Especialização na área da saúde garante vaga com melhores salários no mercado de trabalho

18 de novembro de 2022
Especialização na área da saúde garante vaga com melhores salários no mercado de trabalho

Não é nenhuma novidade que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Na área da saúde, não é diferente. No entanto, com o déficit de profissionais especialistas para atuarem não apenas nos hospitais, mas também em clínicas e nos centros de tratamento, concursos de residência são uma alternativa para os médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas se especializarem, ganhando destaque na área em que desejam atuar, com cargos que oferecem melhores salários no mercado.

“Aqui no Brasil, país com dimensões continentais, nós contamos com o SUS que é uma grande escola de formação médica, por sempre trazer casos complexos e mais prevalentes, além de permitir o cuidado com a população mais necessitada. O Sistema Único de Saúde se encontra em toda a vida da população brasileira, desde o nascimento, o calendário vacinal, vigilância sanitária, medicações, passando pelas campanhas de prevenção e de cuidado com a população. Então, não falta serviço. Nós precisamos de mais médicos especialistas que possam atender tanto a demanda do SUS quanto da rede privada. Certamente, com o título de especialista, a remuneração do profissional também é muito mais atrativa”, explica o professor e médico Miguel Koury, coordenador da COREME da UNIFASE/FMP.

No cenário que demanda por especialização médica, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) atua como importante escola de formação, oferecendo ensino de excelência e ampla estrutura para a realização das atividades práticas, oferecendo 16 Programas de Residência Médica que têm convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis (SMS), com o Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (SEHAC) e vagas nos Programas do Hospital Santa Teresa/Associação Congregação de Santa Catarina (HST).

A Residência Médica da FMP engloba as seguintes especialidades: Anestesiologia (4); Cirurgia Geral (2); Clínica Médica (6); Obstetrícia e Ginecologia (4); Medicina de Família e Comunidade (12); Medicina Intensiva (2); Pediatria (5); Radiologia e Diagnóstico por Imagem (3); Neonatologia (2); Endoscopia (2); Radiologia e Diagnóstico por Imagem – Ano adicional R4 (3) e Urologia (1). O concurso também oferece vagas para atuação no Hospital Santa Teresa, nas seguintes especialidades: Cirurgia Geral (2); Ortopedia e Traumatologia (4); Radiologia e Diagnóstico por Imagem (2) e Cardiologia (2).

“A possibilidade de realizar a especialização médica no maior hospital público da região, que vem aumentando seu nível de complexidade, além das unidades do município, com profissionais de excelência, os residentes contam com todo o suporte acadêmico dos professores e da estrutura de excelência da UNIFASE/FMP. Essa é uma oportunidade para quem busca se especializar para se tornar um médico verdadeiramente comprometido com a saúde dos seus pacientes”, enfatiza o coordenador da COREME da UNIFASE/FMP.

Para quem busca especialização nas demais áreas da saúde, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE/FMP) também está com inscrições abertas para os programas de residência. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis e o Hospital de Ensino Alcides Carneiro (HEAC), a instituição abriu o processo seletivo para o preenchimento de vagas dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde para o ano de 2023, em R1, nas áreas de Atenção Básica, Enfermagem em Terapia Intensiva e Enfermagem Obstétrica.

“O treinamento será realizado nos serviços próprios do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, do Hospital de Ensino Alcides Carneiro e nos serviços conveniados entre a UNIFASE e a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis e outros, conforme Programa de cada área. O maior diferencial das residências, na formação a nível de especialização, é a grande vivência no cotidiano dos serviços. Nossos programas têm grande interface com a rede de saúde do município. O residente está imerso no cotidiano profissional, seja na atenção primária à saúde ou no ambiente hospitalar. O SUS é responsável por atender as demandas de saúde da grande maioria da população brasileira. As residências fortalecem o sistema e são consideradas o padrão ouro para a formação de futuros profissionais que atenderão de maneira diferenciada às demandas de saúde da população”, destaca Thaise Gasser Gouvêa, Coordenadora da COREMU da UNIFASE/FMP.

Para o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica estão sendo oferecidas nove vagas, sendo: Enfermagem (5), Nutrição (2), Psicologia (2). Para a Residência em Área Profissional da Saúde – Enfermagem em Terapia Intensiva (4) e Residência em Área Profissional da Saúde – Enfermagem Obstétrica (2).

“É imprescindível que os profissionais da área da saúde e usuários valorizem o SUS, um sistema de saúde que visa atender às necessidades de saúde de toda a população. Um SUS fortalecido, com financiamento adequado e profissionais capacitados, é fundamental. A atuação Multiprofissional favorece a troca de saberes e experiências, a corresponsabilização pelo cuidado e a ampliação dos cuidados em saúde”, finaliza a Coordenadora da COREMU da UNIFASE/FMP.

Nos editais, que estão disponíveis no site:  www.unifase-rj.edu.br , é possível conferir todas as normas, bolsas e requisitos. As inscrições devem ser realizadas até o dia 04 de dezembro deste ano.

28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.