Programa Ecoar debate a igualdade de oportunidades dos alunos com deficiência na formação do ensino básico

11 de abril de 2024
Programa Ecoar debate a igualdade de oportunidades dos alunos com deficiência na formação do ensino básico

No 22º episódio, o programa Ecoar-Diálogos de Cidadania convida a pedagoga e historiadora Franciele Busico Lima e o matemático Everton Bezerra, para debater o tema “Ciência Cidadã: acesso e acessibilidade no ensino básico”. A transmissão ao vivo, acontecerá no dia 17 de abril (quarta-feira), às 14h, pelos canais:www.youtube.com/c/VideoSaúdeDistribuidoradaFiocruz e www.youtube.com/c/UNIFASE  

 

A partir do tema geral Ciência e Tecnologia, o primeiro episódio deste ano debateu o acesso ao conhecimento científico no ensino superior. Agora, no segundo episódio dessa temporada, a proposta é promover uma reflexão sobre as estratégias para a eliminação das barreiras atitudinais, metodológicas e instrumentais que impedem a formação com igualdade de oportunidades de alunos com deficiência. Quais os recursos e tecnologias que possibilitam o aprendizado das ciências? Quais são as dificuldades de acesso e como superá-las? Quais os desafios para uma ciência cidadã? Conduzido por Tuca Munhoz, o programa dura 45 minutos e conta com intérprete de Libras e legendagem ao vivo. 

 

Perfil dos convidados 

 

• Franciele Busico Lima – pedagoga e historiadora. Mestre em Estética e História da Arte e Doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atua como Coordenadora Geral do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Perus I, na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Faz parte da coordenação colegiada do Fórum Estadual de Educação de Jovens e adultos de São Paulo.  

 

• Everton Bezerra - graduado em Matemática pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduado em Teoria e Prática do Ensino de Matemática pela Fundação Educacional Unificada Campo-grandense e mestrando em Ensino na Temática da Deficiência Visual no Instituto Benjamin Constant. É professor de matemática do ensino básico, técnico e tecnológico no IBC, lotado no Departamento Técnico Especializado, na Divisão de Imprensa Braille. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Adaptação (GEPA), vinculado à Coordenação de Adaptação de Livros Didáticos e Paradidáticos.  

 

 

O projeto Ecoar – Diálogos de Cidadania  

O Ecoar - Diálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS/Fiocruz e UNIFASE), que busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania. 

Apoiado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF), o Ecoar faz parte da estratégia de divulgação de informações e translação do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social.  

 

Entre os outros parceiros que contribuem para a viabilização do programa estão: ASCOM ICICT, ASCOM UNIFASE e Videosaúde Distribuidora. Os interessados podem entrar em contato com a equipe de comunicação do NIPPIS por meio do e-mail:nippis@icict.fiocruz.br.  

  

 


22 de agosto de 2025
Enquanto Ministro da Saúde, Temporão acreditou no papel do hospital municipal Alcides Carneiro como hospital de ensino
12 de agosto de 2025
Evento gratuito oferece oficinas, palestras e vivências acadêmicas para auxiliar na escolha profissional
11 de agosto de 2025
O Centro Cultural do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e da Faculdade de Medicina de Petrópolis vai abrigar a exposição “Arte Garagem 20 anos”, essa é a comemoração de duas décadas do projeto Arte Garagem, uma das mais expressivas iniciativas de arte contemporânea de Petrópolis. A exposição será inaugurada no dia 16 de agosto, às 16h, com visitação gratuita aberta ao público entre os dias 18 de agosto e 20 de setembro, sempre de segunda a sábado, das 9h às 18h. Criado em 2005 pelos artistas Rosa Paranhos e Claudio Partes, o projeto nasceu com a proposta de ser um espaço de experimentação artística e aproximação com o público. O nome faz referência à ocupação de espaços alternativos, dando visibilidade à arte contemporânea e estimulando o diálogo entre artistas, comunidade e instituições. O Centro Cultural da UNIFASE/FMP tem uma longa relação com o projeto Arte Garagem, compartilhando o espírito de liberdade criativa e abertura para novas linguagens artísticas. “Ficamos felizes de comemorar este aniversário aqui”, destacou Claudio Partes. A exposição comemorativa reúne 17 artistas – entre nomes históricos do projeto e novos convidados – com obras que vão de pinturas e desenhos a cerâmicas, colagens, fotografias e performances. Estão entre os participantes AK47, Aline Klem, Ana Maria Lessa, Daniela Versiani, Denise Campinho, Doug, Emídio Montenegro (in memoriam), Jarbas Paullous, Josiana Oliveiras, Leticia Kling, Maria Eduarda Gurjão, Nelson Ricardo (in memoriam), Quinan, Renata Vasconcellos e Sandra Vissotto. SERVIÇO: Exposição Arte Garagem 20 anos Abertura: 16 de agosto, 16h Visitação: 18 de agosto a 20 de setembro, das 9h às 18h (seg. a sáb.) Centro Cultural UNIFASE/FMP - Av. Barão do Rio Branco, 1003 - Centro, Petrópolis - RJ