Inovação: mesa anatômica 3D com réplicas em tamanho real é adquirida pela UNIFASE/FMP

27 de junho de 2024
Inovação: mesa anatômica 3D com réplicas em tamanho real é adquirida pela UNIFASE/FMP


Nova tecnologia eleva o desempenho, engajamento e experiências práticas dos acadêmicos.


Tecnologia e cuidado humanizado caminham juntos na formação de profissionais de excelência no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP). Atenta ao mercado e aos avanços tecnológicos, a instituição está sempre investindo para oferecer equipamentos de alto padrão como ferramentas que facilitem o acesso ao ensino de excelência, alinhado ao que está sendo proposto em outras universidades renomadas nacionais e internacionais. Por isso, este ano foi adquirida uma mesa anatômica 3D com réplicas em tamanho real para dissecação virtual interativa e simulações de anatomia funcional. 


A Anatomage Table é o único sistema de anatomia humana real em 3D totalmente segmentado do mundo. Com ela, os estudantes conseguem visualizar a anatomia exatamente como fariam em um cadáver físico.


O corpo docente da UNIFASE/FMP participou de um treinamento para conhecer de perto a nova ferramenta de aprendizagem, que estará disponível para os alunos já neste segundo semestre de 2024.

“É uma mesa completamente inovadora que vai agregar ainda mais qualidade ao processo de ensino de todos os cursos de graduação (Medicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Radiologia). Parabenizo a instituição, por essa novidade tecnológica para a sala de aula, permitimos que os nossos alunos se deparem com um ambiente de simulação de ponta! Não vai substituir a tradição dos estudos em cadáveres, mas vem somar e muito no processo de formação dos futuros profissionais”, ressaltou o professor de Anatomia da UNIFASE/FMP, Geraldo Júlio Pitzer.


A tecnologia implantada na mesa oferece um banco de dados anatômico, preciso e completo, com mais de 2.950 estruturas registradas, cinco casos de anatomia macroscópica, 40 casos de anatomia regional de alta resolução e mais de 1.600 exemplos de estudos de caso, apresentando anatomia real em casos de pacientes e animais, todos de alta resolução e extrema qualidade.

Coordenadora do Centro de Simulação Realística e dos Laboratórios da UNIFASE/FMP, Cláudia Vasconcellos destaca que esse é um investimento muito relevante para a Instituição, uma vez que “todos os cursos da área da saúde vão usar essa aquisição. É uma plataforma digital que permite atividades de anatomia, histologia e radiologia, sendo bastante complexa. Essa mesa vai possibilitar maior interação dos nossos alunos com as novidades tecnológicas disponíveis, facilitando o processo de formação e fixação de tudo aquilo que eles já vinham aprendendo ao longo dos anos”, finalizou Cláudia.


Vestibular UNIFASE 2024.2

O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) está com inscrições abertas para o vestibular, com vagas para cursos de graduação nas áreas de Saúde e Gestão. Os candidatos que desejam ingressar nos cursos de Administração, Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura), Nutrição, Psicologia, Odontologia e cursos superiores de tecnologia (tecnólogos) em Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos e Radiologia podem se inscrever no site www.unifase-rj.edu.br/vestibular-unifase. As vagas são para iniciar os estudos em agosto deste ano.


29 de julho de 2025
Descubra como a fisioterapia na atenção primária à saúde fortalece o SUS e conheça a nova pós-graduação da UNIFASE/FMP com foco em APS.
28 de julho de 2025
Descontos são válidos para nove cursos e funcionários do Hospital Alcides Carneiro também têm condições especiais
25 de julho de 2025
Estudantes extensionistas da UNIFASE/FMP e da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, participaram de uma vivência imersiva no Quilombo Boa Esperança, em Areal/RJ. Entre os dias 14 e 20 de julho, os alunos se dedicaram a ações de escuta, troca de saberes e construção coletiva com os moradores da comunidade quilombola. “Como extensionista uruguaio, vivenciar a relação que a UNIFASE/FMP constrói com a comunidade quilombola nos inspira a aprofundar o diálogo de experiências e saberes em uma perspectiva regional. A UdelaR reconhece a importância da colaboração e da complementaridade para refletirmos sobre o papel da extensão universitária nas sociedades do conhecimento do século XXI”, destaca Kail Márquez García, professor da UdelaR. A atividade fez parte de um projeto de extensão que já acontece há mais de um ano e teve como foco o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento das realidades do território e o aprendizado sobre o cuidado em sua dimensão mais ampla — afetiva, social e política. Ao longo da semana, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, que compartilharam não apenas suas rotinas, mas também seus saberes e histórias. Ao final da vivência, os participantes realizaram uma devolutiva à comunidade, reunindo reflexões e aprendizados construídos de forma coletiva. “Foram dias de troca profunda entre o quilombo e a cidade, onde a beleza da cultura encontrou a dureza da desigualdade. Mostramos nossa resistência, nossas dores e esperanças, e plantamos em cada visitante um olhar mais humano e consciente”, explica Danilo da Silva Barbosa, quilombola. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, valorizando o diálogo com diferentes contextos e promovendo experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Na UNIFASE/FMP, a extensão é parte viva da formação — criando pontes entre saberes e territórios. "Vivências como essa nos lembram que a universidade não deve apenas formar profissionais, mas cidadãos comprometidos com a realidade social e preparados para escutar e construir junto", comenta a docente de Extensão da UNIFASE/FMP, Gleicielly Braga.