UNIFASE aposta em experiências reais para formar profissionais mais críticos e criativos nas áreas de Saúde e Gestão

1 de setembro de 2025
UNIFASE aposta em experiências reais para formar profissionais mais críticos e criativos nas áreas de Saúde e Gestão

Instituição, que nasceu há 57 com a Faculdade de Medicina, no Cascatinha, hoje é referência nacional. Oferece 10 cursos de graduação, além de cursos de extensão, atualização e pós-graduação

Considerado referência quando o assunto é Ensino Superior de qualidade, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) tem levado o nome de Petrópolis cada vez mais longe. No último ano, a instituição foi destaque com pesquisas de ponta, desenvolveu projetos que viraram referência nacional,

teve professores premiados dentro e fora do Brasil, fechou parcerias internacionais e foi muito além do ensino tradicional. Apostou em metodologias ativas, que colocam o aluno como protagonista do processo de aprendizagem, e experiências imersivas em cenários simulados e reais, que deram aos estudantes oportunidades únicas de vivenciar a realidade em unidades de saúde, instituições, empresas e também diretamente nas comunidades. 


Com mais de 8 mil alunos formados, a UNIFASE/FMP tem nota máxima no MEC e recebeu recentemente, pela segunda vez consecutiva, a certificação SAEME, selo de qualidade conferido pelo Conselho Federal de Medicina às melhores escolas médicas do país. Pesquisa também mostrou que a instituição é a única do interior do Estado do Rio a atender 100% dos parâmetros definidos pelo CFM para a plena formação dos alunos em um cursos de Medicina. Isso porque a UNIFASE/FMP, além de ter ambulatório escola próprio e gerir diretamente cinco equipes de Saúde da Família, mantém convênio com Hospital de Ensino (Hospital Alcides Carneiro).

 

“Temos como compromisso a formação de profissionais éticos e com olhar sensível ao outro. A prática no SUS traz esse diferencial. A vivência dos nossos estudantes, com supervisão de nossos professores e preceptores, no dia a dia do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, que é o maior hospital da região, e também no nosso ambulatório escola e nos nossos postos de saúde, somada à qualidade do nosso corpo docente e da nossa infraestrutura, sem dúvida garante uma formação mais completa aos alunos”, detalha a reitora da UNIFASE/FMP, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves. 


Ela lembra que a preocupação com o desenvolvimento integral dos profissionais sempre esteve presente na instituição, que tem como missão fortalecer a pesquisa, a pós-graduação e a extensão para promover a excelência no ensino, sempre mantendo um forte vínculo com a sociedade e seu compromisso social. “É uma preocupação que está implícita no nosso dia a dia desde o início da nossa história. Primeiro, com a Faculdade de Medicina de Petrópolis, depois, com a FASE e, agora, com a UNIFASE. Temos uma instituição sólida que, hoje, de fato, é parte importante da vida da população”, frisa.


Protagonista na formação de profissionais nas áreas de Saúde e Gestão, a UNIFASE/FMP oferece, hoje, 10 cursos de graduação – Administração, Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura), Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia, além dos tecnólogos em Radiologia, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Pública. Também vem ampliando portfólio em cursos de Atualização e Pós-Graduação. A instituição também mantém em seu campus a Escola Técnica Irmã Dulce Bastos, que já se consolidou como referência na formação de técnicos em Enfermagem na cidade. 


Instituição funciona em um campus parque em área de quase 100 mil m²


A UNIFASE/FMP também se destaca por sua infraestrutura. Está instalada em um campus parque com quase 100 mil m² de área arborizada, com biblioteca moderna e laboratórios de ponta. No campus estão um dos mais modernos centros de simulação realística do país e o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), que tem protagonismo na qualificação de profissionais de toda a América Latina e de outras partes do mundo, assegurando treinamento e o desenvolvimento de estudos em técnicas cirúrgicas inovadoras.


A instituição também tem um dos mais modernos Laboratórios de Medicina Regenerativa do Brasil, referência em pesquisas científicas relacionadas às terapias com o uso de células tronco, e, ainda, o Laboratório de Pesquisa em Imunologia Básica e Aplicada, uma parceria com a Fiocruz. 



“Trabalhamos pelo desenvolvimento e pelo fortalecimento de Petrópolis, com investimentos constantes para formar profissionais capacitados, éticos e, acima de tudo, sensíveis nas relações humanas. Estamos preparando profissionais para que consigam enxergar além do que os olhos podem ver. Queremos formar profissionais críticos, que entendam seu papel na sociedade e sejam agentes de transformação”, finaliza a reitora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.

20 de fevereiro de 2026
O Centro Cultural UNIFASE inaugura, no dia 28 de fevereiro, a exposição coletiva “As Multifaces de Mário de Andrade”, mostra dedicada a revisitar a trajetória e o legado de um dos maiores pensadores da cultura brasileira. A abertura acontece das 15h às 19h, e a exposição segue até dia 24 de abril. A mostra marca os 80 anos de sua ausência, reafirmando a importância de manter viva a memória e a relevância de seu pensamento para as novas gerações. Sob a curadoria de Lia do Rio, a exposição reúne 15 artistas do Movimento de Arte Teia, coletivo criado pela artista visual Regina Helene, com a missão de democratizar a arte contemporânea e ampliar seu alcance para diferentes territórios e públicos. “Essa exposição faz parte do Movimento Teia, que se propõe a levar exposições de arte contemporânea para outras cidades do Brasil, além dos grandes centros. Esta exposição vem fazendo um itinerário, no intuito de levar, ao maior número de pessoas, um conhecimento das inúmeras facetas da pessoa Mário de Andrade, que praticamente só conhecemos por meio de seu livro Macunaíma e da Semana de 22. Na realidade ele nos influencia até hoje, através de seus projetos culturais desconhecidos pela grande maioria dos brasileiros”, ressalta a curadora, Lia do Rio. Cada obra é acompanhada de um breve texto que apresenta o que motivou o artista em seu processo criativo, oferecendo ao visitante uma experiência mais aprofundada e reflexiva. Aberta ao público em geral, a exposição dialoga também com escolas e instituições culturais. Durante a exposição, estão previstos encontros com os artistas e ações educativas, reafirmando o compromisso da instituição com uma formação integral, que compreende a arte como dimensão essencial do processo educativo, como destaca o professor Ricardo Tammela, coordenador de Extensão da UNIFASE/FMP. “Mais do que um tributo a um dos maiores intelectuais brasileiros, a mostra convida nossa comunidade acadêmica a experimentar a arte como espaço de sensibilidade, pensamento crítico e construção de identidade. Mário de Andrade foi múltiplo — poeta, pesquisador, modernista, intérprete do Brasil profundo — e sua trajetória nos lembra que a educação não se faz apenas pela técnica, mas pela ampliação do olhar e pela escuta das diversas vozes que compõem o país. Acreditamos que a arte, quando integrada ao ambiente universitário, não é ornamento, mas fundamento: ela humaniza, inquieta e transforma. É nesse horizonte que acolhemos a exposição, como um gesto de abertura ao diálogo entre cultura, educação e sociedade”, conclui Tammela. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h. Serviço: Local: Centro Cultural UNIFASE Exposição: As Multifaces de Mário de Andrade Abertura: 28 de fevereiro, das 15h às 19h Período: 28 de fevereiro a 24 de abril, segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h. Público: Aberto ao público em geral, escolas e instituições culturais 
19 de fevereiro de 2026
Evento, promovido pela UNIFASE, terá debates, oficinas, ações em territórios e atividades culturais sobre mudanças climáticas
13 de fevereiro de 2026
Curso tem nota máxima no MEC e é parte do seleto grupo com acreditação nacional e internacional pelo SAEME