Professores da Universidade de DUKE, na Carolina do Norte, participam de treinamento na UNIFASE/FMP para o tratamento da Dor Orofacial

4 de julho de 2024
Professores da Universidade de DUKE, na Carolina do Norte, participam de treinamento na UNIFASE/FMP para o tratamento da Dor Orofacial

O pró-reitor de Pesquisa do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) e coordenador do Laboratório de Medicina Regenerativa da UNIFASE/FMP, Prof. Dr. Ricardo Tesch, recebeu nesta semana na instituição dois professores e pesquisadores da Universidade de DUKE, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, para treinamento de guiagem por ultrassom na Articulação Temporomandibular (ATM). O treinamento foi realizado no Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), estrutura da UNIFASE e da Faculdade de Medicina de Petrópolis que é referência na América Latina na pesquisa e desenvolvimento de técnicas cirúrgicas inovadoras.

Os professores Aurélio Alonso e Daniela Vivaldi explicaram que o uso do ultrassom para guiar  injeções intra-articulares em ATM não é comum nos EUA. “A experiência que tivemos na UNIFASE/FMP foi excelente. É uma técnica segura que, agora, poderemos aplicar no tratamento de pacientes também nos EUA e também replicar em cursos”, explicou Dr. Aurélio Alonso, que é especialista em DTM e Dor Orofacial, e professor Assistente do Departamento de Anestesiologia da Universidade de DUKE.


“É uma satisfação muito grande ver os frutos deste trabalho de décadas que desenvolvemos aqui na UNIFASE/FMP. Foram as pesquisas na área de Medicina Regenerativa que trouxeram a necessidade de expertise para injeções guiadas com segurança e muita precisão. Desenvolvemos a técnica e fomos reconhecidos pelo trabalho. Primeiro foi difundida na América Latina e, agora, estamos recebendo também profissionais da América do Norte interessados em aprender conosco. É um processo de internacionalização importante. Estamos não apenas indo a diferentes partes do mundo mostrar e ensinar o que desenvolvemos aqui, mas também recebendo os especialistas aqui, para que aprimorem seu conhecimento”, frisou o Prof. Dr. Ricardo Tesch, lembrando que, em fevereiro de 2023, a UNIFASE/FMP já recebeu uma profissional da Dinamarca para acompanhar na clínica do Ambulatório Escola a execução desses procedimentos. 


"Bem, eu vi que o Dr. Ricardo Tesch utiliza o ultrassom para a aplicação de injeções na Articulação Temporomandibular. Esse não é um procedimento que costumamos fazer com ultrassom na Dinamarca. No entanto, para garantir que se encontre o local exato para inserir a agulha, o ultrassom é fundamental e muito útil. Por isso, pensei que estar aqui e observar como o Dr. Ricardo utiliza essa tecnologia seria algo valioso que eu poderia levar de volta para a Dinamarca. Assim, poderia começar a usar essa técnica e ser mais precisa nas minhas injeções, contribuindo para minha evolução profissional", explica Mette Thastum, professora da Universidade de Aarhus.



28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.