Professora da UNIFASE/FMP leva produção acadêmica brasileira à conferência internacional na Europa

22 de julho de 2025
Professora da UNIFASE/FMP leva produção acadêmica brasileira à conferência internacional na Europa

Conferência em Brest, na França, reuniu especialistas de todo o mundo para discutir os futuros possíveis nas representações sociais

O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) estiveram presentes em um dos mais importantes eventos acadêmicos do mundo na área da Psicologia Social. A professora Dra. Maria Regina Bortolini participou da 17ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais (CIRS), realizada de 7 a 12 de julho, na Université de Bretagne Occidentale, em Brest, na França.


O tema geral do evento foi “O futuro nas representações: capturando nosso mundo”. A docente apresentou o trabalho “Tristes, Loucas e Más: refletindo sobre a construção das subjetividades femininas”. De acordo com a professora Maria Regina, esse trabalho foi resultado de uma rica experiência em diversas dimensões, articulando ensino, pesquisa e extensão.


“O projeto “Tristes, Loucas e Más” foi desenvolvido em 2023/2024, com o estudo da obra homônima de Lisa Appignanesi. A cada capítulo lido, promovíamos uma roda de conversa e, a partir dessas discussões, as estudantes elaboravam reflexões em forma de diários. Havia total liberdade para os registros, que podiam ser feitos em qualquer linguagem, seja artística ou acadêmica. Aos poucos, começaram a surgir produções incríveis, tanto do ponto de vista estético quanto da profundidade das reflexões. Fomos construindo novas sensibilidades e sentidos para o feminino. Foi então que percebemos que essa experiência e trabalhos mereciam transbordar para além do grupo, e assim nasceu a ideia de transformar toda essa experiência em uma exposição", lembrou Regina Bortolini, que destacou que as ações fazem parte do Laboratório de Estudos em Representações Sociais e Saúde (LERS), em conjunto com o Coletivo Feminista (COFEM) da instituição.


Após todo esse processo, foi desenvolvido um trabalho em parceria com a egressa do curso de Psicologia da UNIFASE, Ana Beatriz Gonçalves Mello, que foi submetido e aceito na conferência internacional.


“Das inquietações, belas produções e do oceano de significações, nasceu a exposição. Com desejo crescente de compartilhar o processo vivido, foram construídos espaços imersivos, para que além de apresentar os conceitos e temas trabalhados, fosse possível transmitir os incômodos e as acolhidas, dois dos sentimentos centrais vivenciados nessa trajetória. Hoje trabalhando com grupo de mulheres, carrego e compartilho das inúmeras habilidades e saberes aprendidos e desenvolvidos ao longo deste processo que segue em desdobramento até hoje, me proporcionando inquietações e o desejo por mais. Ver que o trabalho foi tão bem aceito também em um congresso internacional, na França e que em outro território ele conseguiu manter sua essência e gerar debates, reflexões e principalmente compartilhamento de experiências é incrível e gratificante demais”, relata Ana.


A conferência, promovida este ano, pelo LP3C – Laboratoire de Psychologie: Cognition, Comportement, Communication – é reconhecida internacionalmente por reunir especialistas, pesquisadores e instituições comprometidas com o avanço das teorias e práticas em torno das representações sociais. Desde 1992, o evento alterna edições na Europa e em outros continentes, sendo considerado referência para a comunidade científica global. Ainda de acordo com a professora Regina Bortolini, a relação entre arte, linguagem, representações sociais e subjetividades é pouco explorada. Por isso, o trabalho apresentado trouxe inovação, gerando debates, reconhecimento e elogios.



“Eu fiquei muito feliz com a receptividade, com o debate rico que o trabalho promoveu, com os elogios recebidos pela riqueza do trabalho. Isso gerou alguns contatos com pesquisadores de outras universidades no México, na Argentina e em Portugal e a possibilidade de convite para fazer um artigo a ser publicado em uma revista francesa. Então acho que a repercussão foi muito boa, muito positiva. Eu saí do Congresso muito feliz de ver que, apesar de eu estar numa universidade privada no interior do estado do Rio de Janeiro, o nosso trabalho se destacou inovando práticas e metodologias de pesquisa e ensino no campo das representações sociais”, completou ela.


22 de julho de 2025
O trabalho “Prática assistencial na Odontologia: uma reflexão necessária”, apresentado pela professora e coordenadora do curso de Odontologia da UNIFASE, Maria Isabel Bastos Valente, foi classificado em primeiro lugar na categoria "Rodas Saberes e Experiências", durante a 60ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), realizada entre os dias 15 e 18 de julho, em Manaus (AM). O estudo foi desenvolvido em coautoria com a subcoordenadora do curso de Odontologia da UNIFASE, Natália Araújo Silva Prado, da professora do curso de Odontologia da UNIFASE, Kátia Mendes de Souza e da ex-coordenadora do curso de Odontologia da UNIFASE, Vera Lígia Vieira Mendes Soviero.  Inserido no eixo temático de “Estrutura curricular e projetos pedagógicos”, o trabalho trouxe uma reflexão sobre a importância da atenção integral à saúde, da humanização da assistência e do papel da saúde bucal no cuidado multiprofissional, com foco na formação crítica e sensível de futuros profissionais de Odontologia. A apresentação integrou a participação do curso de Odontologia da UNIFASE na 60ª edição do evento, considerado um dos mais relevantes encontros acadêmicos do país na área. Realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques - Manaus, a reunião da ABENO reuniu professores, coordenadores, estudantes e profissionais da rede de saúde de todas as regiões brasileiras, sob o tema: “Protagonismo estudantil, atividades práticas curriculares e docência criativa na formação em odontologia”.
21 de julho de 2025
O professor Ricardo Tammela, coordenador de Extensão da UNIFASE/FMP, em coautoria com cinco estudantes extensionistas, acaba de publicar o artigo “Narrativas de uma extensão sentipensante: um canto ao caminhar, ao encontrar, ao dialogar...” na Revista Em Extensão, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Esta é a segunda publicação de uma série de três artigos sugerida pela própria revista. Esse texto retrata a experiência bem-sucedida de extensão universitária, baseada na vivência e na escuta, desenvolvida pela instituição em um projeto no Vale do Carangola. Tammela explica que o texto narra essa experiência de caminhar à deriva, sentir e ser afetado, tecendo relações entre o cotidiano, os saberes populares e a universidade. “Ao caminhar pelas ruas e servidões do Vale do Carangola, nos colocamos em movimento, abertas ao encontro, ao afeto e à linguagem que nos atravessa. Os encontros não são casuais; eles emergem da interação e, quando recorrentes, nos transformam. Essa experiência, compõem a trama viva de uma extensão universitária comprometida com a coletividade e a transformação”, complementa o professor. O artigo foi produzido em conjunto com as alunas do curso de Medicina, Ana Iasmin Rodrigues Bruno, Mariana Innocencio, Antonia Zigoni, Rafaella Folhadella Battaglia e da estudante do curso de Nutrição, Íris Rigolon Machado Giglio Santos. Para Rafaella Folhadella, aluna do 10° período do curso de Medicina da FMP, participar do projeto no Vale do Carangola foi uma experiência transformadora. Segundo ela, a atividade foi um encontro com uma realidade que muitas vezes passa despercebida. “A vivência nas ruas, escolas e casas da comunidade me ensinou que a extensão universitária vai além da teoria: ela acontece no sentir, no diálogo e no reconhecimento da potência das pessoas envolvidas. É sobre sentir junto, estar presente, deixar que as histórias nos toquem. Foi ali que eu percebi que aprender também é escutar o outro, reconhecer suas dores, seus sonhos”, ressalta ela. A publicação do artigo evidencia o trabalho desenvolvido no Vale do Carangola, que pode inspirar outras iniciativas na comunidade acadêmica. “A gente precisa muito divulgar projetos como esse dentro da universidade. Porque eles mostram que a educação não acontece só na sala de aula, mas também no contato com a comunidade, na troca verdadeira. Divulgar esse tipo de vivência ajuda a valorizar o papel da extensão, e principalmente, mostra que existem outras formas de produzir conhecimento — formas mais humanas, mais conectadas com a vida real. O artigo foi uma forma de registrar isso tudo, de compartilhar essas experiências com outras pessoas que talvez nunca tenham pisado em um lugar como o Vale, mas que podem se sensibilizar e repensar seu lugar dentro da universidade e da sociedade”, explicou Rafaella.  O artigo está disponível no site: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/77586
17 de julho de 2025
O curso de Odontologia da UNIFASE, reconhecido como um dos melhores do Estado do Rio de Janeiro, abre as portas para quem deseja vivenciar, na prática, a profissão e suas inovações tecnológicas. No dia 22 de julho, das 14h às 18h, acontece o workshop gratuito “Odonto 3.0: prática na era digital”, no Ambulatório Escola da instituição, localizado na Rua Hyvio Naliato, 869 – Cascatinha. Durante quatro horas, os participantes poderão experimentar a rotina da odontologia contemporânea, com foco no uso de tecnologias digitais aplicadas ao diagnóstico e atendimento clínico. A atividade será conduzida pelos professores do curso de Odontologia da UNIFASE, Paulo Belo, mestrando em Prótese Dentária na UERJ, Andreia Machado, mestre em Odontologia pela UERJ e Suzana Kind, especialista em Ortodontia, Ortopedia Funcional dos Maxilares e Estomatologia. Com vagas limitadas, o workshop representa uma excelente oportunidade para conhecer de perto os diferenciais da graduação em Odontologia da UNIFASE, tais como: • Scanner intraoral e fresadoras digitais de última geração • Mais de 50 consultórios totalmente equipados • Prontuário eletrônico com tecnologia de ponta • Materiais para procedimentos fornecidos pela instituição, com qualidade garantida • Formação prática desde o início do curso As inscrições estão abertas até 21 de julho e devem ser feitas pelo site: unifase-rj.edu.br/extensao/curso-de-extensao/curso/odonto-3.0-pratica-na-era-digital