Processo seletivo para os programas de Residência da UNIFASE/FMP serão realizados pelo ENARE

5 de setembro de 2023
Processo seletivo para os programas de Residência da UNIFASE/FMP serão realizados pelo ENARE

A partir de agora, os profissionais da área da saúde que desejam fazer uma especialização no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) devem participar do processo seletivo do ENARE (Exame Nacional de Residência em Saúde), desde a inscrição até a classificação. A avaliação tem como objetivo selecionar candidatos para os programas de residência médica, multiprofissional e em área profissional de saúde em todo o território nacional. 


“Antes o processo seletivo era próprio da instituição, ou seja, o candidato se inscrevia no nosso processo seletivo e concorria a vagas de nossa instituição e, mais recentemente, do Hospital Santa Teresa. Com essa mudança, os candidatos, com única inscrição, vão concorrer a vagas no país inteiro. Nossa instituição é conhecida por seu compromisso com a educação médica de excelência, oferecendo oportunidades únicas de aprendizado prático e teórico, em associação à Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis, com cenários

reais, bem estruturados e com toda a possibilidade de crescimento profissional. Além disso, contamos com uma equipe de corpo docente altamente qualificada, composta por especialistas reconhecidos nacional e internacionalmente. Mais do que apenas o treinamento clínico, oferecemos oportunidades para desenvolver habilidades de pesquisa, apresentação e publicação, preparando nossos residentes para uma carreira de sucesso. Nossos programas promovem a colaboração entre diversas profissões da área de saúde e especialidades médicas, enriquecendo a experiência de aprendizado e preparando o profissional para os desafios do mundo real”, explica Miguel Koury Filho, Coordenador da Residência Médica (COREME) da UNIFASE/FMP.

Com mais de 50 anos de tradição na formação médica e em diversas áreas da saúde, a UNIFASE/FMP oferece várias possibilidades de especialização, inclusive com ampla estrutura, em suas unidades próprias e conveniadas, para garantir a formação prática de excelência dos profissionais.


“A UNIFASE/FMP é uma Instituição de Ensino Superior que está fortemente alinhada com a rede de saúde do Município, sendo as Residências Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde uma construção pactuada entre as partes, o que confere ao residente a certeza da formação de qualidade e a vivência prática nos equipamentos de saúde de nossa região, capaz de potencializar a formação em saúde e a assistência das demandas de saúde nacionais e locais”, salienta Thaise Gasser Gouvêa, Coordenadora da

Residência Multiprofissional (COREMU) da UNIFASE/FMP.

As inscrições para o processo seletivo do ENARE podem ser realizadas até o dia 14 de setembro, por programa. A UNIFASE/FMP está cadastrada como Fundação Octacílio Gualberto, com cenários de prática no Hospital Alcides Carneiro para a área médica e uniprofissional e na Secretaria Municipal de Saúde para a multiprofissional. Outras informações estão disponíveis no site: www.unifase-rj.edu.br/pos-unifase/programas-de-residencia


29 de julho de 2025
Descubra como a fisioterapia na atenção primária à saúde fortalece o SUS e conheça a nova pós-graduação da UNIFASE/FMP com foco em APS.
28 de julho de 2025
Descontos são válidos para nove cursos e funcionários do Hospital Alcides Carneiro também têm condições especiais
25 de julho de 2025
Estudantes extensionistas da UNIFASE/FMP e da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, participaram de uma vivência imersiva no Quilombo Boa Esperança, em Areal/RJ. Entre os dias 14 e 20 de julho, os alunos se dedicaram a ações de escuta, troca de saberes e construção coletiva com os moradores da comunidade quilombola. “Como extensionista uruguaio, vivenciar a relação que a UNIFASE/FMP constrói com a comunidade quilombola nos inspira a aprofundar o diálogo de experiências e saberes em uma perspectiva regional. A UdelaR reconhece a importância da colaboração e da complementaridade para refletirmos sobre o papel da extensão universitária nas sociedades do conhecimento do século XXI”, destaca Kail Márquez García, professor da UdelaR. A atividade fez parte de um projeto de extensão que já acontece há mais de um ano e teve como foco o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento das realidades do território e o aprendizado sobre o cuidado em sua dimensão mais ampla — afetiva, social e política. Ao longo da semana, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, que compartilharam não apenas suas rotinas, mas também seus saberes e histórias. Ao final da vivência, os participantes realizaram uma devolutiva à comunidade, reunindo reflexões e aprendizados construídos de forma coletiva. “Foram dias de troca profunda entre o quilombo e a cidade, onde a beleza da cultura encontrou a dureza da desigualdade. Mostramos nossa resistência, nossas dores e esperanças, e plantamos em cada visitante um olhar mais humano e consciente”, explica Danilo da Silva Barbosa, quilombola. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, valorizando o diálogo com diferentes contextos e promovendo experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Na UNIFASE/FMP, a extensão é parte viva da formação — criando pontes entre saberes e territórios. "Vivências como essa nos lembram que a universidade não deve apenas formar profissionais, mas cidadãos comprometidos com a realidade social e preparados para escutar e construir junto", comenta a docente de Extensão da UNIFASE/FMP, Gleicielly Braga.