UNIFASE/FMP destaca a humanização como elemento essencial na formação de futuros profissionais

21 de novembro de 2024
UNIFASE/FMP destaca a humanização como elemento essencial na formação de futuros profissionais

A humanização no ensino da saúde é uma prioridade na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) e no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE). Com o objetivo de formar profissionais mais sensíveis às questões dos pacientes, a instituição implementou o Programa de Desenvolvimento das Humanidades em 2021, na FMP, e agora está expandindo essa abordagem para os demais cursos da área da saúde da UNIFASE.
 
“Pretendemos revolucionar o ensino, principalmente na área da saúde, porque falar de humanidade é falar daquilo que o Século XXI mais demanda, que é o tratamento humanizado, o relacionamento com os pacientes, a visão para o mundo que leva em conta o homem e as suas relações com a natureza, e suas expressões, a arte, a ciência e a cultura”, frisa Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, reitora da UNIFASE e diretora geral da FMP.
 
Coordenado pela professora Camila Aloisio Alves, o programa integra conhecimentos técnicos e humanos, valorizando o cuidado individualizado e a empatia no atendimento ao paciente. A estratégia central do programa é o uso da narrativa biográfica, que permite que estudantes e professores entendam de forma ampla e aprofundada as histórias de vida dos pacientes para melhor entenderem suas realidades e necessidades. Além disso, o programa inclui práticas reflexivas e comunicação em saúde a fim de trabalhar competências relacionais, comunicacionais, além de apreender a construção dos saberes experienciais. Com isso, buscamos preparar os alunos para interagir de forma mais humanizada no contexto de cuidado.
 
“Nosso compromisso é formar profissionais do futuro que sejam humanizados e que queiram desenvolver o seu papel na sociedade de uma maneira construtiva e positiva, reforçando a importância de compreender o paciente para além dos aspectos técnicos, reconhecendo a integralidade do ser humano e suas relações. O objetivo é que o aluno, ao final da formação, esteja preparado para acolher o paciente, escutá-lo com atenção e ter uma postura empática e reflexiva. Para tanto, o programa avança transversalmente na grade curricular, indo do primeiro ao sétimo período até o presente momento. Mas, nossa meta é percorrer toda a grade, chegando até o internato. Para que isso seja possível, capacitamos e acompanhamos os professores das unidades curriculares que recebem o projeto a fim de que os pilares do projeto sejam colocados em prática por meio das atividades pedagógicas previstas. Sem a formação e o acompanhamento do corpo docente, um projeto dessa magnitude não se efetiva, pois está nas mãos dos professores serem agentes desse processo de formação”, explica a professora Camila.
 
Natália Lage, aluna de Enfermagem, compartilha como a abordagem da narrativa biográfica no atendimento aos pacientes, fortaleceu o vínculo entre teoria e prática.
 
“O uso das narrativas nos ajudou captar de forma mais profunda as vivências, expectativas e sentimentos dos pacientes, trazendo para o processo de cuidado informações valiosas que não costumam ser compartilhadas no dia a dia de uma consulta de rotina. Pude compreender que a execução das ações de enfermagem juntamente com as narrativas, possibilitou um cuidado mais individualizado e respeitoso com a história e o contexto, além de estabelecer um vínculo de confiança entre mim e o paciente, podendo ser uma profissional referência. Durante uma consulta comum, como por exemplo, a leitura de exames laboratoriais, pude notar que havia uma lacuna entre o que era questionado e a história que era tecida na resposta que nos era devolvida. Fazendo jus a necessidade de um olhar não só ao processo de adoecer, como também essas falas têm o poder de revelá-lo como pessoa. Me apaixonei tanto pela narrativa biográfica, que o meu TCC está sendo sobre essa temática”, explica a aluna.
 
Expansão da humanização para a área de gestão


O impacto do Programa de Desenvolvimento das Humanidades já é notável, não apenas nos cursos de Medicina e de Enfermagem, mas também nos cursos da área da gestão da UNIFASE, onde ocorre uma interface importante do programa com a curricularização da extensão.

“O Programa de Desenvolvimento das Humanidades tem sido um diferencial também na área de gestão. Através de oficinas e mentorias, capacitamos os alunos a desenvolverem uma escuta empática e sensível, essencial para entender as necessidades das comunidades, dentro dos projetos de extensão vinculados ao processo de curricularização da extensão, bem como de suas futuras equipes de trabalho. Isso não apenas aprimora suas habilidades de liderança, mas também promove uma gestão mais humana e eficiente”, comenta o professor Rodrigo Lopes do curso de Administração da UNIFASE.
 
Além disso, o Programa de Desenvolvimento das Humanidades também está em um processo importante: o da internacionalização.
 
“O nosso objetivo é estreitar os laços institucionais entre a UNIFASE/FMP e a Universidade de Montreal, tanto para o ensino, quanto para a pesquisa. Por isso, foi recentemente criado um programa de pesquisa para nos debruçarmos sobre o nosso trabalho de ensino e produzirmos conhecimento. A partir daí, queremos divulgar esses conhecimentos e fortalecer cada vez mais a produção técnica e científica voltada para a compreensão dos processos que contribuem para a qualidade dos futuros profissionais, tanto no cenário nacional, quanto no internacional”, explica a professora Camila Aloisio Alves.


Vestibular UNIFASE 2025.1


O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) está com inscrições abertas para o vestibular 2025.1. São oferecidas mais de 400 vagas distribuídas para os cursos de graduação em Administração, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Odontologia, e para os cursos superiores de Tecnologia em Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos e Radiologia. 


Se você quer construir um futuro de sucesso, 2025 é o momento ideal para dar o primeiro passo. Além do vestibular, que conta com prova on-line ou uso da nota do ENEM, a partir de 2018, a UNIFASE oferece outras formas de ingresso, como transferência, segunda graduação, além de programas como Prouni e Fies. Além disso, a instituição disponibiliza bolsas de estudo e financiamento estudantil para facilitar ainda mais o acesso ao ensino superior. Outras informações podem ser obtidas no site: 
www.unifase-rj.edu.br ou através do WhatsApp: (24) 98865-0693.


29 de outubro de 2025
Até quinta-feira (30) acontece a 31ª Semana Científica da UNIFASE/FMP, que neste ano tem como tema "Entre a serra e o mar - interfaces entre saúde, ecossistemas e tecnologias", promovendo uma troca de ideias entre os conhecimentos acadêmicos e a sociedade. "Toda escola é uma casa de aprendizado, mas é um aprendizado que não pode jamais ser desconectado da realidade da sociedade. Saúde é um conceito muito amplo, que fala do bem-estar global das pessoas, mas está diretamente ligada ao meio ambiente, onde nós vivemos e nos desenvolvemos. O nosso aprendizado, nosso fazer e nossa tecnologia não podem jamais estar descolados desse bem-estar do cuidado com os outros e da própria existência. A Semana Científica da UNIFASE/FMP tem que ser vista sob essa perspectiva de trazer os nossos saberes para a construção de uma sociedade inclusiva, justa e saudável", comenta Jorge D á u, presidente da Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da UNIFASE/FMP e da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. São mais de 1.100 inscritos, 234 trabalhos aprovados e mais de 70 palestrantes em um dos eventos acadêmicos mais tradicionais da instituição. "É muito importante trazermos para a nossa reflexão esse tema, que é o assunto do momento. Estamos a poucas semanas da COP30, que vai justamente discutir como estamos tratando a vida. Desejo que durante a Semana, os participantes vejam, reflitam e tirem as suas conclusões sobre que lado estamos no processo", acrescenta o professor Abílio Aranha, pró-reitor de Ensino e Extensão da UNIFASE/FMP. A programação conta com mesas-redondas, oficinas temáticas, palestras, mostras de trabalhos e apresentações culturais , abordando questões como inovação tecnológica, sustentabilidade e políticas públicas em saúde. "Num mundo onde o acesso à informação é ilimitado, seja ela verídica ou não, e que as respostas estão todas aí, é cada vez mais importante a gente conhecer quais são as perguntas relevantes, que podem mudar a qualidade de vida da população e melhorar o ambiente em que vivemos. Não é possível reconhecer as perguntas sem uma escuta atenta, sem uma interlocução, sem uma troca, e essa Semana é o espaço para isso", completa o professor Ricardo Tesch, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UNIFASE/FMP. A professora Thaise Gasser, coordenadora do curso de Nutrição e da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da UNIFASE/FMP , foi a mediadora da mesa de abertura, que contou com a participação de Luana Pinho, professora associada da Faculdade de Oceanografia da UERJ, e Vitória Custódio, geógrafa e gerente de Prevenção e Preparação da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis. A professora Luana falou sobre como o aumento da temperatura dos oceanos impacta a região serrana. "Se associarmos as mudanças globais, como o aumento de C02 e o aumento da temperatura dos oceanos, consequentemente teremos o aumento da evaporação, das nuvens que vão se condensando, e o aumento das chuvas. É a partir daí que começamos a visualizar e a entender mais diretamente como as mudanças climáticas e as alterações nos oceanos podem também impactar quem mora na serra", explica. Já Vitória mostrou o mapa de risco geológico de Petrópolis e a topografia da bacia do Rio Quitandinha, que é a que mais sofre com risco hidrológico. "Para além de todas as condições naturais que já tínhamos para essa inundação ser tão severa, ainda temos a ocupação urbana e todas as questões antrópicas que influenciam ainda mais esse processo, como a impermeabilização do solo, a quantidade de construções, o esgotamento sanitário sendo despejado, enfim, tudo isso piora ainda mais o nosso cenário de risco", analisa. De acordo com a geógrafa, os riscos e desastres estão associados à população e sua exposição às ameaças presentes, podendo ser desencadeados por ameaças naturais ou antrópicas (atividades humanas), sendo sempre classificados como socioambientais por seus impactos. Além das ações comunitárias promovidas pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Vitória mencionou ainda o projeto "Comunidade que cuida da vida", em parceria com a UNIFASE/FMP, na qual os estudantes juntos à equipe da Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade, coletam informações fundamentais sobre vulnerabilidades da população para uma resposta mais eficiente em situações de desastres. A programação, que segue até quinta-feira (30), está disponível no site da instituição: https://www.even3.com.br/xxxi-semana-cientifica-unifasefmp-596978/ Câmara entrega título de utilidade pública municipal à UNIFASE/FMP Durante a abertura do evento, o vereador Dr. Aloisio Barbosa Filho entregou o Título de Utilidade Pública à Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da UNIFASE/FMP e da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. "É uma honra estar aqui como representante do Legislativo e poder homenagear a instituição que me formou. Todo gestor público deve honrar essa instituição, porque a saúde pública que temos hoje em Petrópolis deve muito à UNIFASE/FMP, através dessa parceria com o município", disse o vereador. "Não havia um melhor momento para fazer essa entrega do que na abertura da Semana Científica. Fico lisonjeada de receber esse reconhecimento público, mas mais do que a formalidade que tem implicações jurídicas legais, poder ouvir uma palavra daquele que tem uma tradição de vivenciar a FMP", destacou a reitora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves. 
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