UNIFASE/FMP destaca avanços em inteligência artificial aplicada à saúde no Petrópolis Tech Summit 2025

1 de dezembro de 2025
UNIFASE/FMP destaca avanços em inteligência artificial aplicada à saúde no Petrópolis Tech Summit 2025

A UNIFASE/FMP esteve presente no Petrópolis Tech Summit 2025, o principal evento de tecnologia e inovação da Região Serrana, nos dias 28 e 29 de novembro, no Sesc Quitandinha.


Além do estande institucional, participamos do painel “Da Pesquisa à Vida: O Impacto da IA na Saúde e na Inovação Brasileira”, com a professora Thayanne Calcia, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Clínica, que apresentou como a instituição vem aplicando inteligência artificial para aprimorar diagnósticos e apoiar a tomada de decisão clínica, bem como na condução estratégica de ensaios clínicos. 


No painel, a professora destacou os avanços da pesquisa desenvolvida em parceria com o Cefet/RJ, que utiliza modelos de IA para classificar imagens de ressonância magnética de joelho, diferenciando exames normais daqueles com sinais de osteoartrite. A tecnologia já alcançou acurácia de 86,1%, reforçando o potencial da IA para agilizar análises, aumentar a precisão e contribuir para um cuidado em saúde mais eficiente.


Além disso, foi salientado o crescente uso da IA de maneira estratégia na implementação de ensaios clínicos, desde sua concepção, passando pela sua condução e interpretação dos resultados, garantindo que as pesquisas tenham cada vez maior aplicabilidade. 


A UNIFASE/FMP é referência nacional em pesquisas sobre osteoartrite conduzidas no âmbito do Núcleo de Pesquisa Clínica (NPC) e o uso da IA vem ampliando ainda mais o impacto científico e social dessa atuação, aproximando inovação tecnológica e qualidade de vida para a população.

28 de novembro de 2025
Evento reforça integração entre saúde, escola e formação multiprofissional na atenção ao adolescente
27 de novembro de 2025
Única instituição privada premiada, UNIFASE/FMP reforça compromisso com ciência e impacto social
26 de novembro de 2025
Festival recebe duas gerações de autoras da instituição, unindo ficção, pesquisa e paixão pela escrita