Inovação e Humanização: UNIFASE destaca nova matriz curricular do curso de Odontologia na 59ª Reunião da ABENO

15 de julho de 2024
Inovação e Humanização: UNIFASE destaca nova matriz curricular do curso de Odontologia na 59ª Reunião da ABENO

“Educação Odontológica por agravos nas fases de vida – os desafios para a implementação das matrizes curriculares na perspectiva das DCN” foi o tema central da 59ª Reunião Anual da ABENO (Associação Brasileira de Ensino Odontológico), realizada em Belo Horizonte, entre os dias 09 e 12 de julho. No evento, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) destacou-se ao apresentar as inovações da nova matriz curricular do curso de Odontologia.


“Sem dúvidas, nossa estreita colaboração com o SUS, através de estágios nas Unidades de Saúde da Família, de forma transversal ao longo de todo o curso, além da vivência no ambiente hospitalar, durante as etapas finais do processo de formação, e, é claro, que todo o cuidado diferenciado que também se estende às práticas clínicas ambulatoriais, com acesso a tecnologias de ponta, como scanner, fresadora, radiologia digital e prontuário eletrônico, oferecidos aos nossos alunos, chamaram a atenção dos profissionais de diversos estados do país. Na ocasião, a professora Kátia Mendes apresentou um trabalho do qual eu e a Vera Soviero somos coautoras, mostrando como a matriz do nosso curso está em total consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). A estrutura da UNIFASE valoriza a integração ensino-serviço, baseando-se em estratégias pedagógicas inovadoras onde a humanização do cuidado é trabalhada desde o primeiro período. Assim, nossos alunos têm a oportunidade de vivenciar experiências desde a Iniciação à Clínica Odontológica, do primeiro ao último período de sua formação acadêmica” explica Isabel Valente, coordenadora do curso de Odontologia da UNIFASE.


Presidente da ABENO, Daniela Lemos Carcereri destaca que o tema central do evento permitiu a elaboração de uma programação científica alinhada com a complexidade e a diversidade do ensino odontológico, fazendo com que os participantes pudessem debater ideias e experiências durante o processo de formação dos novos profissionais. “Nosso objetivo é que as iniciativas e exemplos apresentados, assim como as ricas discussões, possam capilarizar e impactar as diferentes realidades socioeconômicas, culturais e políticas de cada região e instituição”.



Referência de qualidade, chancelada pelo MEC no Estado do Rio de Janeiro, o curso de Odontologia da UNIFASE está com inscrições abertas no site: www.unifase-rj.edu.br para ingresso agora neste segundo semestre de 2024.



29 de julho de 2025
Descubra como a fisioterapia na atenção primária à saúde fortalece o SUS e conheça a nova pós-graduação da UNIFASE/FMP com foco em APS.
28 de julho de 2025
Descontos são válidos para nove cursos e funcionários do Hospital Alcides Carneiro também têm condições especiais
25 de julho de 2025
Estudantes extensionistas da UNIFASE/FMP e da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, participaram de uma vivência imersiva no Quilombo Boa Esperança, em Areal/RJ. Entre os dias 14 e 20 de julho, os alunos se dedicaram a ações de escuta, troca de saberes e construção coletiva com os moradores da comunidade quilombola. “Como extensionista uruguaio, vivenciar a relação que a UNIFASE/FMP constrói com a comunidade quilombola nos inspira a aprofundar o diálogo de experiências e saberes em uma perspectiva regional. A UdelaR reconhece a importância da colaboração e da complementaridade para refletirmos sobre o papel da extensão universitária nas sociedades do conhecimento do século XXI”, destaca Kail Márquez García, professor da UdelaR. A atividade fez parte de um projeto de extensão que já acontece há mais de um ano e teve como foco o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento das realidades do território e o aprendizado sobre o cuidado em sua dimensão mais ampla — afetiva, social e política. Ao longo da semana, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, que compartilharam não apenas suas rotinas, mas também seus saberes e histórias. Ao final da vivência, os participantes realizaram uma devolutiva à comunidade, reunindo reflexões e aprendizados construídos de forma coletiva. “Foram dias de troca profunda entre o quilombo e a cidade, onde a beleza da cultura encontrou a dureza da desigualdade. Mostramos nossa resistência, nossas dores e esperanças, e plantamos em cada visitante um olhar mais humano e consciente”, explica Danilo da Silva Barbosa, quilombola. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, valorizando o diálogo com diferentes contextos e promovendo experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Na UNIFASE/FMP, a extensão é parte viva da formação — criando pontes entre saberes e territórios. "Vivências como essa nos lembram que a universidade não deve apenas formar profissionais, mas cidadãos comprometidos com a realidade social e preparados para escutar e construir junto", comenta a docente de Extensão da UNIFASE/FMP, Gleicielly Braga.