UNIFASE convida a população para participar da 1ª Jornada da Virada Climática em Petrópolis

13 de fevereiro de 2023
UNIFASE convida a população para participar da 1ª Jornada da Virada Climática em Petrópolis

Atualmente, a mudança climática é um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade. Causada pelo aumento de gases de efeito estufa na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono, que resulta em uma temperatura global mais elevada e acarreta graves consequências, como o derretimento das geleiras, aumento do nível do mar, ondas de calor extremas, mudanças na distribuição de chuvas e aumento da intensidade de tempestades, este se tornou um tema de interesse global, mas que em Petrópolis e na maioria das cidades da Região Serrana e do entorno ganha ainda mais destaque, especialmente pelo histórico de constantes problemas com alagamentos e deslizamentos, preocupação constante para quem vive em áreas de risco. 


Após as tragédias ocorridas em 15 de fevereiro do ano passado, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e a Faculdade de Medicina de Petrópolis começaram a formatar a proposta de um evento que pudesse reunir a sociedade, representantes de diferentes áreas de atuação no governo municipal, ongs e profissionais de diversas áreas do conhecimento, para que juntos possam refletir sobre as catástrofes que ocorreram nos últimos anos, a fim de elaborar propostas e propor ações que possam beneficiar a população, para o desenvolvimento de projetos que visem melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em áreas constantemente afetadas pelas chuvas.

"Os acontecimentos de fevereiro e março de 2022 mexeram muito com todas as pessoas da cidade, envolvidas direta ou indiretamente na tragédia. Precisamos refletir sobre o ocorrido e nos unirmos para formar uma proposta de mudança de atitude. Não falo sobre as chuvas, porque essas estão fora do nosso controle. Me refiro aos impactos, tudo que perdemos, sobretudo as vidas, não podem se repetir”, explica Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da UNIFASE/FMP e um dos organizadores da 1ª Jornada da Virada Climática. 


Cientes de que a principal causa da mudança climática se dá em reação à atividade humana, como a queima de combustíveis fósseis, desmatamento e agricultura intensiva, é necessário que todos se unam para combater essas graves alterações na mudança climática. É fundamental a conscientização de que a mudança nos hábitos de consumo, adotando práticas agrícolas sustentáveis e preservar nossas florestas são atitudes urgentes que precisam ser adotadas. Este não é apenas um problema ambiental, mas também social e econômico, que afetará de forma desproporcional as comunidades mais pobres e vulneráveis, podendo causar grandes impactos negativos na segurança alimentar, na economia e no quadro geral de saúde da população. 


“Quando pensamos em provocar essa reflexão sobre a necessidade de pensar a cidade de Petrópolis e dos municípios do entorno, diante das nossas atitudes enquanto indivíduos e coletivos, a nossa proposta é de oferecer diferentes tipos de atividades que nos ajudem nesse processo de pensar um outro modelo de cidade, focado no crescimento com sustentabilidade, respeitando as vidas, os direitos e o meio ambiente. Então, elaboramos a 1ª Jornada da Virada Climática, com palestras, rodas de conversa, peças de teatro, exposição de fotos e de artes visuais. Esse conjunto de atividades será o início de um caminho de reflexão, com base no diálogo e na construção de propostas de ações de mudança. Por isso, quero convidar todas e todos para fazer essa jornada com a gente, pois precisamos nos unir em prol de um bem maior, que é a qualidade de vida da população”, frisa Ricardo Tammela. 


Cada indivíduo tem um papel importante a desempenhar, mudando seus hábitos de consumo e apoiando políticas e tecnologias sustentáveis. Em resumo, a mudança climática é uma questão urgente que requer ação imediata. É preciso agir agora, com ações eficazes que possam proteger o nosso planeta e as futuras gerações de seus impactos negativos. Neste sentido, a 1ª Jornada da Virada Climática da UNIFASE: um encontro com a sustentabilidade, é um evento gratuito e aberto ao público, que ocorrerá de 15 de fevereiro a 20 de março. As atividades terão início no dia 15 de fevereiro, com um colóquio da UNIFASE/FMP, em parceria com o LNCC, na Sala Arthur de Sá Earp Neto, no campus acadêmico da UNIFASE/FMP, às 14h. O renomado pesquisador e climatologista, Carlos Nobre, e o meteorologista Marcelo Seluchi, responsável pela Sala de Operações do CEMADEN/MCTI, estarão presentes no evento para um debate sobre as mudanças climáticas. A programação completa do evento está disponível no site: www.unifase-rj.edu.br. 




28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.