Poluição plástica e saúde planetária: por que precisamos repensar nossa relação com o meio ambiente

28 de maio de 2025
Poluição plástica e saúde planetária: por que precisamos repensar nossa relação com o meio ambiente

ONU faz alerta global e UNIFASE/FMP propõe caminhos regenerativos com curso de extensão e ações sustentáveis

A poluição plástica é um dos maiores desafios ambientais da atualidade e está diretamente ligada à saúde humana. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), aproximadamente 430 milhões de toneladas de plástico são produzidas anualmente, mas apenas 9% são recicladas. Em 2025, a campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), faz um apelo global para o combate ao uso indiscriminado de plástico e incentiva ações sustentáveis em todas as esferas da sociedade.

 
“A maioria dos produtos é feita total ou parcialmente de plástico, ou vem embalada nele. Isso gera uma produção massiva e um descarte descontrolado, com graves impactos ambientais, principalmente devido ao longo tempo de degradação do material. A quantidade de nanopartículas plásticas no ambiente é alarmante e suas consequências ainda são imprevisíveis. O ser humano não tem saúde se o planeta está doente. A produção em larga escala de resíduos compromete os ecossistemas e, consequentemente, a nossa qualidade de vida. Microplásticos já foram encontrados em órgãos como cérebro, placenta, rins e fígado. Ainda não sabemos ao certo os impactos dessas partículas na fisiologia humana, mas os efeitos são acumulativos e preocupantes”, alerta Paulo Sá, médico e professor da UNIFASE/FMP, especialista em Saúde Planetária.


Na UNIFASE/FMP, essa pauta é levada a sério — dentro e fora da sala de aula. Para fortalecer o debate e contribuir com soluções práticas, a instituição está com inscrições abertas para o curso de extensão “Saúde Planetária e Cultura Regenerativa: Caminhos para a geração de saúde e transformação sistêmica”, com início marcado para o dia 7 de junho. Com 47 horas de duração, o curso é totalmente online e ao vivo, oferecendo uma abordagem inovadora sobre as conexões entre saúde humana, meio ambiente e responsabilidade coletiva.


Voltado para estudantes, profissionais de saúde, educadores, gestores e líderes comunitários, o curso propõe práticas regenerativas e a criação de mapas de transformação pessoal e territorial. Um dos professores do curso é Rodrigo D'Almeida, mestre e pesquisador em Desenvolvimento Sustentável pela UFFRJ, facilitador de Culturas Regenerativas pelo Gaia Education. Segundo ele, a Cultura Regenerativa vai além da sustentabilidade: “não é só evitar danos, mas curar e revitalizar a vida”.


As inscrições para participar do curso vão até o dia 05 de junho. Saiba mais em: 
www.unifase-rj.edu.br/extensao/curso-de-extensao/curso/saude-planetaria-e-cultura-regenerativa-ead.

Sustentabilidade na prática

Na UNIFASE/FMP, os princípios ensinados no curso estão presentes na rotina institucional. A instituição mantém ecopontos permanentes para a coleta de lacres, tampinhas plásticas e óleo de cozinha, unindo educação ambiental e impacto social. Desde 2012, o projeto Anel de Solidariedade já arrecadou 16 toneladas de lacres, revertidas em 188 cadeiras de rodas. Iniciativas recentes também ganham força, como o recolhimento de óleo, com 114 litros destinados ao projeto INcluir Petrópolis, e a campanha Tampinhas da Esperança, que ajuda a custear o cuidado de mais de 300 cães resgatados. Já o projeto Era Lixo, Virou Luxo, reconhecido pela OMS, transforma resíduos em objetos úteis e criativos. A Cantina Escola também se tornou ponto de coleta seletiva, reforçando o compromisso da comunidade acadêmica com o descarte correto.

Além das ações práticas, o conceito de saúde planetária também está presente nos currículos dos cursos de graduação e no campus parque, que segue um modelo sustentável e abriga eventos voltados à preservação ambiental.


Ecopontos:

* Estacionamento coberto do Campus Barão do Rio Branco (Av. Barão do Rio Branco, 1003, Centro)
* Ambulatório Escola (Rua Hyvio Naliato, 869, Samambaia)
* PSF Estrada da Saudade (Rua Estrada da Saudade, 160)
* PSF Machado Fagundes (Rua Dr. Paulo Rudge, 238)
* PSF Boa Vista (Rua Henrique João da Cruz, 300)
* PSF Nova Cascatinha (Rua Hyvio Naliato, 951)


11 de setembro de 2025
A Avenida Barão do Rio Branco vai se transformar mais uma vez em um espaço de promoção da saúde. Neste domingo, 14 de setembro, acontece a 2ª edição do Movimenta Saúde: Educação, Esporte e Bem-Estar para Todos, uma iniciativa da UNIFASE/FMP em parceria com a Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. As atividades estão programadas para ocorrer das 8h às 12h, próximo à American Pet. Nesta edição será realizada a Campanha “A Vida Continua” que marca o “Setembro Verde”, mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Outra novidade é o tema “Saúde & Sol”: Proteção Solar em Movimento, que vai explicar a necessidade de se expor ao sol com proteção adequada. Além disso, a comunidade poderá contar com atendimentos gratuitos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, frequência cardíaca, avaliação nutricional, orientações sobre saúde bucal e primeiros socorros. Também serão oferecidas atividades educativas, incluindo exposição de imagens radiológicas com patologias e dinâmicas voltadas para o autocuidado. Mais do que serviços de saúde, o Movimenta Saúde busca aproximar estudantes, professores e população, estimulando hábitos saudáveis e fortalecendo a integração entre conhecimento, bem-estar e responsabilidade social. Serviço: Data: Domingo, 14 de setembro Horário: 8h às 12h Local: Avenida Barão do Rio Branco – próximo à American Pet
11 de setembro de 2025
Falar sobre o envelhecimento ganha cada vez mais relevância num país em rápida transição demográfica. Segundo dados do último Censo do IBGE, o número de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil chegou a 32,1 milhões, equivalendo a 15,8 % da população nacional. Pensando nessa temática, a UNIFASE está ampliando sua atuação na área da gerontologia com a realização de dois cursos de extensão voltados ao envelhecimento e aos direitos da pessoa idosa. As atividades fazem parte do projeto “Percurso da Pessoa Idosa”, uma trilha de cursos que busca oferecer conhecimento acessível e integrado para diferentes públicos. “O envelhecimento populacional é uma realidade global e compreender esse processo é fundamental para promover saúde, prevenir agravos e assegurar condições que favoreçam um envelhecimento ativo, saudável e digno”, destaca Carolina Laranja, especialista em Enfermagem Gerontológica e professora de ambos os cursos. O primeiro curso, “Envelhecendo com Sabedoria – desmistificando o processo do envelhecer”, será realizado nos dias 20 e 27 de setembro, das 8h às 12h. A proposta é promover uma reflexão sobre o processo de envelhecimento, abordando desde conceitos básicos sobre quem é a pessoa idosa até estratégias de promoção da saúde, hábitos de alimentação e atividade física. O objetivo é ajudar a desconstruir preconceitos e estimular uma visão positiva e saudável sobre essa etapa da vida. Na sequência, será realizado o curso “Desmistificando os Direitos das Pessoas Idosas”, nos dias 18 e 25 de outubro de 2025, também das 8h às 12h. Essa formação vai aprofundar o conhecimento sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e os direitos fundamentais garantidos por lei, com destaque para o direito à saúde e a forma de acessar serviços dentro do SUS. Os cursos são voltados para estudantes, profissionais de diversas áreas, educadores, líderes comunitários, agentes comunitários de saúde, pessoas idosas, pessoas que cuidam e familiares de pessoas idosas, profissionais da saúde. Segundo a professora da UNIFASE, Carolina Laranja, capacitar profissionais para os cuidados com a pessoa idosa, além de trazer novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, pode proporcionar para esse grupo qualidade de vida nessa fase. “O crescimento da população idosa amplia a demanda por serviços especializados, pesquisas, políticas públicas e inovação, configurando um campo em expansão e com múltiplas oportunidades em áreas como saúde, educação, assistência social e tecnologia. Além disso, a capacitação garante profissionais cada vez mais qualificados para uma atenção integral e humanizada à pessoa idosa. Isso promove o cuidado adequado, e também o fortalecimento da autonomia, do bem-estar e da qualidade de vida nessa etapa da vida”, finaliza ela. Os dois cursos serão realizados no campus Barão, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1.003. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site: https://www.unifase-rj.edu.br/extensao/cursos-de-extensao
10 de setembro de 2025
A FMP marcou presença na solenidade de abertura das comemorações dos 80 anos do Conselho Federal de Medicina, realizada nesta quarta (10), em Brasília, com a participação de importantes lideranças médicas, políticas e acadêmicas de todo o país. Na foto, o Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Álvaro Veiga e a professora, Eneida Veiga representando nossa instituição neste momento histórico para a saúde brasileira.