NIPPIS Podcasts discute direitos sexuais e pessoas com deficiência

17 de março de 2025
NIPPIS Podcasts discute direitos sexuais e pessoas com deficiência

No dia 17 de março, foi ao ar o quarto episódio do Rolando os Dados, podcast produzido pelo Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS) da Fiocruz e da UNIFASE. O episódio abordou um tema cercado de tabus e desafios: os direitos sexuais das pessoas com deficiência.


Com apresentação de Tuca Munhoz, comunicador e ativista de direitos humanos, o episódio trouxe uma discussão sobre capacitismo e sexualidade, destacando a invisibilização das pessoas com deficiência no debate público e os avanços conquistados na legislação brasileira. Foram mencionadas produções audiovisuais que jogam luz sobre o tema, como os documentários Transo (2023), de Lucca Messer, e Assexybilidade (2024), de Daniel Gonçalves, além de iniciativas inovadoras que promovem a inclusão e o acesso à educação sexual.


Especialistas e ativistas participaram do episódio, compartilhando experiências e desafios enfrentados por pessoas com deficiência no exercício de sua sexualidade. Entre os convidados, a pesquisadora Laís Costa, da Fiocruz, falou sobre a cartilha Direitos e Saúde Sexual das Pessoas com Deficiência (https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/pessoa-com-deficiencia/publicacoes/Guia_Direitos_e_SadeSexual.pdf), desenvolvida para orientar trabalhadores da saúde e gestores públicos.


O episódio também destacou iniciativas como a Blind Sexy, loja virtual criada por Thais Coutinho para oferecer produtos eróticos a pessoas com deficiência visual de forma acessível, e a produção pioneira de filmes eróticos com audiodescrição e legendas descritivas no Brasil.



O episódio está disponível nas principais plataformas de streaming. Basta acessar: NIPPIS Podcasts no Spotify (https://open.spotify.com/show/59Bv1oQr2ztkG1i3jCXyWe) ou no YouTube (https://www.youtube.com/playlist?list=PLkg9GuAwaC2sNk7k4CENNTSiKoqS8k-gQ).


17 de setembro de 2025
Acordo firmado em abril amplia a cooperação em pesquisa, ensino e extensão, fortalecendo a internacionalização
17 de setembro de 2025
A UNIFASE/FMP esteve presente no 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, em Natal (RN). O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica, trouxe como tema central “Do mar ao sertão: os novos paradigmas da educação médica”, estimulando reflexões sobre os desafios e transformações na formação médica no país. Durante o congresso, a residente do programa Medicina de Família e Comunidade, Ramila Cristina Lopes Tostes representou a UNIFASE/FMP na mesa-redonda “Impacto da graduação na formação de especialistas para Atenção Primária à Saúde”. A discussão destacou como a inserção precoce dos estudantes na Atenção Primária, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), pode despertar maior interesse pela Medicina de Família e Comunidade e contribuir para a consolidação de um cuidado em saúde mais integral e humanizado. No mesmo evento, o professor Jaime Charret tomou posse como Delegado Educador da regional RJ/ES da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica), reforçando o protagonismo da instituição nos debates nacionais sobre a formação médica.  Além de propor um olhar crítico e reflexivo sobre a educação médica, o COBEM 2025 reforçou a necessidade de alinhar a formação dos futuros profissionais às realidades locais e regionais, valorizando a diversidade cultural e territorial do Brasil, sem perder a conexão com os contextos globais, características que vem de encontro com as diretrizes da UNIFASE/FMP. O evento reuniu educadores, gestores e estudantes em um ambiente de diálogo, acolhimento e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer práticas mais inclusivas e alinhadas às demandas da população.
16 de setembro de 2025
A professora Leninha Valério, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, foi homenageada durante o 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizado de 3 a 6 de setembro, no Rio de Janeiro. Leninha foi a presidente de honra do encontro, que reuniu especialistas renomados do Brasil e do mundo para debater avanços e práticas na área da dermatologia. Na foto, da esquerda para a direita: Drª Leninha Valério, coordenadora da Pós-graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, Dr. Gilvan Alves, dermatologista de Brasília e Dra. Leandra Metsavaht, presidente do 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia.