Professoras da UNIFASE/FMP produzem trabalhos apresentados em congresso internacional na USP sobre inclusão e comunicação acessível

Evento internacional discutiu diversidade, direitos humanos e políticas públicas para pessoas com deficiência
As professoras Clévia Sies e Cristina Rabelais, da UNIFASE/FMP, são autoras de trabalhos apresentados no I Congresso Internacional sobre Deficiência da USP – "Diversidade, Direitos e Corpos: Barreiras e Participação Social no Mundo Contemporâneo", realizado entre os dias 21 e 24 de outubro, em São Paulo.
A professora e coordenadora do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), Cristina Rabelais, representou o grupo presencialmente no evento, que reuniu pesquisadores, profissionais e representantes de movimentos sociais do Brasil e de diversos países para debater políticas públicas e participação social das pessoas com deficiência.
As docentes estiveram entre as autoras dos trabalhos "Os dados falam e as pessoas também: Tecendo redes de conhecimento em busca da inclusão e do fortalecimento de políticas públicas para pessoas com deficiência" e "Estratégias dialógicas de comunicação no YouTube: a participação de pessoas com deficiência no canal do NIPPIS", ambos vinculados ao Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS).
Os estudos destacam a integração entre produção científica, comunicação acessível e participação social, reafirmando o compromisso da instituição com uma ciência inclusiva e transformadora. Entre as iniciativas apresentadas, estão o Sistema Nacional de Indicadores sobre Deficiência (SISDEF), plataforma pioneira e de acesso aberto que reúne mais de 150 indicadores sobre deficiência — e as ações de comunicação acessível do NIPPIS, como o programa "Ecoar – Diálogos de Cidadania" e o podcast "Rolando os Dados", que ampliam as vozes das pessoas com deficiência e promovem o controle social.
Segundo a pesquisadora e professora da UNIFASE/FMP Cristina Rabelais, "o congresso foi um momento extremamente rico de compartilhamento das produções e desafios enfrentados no debate sobre diversidade, direitos e políticas públicas. O NIPPIS teve presença expressiva no evento: Silvia Pereira e Tuca Munhoz foram palestrantes na mesa "Políticas sociais e as pessoas com deficiência: desigualdade social e direitos", além de colaborarem como organizadores. Manoel Negraes palestrou na mesa "Controle Social e Enfrentamento das Barreiras". Também estiveram presentes apresentando trabalhos Jéssica Muzi e Francine Dias. Nos trabalhos apresentados, desenvolvidos no âmbito do NIPPIS, foram compartilhadas experiências de produção de conhecimento científico e sua divulgação de forma participativa e em linguagem simples, voltadas para temas relacionados à saúde e aos direitos humanos das pessoas com deficiência", falou Cristina.
A professora da UNIFASE/FMP Clévia Sies reforçou o papel da instituição na promoção dos direitos humanos, da diversidade e da inclusão social, fortalecendo redes de conhecimento e colaboração científica em torno das políticas públicas para pessoas com deficiência.
"A acessibilidade e a inclusão fazem parte do dia a dia da UNIFASE/FMP. A instituição possui uma Comissão de Acessibilidade e a Liga Multidisciplinar da Pessoa com Deficiência, da qual sou a professora responsável, o que denota a preocupação crescente com as pessoas com deficiência. Levar a UNIFASE/FMP para o I Congresso da USP foi fundamental para demonstrar nossa atuação nessa área e o apoio à construção de novas políticas públicas", destaca Clévia.
Sobre o NIPPIS
O Núcleo de Informação, Políticas Públicas, Inclusão e Saúde (NIPPIS) é uma iniciativa conjunta da Fiocruz e da UNIFASE/FMP, criada em 2015. O núcleo atua na interseção entre informação, comunicação e cultura, promovendo a produção e a democratização do conhecimento científico em linguagem acessível. Seu trabalho é voltado para a promoção dos direitos humanos, inclusão social e fortalecimento do controle social nas políticas públicas, com foco em grupos populacionais pouco visíveis nas estatísticas oficiais. Além disso, desenvolve atividades formativas voltadas à graduação e pós-graduação, estimulando uma atuação profissional crítica, ética e socialmente comprometida.
Conheça nossos projetos e pesquisas em: https://nippis.icict.fiocruz.br/






