reitor de Ensino e Extensão, Abílio Aranha, reforça: “Queremos formar profissionais preparados para os desafios da saúde de hoje. Nossa estrutura mostra esse compromisso com uma educação ética e inovadora”

29 de setembro de 2025
Quatro décadas de registros que unem emoção, beleza e eternidade ganham vida na exposição “Noivas – Fotografias | 40 anos”, do fotógrafo André Carvalho, que será inaugurada no próximo dia 4 de outubro, às 16h, no Centro Cultural UNIFASE/FMP, em Petrópolis. A mostra reúne imagens que atravessam o tempo e se transformam em memória afetiva, revelando o olhar refinado de um artista que fez da fotografia de casamento muito mais do que um ofício — um testemunho poético da vida. Com sensibilidade e precisão técnica, André construiu sua trajetória acompanhando histórias de amor e transformando momentos íntimos em imagens que dialogam com a eternidade. Ao longo de 40 anos de carreira, registrou centenas de casamentos, deixando sua marca inconfundível na maneira de captar emoções genuínas: o sorriso tímido da noiva, a lágrima contida do pai, o abraço dos amigos, a festa em seu auge. Cada clique tornou-se memória coletiva, preservando instantes que se renovam a cada olhar. A exposição “Noivas” é um tributo não apenas às mulheres que protagonizaram esse rito de passagem, mas também à própria fotografia, celebrada como arte e documento de afeto. O público poderá mergulhar em um universo de vestidos, véus, flores, lágrimas e sorrisos, revendo a delicadeza de diferentes épocas, estilos e gerações. A visitação estará aberta de 6 de outubro a 1º de novembro de 2025, de segunda a sábado, das 9h às 18h, no Centro Cultural UNIFASE/FMP (Av. Barão do Rio Branco, nº 1003 - Centro Petrópolis). Não é apenas uma exposição: "Noivas" é um convite a celebrar a memória, a tradição e a poesia que só a fotografia é capaz de eternizar. Serviço Exposição "Noivas - Fotografias - 40 anos", de André Carvalho Local: Centro Cultural UNIFASE/FMP (Av. Barão do Rio Branco, nº 1003 - Centro Petrópolis) Abertura: 4 de outubro de 2025, às 16h Visitação: 6 de outubro a 1º de novembro de 2025, de segunda a sábado, das 9h às 18h Entrada Gratuita
25 de setembro de 2025
Seis alunos do curso de pós-graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, realizado no Serviço de Dermatologia Tropical do Hospital Central do Exército/HCE, marcaram presença no congresso da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (EADV/2025), realizado entre os dias 17 e 20 de setembro, em Paris, França. Neste evento, são discutidos diagnóstico, tratamentos avançados das doenças da pele, anexos e mucosas, com diversos especialistas da Europa e das Américas, com trocas de experiências na clínica, pesquisa e nas inovações. Danilo Marins, Isabela Anuda Brum de Andrade, Isabela Freire Pedrini, Letícia Silva Andrade, Millena de Freitas Ribeiro e Flávia Pina apresentaram pôsteres e relatos de casos clínicos que chamaram a atenção pela relevância e pelo impacto na prática médica. Entre os temas apresentados, estiveram: Líquen plano ungueal isolado em um paciente idoso: uma verdadeira emergência ungueal Mpox no Brasil: apresentação clínica, investigação diagnóstica e manejo do paciente Ceratose liquenóide crônica: um caso raro com depressões palmares Caso raro de granuloma glúteo infantil associado a tinea incognita em criança pequena: desafios de diagnóstico e implicações para a prática clínica Infiltração cutânea atípica de mieloma múltiplo: relato de caso Neurofibromatose segmentar suspeita em um homem adulto: um dilema diagnóstico em lesões nodulares cutâneas Dermatose cinzenta em uma criança: um caso raro e desafio diagnóstico Nesta edição do congresso foram realizadas mais de 180 sessões científicas, com 600 palestrantes internacionais e dezenas de apresentações de trabalhos. O congresso foi palco para a difusão do conhecimento e o avanço científico em dermatologia. A importância da participação dos pós-graduandos neste evento reforça a qualidade e abrangência da formação oferecida pelo Serviço de Dermatologia Tropical do HCE/UNIFASE/FMP. Sobre o curso Coordenado pela professora Leninha Valério do Nascimento, PhD em Dermatologia, o curso de Pós-graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP tem duração de 36 meses (5.940 horas) e é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A formação combina aulas teóricas e práticas, com destaque para o atendimento supervisionado em ambulatórios e na enfermaria de Dermatologia do Hospital Central do Exército (RJ), proporcionando uma vivência clínica completa. O processo seletivo inclui prova objetiva de conhecimentos médicos gerais e inglês, análise curricular e entrevista. Mais informações: www.unifase-rj.edu.br/posgraduacao/dermatologia
24 de setembro de 2025
A UNIFASE marcou presença no encontro de reativação do Grupo de Trabalho para revisão do Guia de Pontos de Apoio, realizado na última terça-feira (23). A professora Lívia Teixeira, coordenadora do Projeto Comunidade que Cuida da Vida e das Unidades de Saúde da Família geridas pela UNIFASE/FMP (Estrada da Saudade, Nova Cascatinha, Boa Vista e Machado Fagundes), agora também passa a integrar oficialmente o grupo. O convite para sua participação está diretamente ligado à parceria entre o Projeto Comunidade que Cuida da Vida e a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil (SEMPDEC). A iniciativa, coordenada pela Prefeitura de Petrópolis, tem como objetivo atualizar os protocolos de mobilização, acolhimento e desmobilização dos pontos de apoio em caso de chuvas intensas na cidade, fortalecendo a integração entre as áreas de saúde, educação, assistência social e defesa civil. O Guia de Pontos de Apoio foi elaborado para garantir a organização e eficiência na gestão dos locais de acolhimento em situações de emergência. Atualmente, o município conta com 68 pontos de apoio, distribuídos nos cinco distritos: Petrópolis, Cascatinha, Itaipava, Pedro do Rio e Posse.