Seminário gratuito de Enfermagem da UNIFASE dá voz aos pacientes sobre suas experiências no cuidado recebido pelos profissionais da área

10 de novembro de 2023
Seminário gratuito de Enfermagem da UNIFASE dá voz aos pacientes sobre suas experiências no cuidado recebido pelos profissionais da área

“Cuide dos outros como você gostaria de ser cuidado!” Essa frase é muito ouvida quando o assunto é saúde, mas na realidade, que tal substituir por questionar a vontade de cada paciente, respeitando sua autonomia? Muitas vezes, existe uma linha tênue entre o que é melhor para quem está cuidando e para quem está sendo cuidado.
 
Neste clima de troca de conhecimentos e experiências, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) inova e convida pacientes para relatarem suas experiências durante o período de internação. Dando voz a quem foi cuidado pelos profissionais da área da Enfermagem, a instituição de ensino vai promover o XVII Seminário de Enfermagem e Encontro com egressos, que terá como tema central “Os desafios e as estratégias para o cuidado integral ao paciente pela equipe de enfermagem".

“Esse ano, o Seminário de Enfermagem vem com uma proposta bem diferente. Abordaremos estratégias que visam o cuidado integral a pessoa, focando nos níveis diferentes da assistência e na prática do cuidado da equipe de enfermagem. A ideia é explorarmos como deve ser esse processo de construção do cuidado integral a partir das respostas humanas buscando garantir o atendimento de suas necessidades. Uma das temáticas volta-se ao cuidado ao paciente vítima de queimadura, teremos a abordagem pré-hospitalar, hospitalar, e ambulatorial. Além disso, teremos a participação de pacientes trazendo a experiência deles ao vivenciarem diferentes situações de vida. Então, será a oportunidade de profissionais e estudantes da área da enfermagem dialogarem com pessoas que sofreram queimaduras e que estão também sob os cuidados paliativos, dando voz a quem é cuidado pelo profissional da área da enfermagem. A voz que precisamos escutar no dia a dia, mas que em algumas situações acabam sendo ignoradas”, explica Natália Duarte, professora do curso de Graduação em Enfermagem da UNIFASE e uma das organizadoras do evento.

O Seminário é gratuito e será realizado no campus da UNIFASE, no próximo dia 16 de novembro, em dois turnos: das 08h às 12h, e das 18h às 22h. As palestras vão abordar o “Cuidado integral ao paciente vítima de queimadura: a atuação da equipe de enfermagem”; “Cuidados paliativos: a atuação da equipe de enfermagem” e a “Atuação da equipe de enfermagem no resgate de vítimas na via pública”.

“O Instituto Rope, que busca realizar sonhos de pessoas portadores de doenças que ameacem suas vidas, também vai participar do evento, trazendo a questão multisetorial e multidisciplinar no cuidar dos pacientes, que não se restringe apenas aos cuidado da doença em si, mas na compreensão da integralidade do ser humano que é o nosso paciente”, destaca Natália Duarte. 


Pela primeira vez, a UNIFASE vai promover um Seminário de Enfermagem que integra os alunos da Graduação e do Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos, abrindo ainda mais o campo de trocas de experiências e o olhar mais ampliado nos diversos processos de cuidado com os pacientes. 

“Esse evento vai proporcionar aos nossos alunos, egressos e participantes muitas reflexões sobre os desafios e as estratégias para o cuidado integral ao paciente pela equipe de enfermagem. É essencial oferecermos esses espaços de aprendizagem, oportunizando encontros dos futuros enfermeiros e técnicos de enfermagem, ao longo do processo formativo, visando o desenvolvimento do pensamento crítico/reflexivo e das competências gerais e específicas de ambas as categorias”, comenta Simone Azevedo, professora da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos e uma das organizadoras do evento.

4 de agosto de 2025
Dados do IBGE mostram que o Brasil vive uma nova realidade demográfica, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000 para 76,4 anos em 2023, superando inclusive os níveis pré‑pandemia. Esse aumento representa um avanço em bem-estar, mas também impõe desafios para a saúde pública e a qualidade de vida na terceira idade. Nesse contexto, a UNIFASE/FMP vai promover gratuitamente o workshop “Envelhecimento Ativo: Um Olhar Interprofissional para a Longevidade” que será realizado no dia 9 de agosto, de 9h às 11h, no campus Barão, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1.003. A proposta é desmistificar o envelhecer, valorizando essa fase como parte natural da trajetória humana. A enfermeira e professora da UNIFASE/FMP, Carolina Laranja, especializada em Enfermagem Gerontológica pela UFF, conduzirá o evento voltado a estudantes, profissionais da saúde, educadores, agentes comunitários, pessoas idosas e familiares, todos convidados a refletir e repensar o envelhecimento como oportunidade de plenitude. “Falar sobre longevidade é essencial para preparar a sociedade para um cenário em que viver mais também signifique viver melhor. É uma oportunidade de ampliar a consciência sobre os desafios e as possibilidades dessa etapa da vida, promovendo respeito, inclusão e qualidade de vida para as pessoas idosas”, ressalta Carolina. Durante o workshop, serão abordadas estratégias para promover uma maturidade mais ativa e saudável, reconhecimento da experiência acumulada ao longo da vida, estímulo ao compartilhamento de vivências multidisciplinares e incentivo a atitudes mais positivas diante da própria história. A ideia é que o participante compreenda que envelhecer não significa perder, mas ganhar novos significados, sabedoria e força interior. “O workshop propõe um espaço de reflexão interprofissional, baseado em evidências e experiências práticas, que desconstrói mitos e estigmas relacionados ao envelhecimento. Por meio de debates e troca de saberes, será possível compreender o envelhecer como um processo natural e potente, repleto de possibilidades”, explica a professora. Ainda de acordo com Carolina, ter profissionais qualificados para cuidar dos idosos tem um impacto direto na qualidade de vida dessas pessoas. “O cuidado à pessoa idosa exige sensibilidade, conhecimento técnico e uma visão integral do ser humano. Profissionais capacitados são fundamentais para identificar necessidades específicas, promover a autonomia, prevenir agravos e garantir um atendimento ético e humanizado, respeitando a individualidade de cada idoso”, explica ela.  As inscrições para o workshop são gratuitas e podem ser feitas até dia 8 de agosto no site https://www.unifase-rj.edu.br/extensao/curso-de-extensao/curso/workshop-envelhecimento-%20ativo-um-olhar-interprofissional-para-a-longevidade
MBA saúde, gestão hospitalar, inovação na saúde, pós-graduação em saúde, UNIFASE FMP, curso híbrido
2 de agosto de 2025
Forme-se como líder na área da saúde com o MBA em Gestão e Inovação da UNIFASE/FMP. Curso híbrido, com imersões presenciais, corpo docente experiente e projeto final aplicado. Início em março de 2026.
1 de agosto de 2025
Neste domingo (3 de agosto), a UNIFASE/FMP e a Escola Técnica Irmã Dulce Bastos promovem a ação Movimenta Saúde: Educação, Esporte e Bem-Estar para Todos, no Circuito de Esporte e Lazer da Avenida Barão do Rio Branco, das 8h às 14h. O stand ficará montado próximo à American Pet.  A população terá acesso gratuito a serviços como aferição de pressão, glicemia, avaliação nutricional, orientações de saúde bucal e primeiros socorros, exposição de imagens radiológicas com patologias, além de dinâmicas sobre liderança e autocuidado. A iniciativa busca integrar saúde, educação e cidadania, aproximando estudantes, professores e comunidade em um dia de aprendizado, bem-estar e responsabilidade social.