Faculdade de Medicina de Petrópolis inscreve para o vestibular até 24 de junho

19 de maio de 2025
Faculdade de Medicina de Petrópolis inscreve para o vestibular até 24 de junho

Quem quiser utilizar a nota do Enem tem até 26 de maio para registrar o interesse



A Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) está com as inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Medicina, com início no segundo semestre de 2025. Reconhecida como uma das mais conceituadas instituições de ensino médico do país, a FMP oferece 70 vagas para o curso: 35 por vestibular e 35 por aproveitamento do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) das edições de 2022 a 2024. As inscrições estão abertas até o dia 24 de junho de 2025, através do site oficial https://www.unifase-rj.edu.br/vestibular-fmp-medicina. A prova será realizada no dia 29 de junho. Para usar a nota do Enem é preciso ficar atento ao prazo: o registro de interesse tem que ser feito até o dia 26 de maio. 


Com quase 60 anos de história, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) é referência na formação de médicos no país. Tem nota máxima no MEC (conceito institucional) e ficou entre as melhores instituições do Estado do Rio de Janeiro no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Destaca-se pela qualidade técnica e também pela formação de excelência voltada ao desenvolvimento humano. 


A instituição, que funciona em um campus parque na região central de Petrópolis, promove uma abordagem multiprofissional e interativa, que valoriza tanto o conhecimento científico como a sensibilidade no cuidado ao paciente. Com infraestrutura de ponta, tem um dos mais modernos centros de simulação realística do país, o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), o Laboratórios de Medicina Regenerativa, entre outros. 


Os estudantes têm à disposição um hospital de ensino conveniado, que é credenciado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde, um ambulatório escola próprio com mais de 100 mil pacientes cadastrados, e unidades de Saúde da Família geridas diretamente pela instituição. Todos são cenários de estágios e práticas. Mais de 80% do corpo docente é composto por mestres e doutores, garantindo uma formação de alto nível acadêmico e técnico.



A Faculdade de Medicina de Petrópolis também mantém parcerias com instituições de renome nacional e internacional, como a Fiocruz, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a Universidad del Desarrollo (Chile), a Universidad Nacional de Quilmes (Argentina) e a Universidade do Minho (Portugal), entre outras.


Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo whatsapp, pelos números (24) 98865-0693 ou (024) 99200-4036.

2 de julho de 2025
Disciplina do último período ensina na prática como criar startups e captar recursos públicos
30 de junho de 2025
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2025 já estão abertas e seguem até o dia 4 de julho. Os estudantes interessados em garantir uma bolsa de estudo integral ou parcial no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e na Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior: acessounico.mec.gov.br/prouni . A UNIFASE/FMP tem disponível para esta edição do programa, vagas para: Medicina, Administração, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Radiologia. Para participar do processo seletivo, é necessário ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em uma das duas últimas edições e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das provas, além de nota maior que zero na redação. O candidato também deve atender aos critérios de renda familiar, com bolsa integral para até 1,5 salário mínimo por pessoa da família, e bolsa parcial para até 3 salários mínimos por pessoa. Os candidatos pré-selecionados na 1ª chamada do ProUni deverão comparecer à instituição com documentação e entrevista agendada, entre os dias 7 e 18 de julho, em dias úteis, das 8h às 11h e das 13h às 16h . O agendamento deve ser feito pelo telefone (24) 2244-6459 ou pelo e-mail prouni@unifase-rj.edu.br .  Mais informações estão disponíveis no site: www.unifase-rj.edu.br/prouni
30 de junho de 2025
Sempre buscando melhorar o aprendizado dos seus alunos, a UNIFASE/FMP (Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis) acaba de adquirir novas peças humanas plastinadas para o ensino de anatomia. Com isso, a instituição reforça seu papel de destaque no Estado do Rio de Janeiro quando o assunto é inovação no ensino da saúde. Agora, o acervo conta com 10 peças plastinadas, incluindo um corpo humano completo. Essas peças são reais e foram preservadas com uma técnica moderna e segura que substitui os líquidos do corpo por um material plástico especial. Isso garante que órgãos, tecidos e vasos fiquem bem conservados, sem cheiro e com alta durabilidade. As peças foram produzidas na Alemanha e permitem um estudo mais detalhado e realista do corpo humano. “Com essas peças, nossos alunos têm contato com diferentes formas de estudo anatômico: peças frescas, conservadas em formol e plastinadas. Isso ajuda muito na compreensão das estruturas do corpo, principalmente as mais complexas. É uma forma rica e respeitosa de aprender”, explica o professor de anatomia Geraldo Pitzer. Além disso, a UNIFASE/FMP também oferece recursos digitais para complementar o ensino. O Laboratório de Anatomia Digital possui uma mesa 3D e dois telões de 65 polegadas, que permitem uma visualização interativa do corpo humano. Já o Laboratório Morfofuncional traz tecnologias para estudar anatomia, histologia e fisiologia, como uma TV de 86 polegadas ligada a computadores e celulares, além da plataforma Lt , que usa sensores para análise de achados fisiológicos. Essa plataforma também permite estudar casos clínicos reais, inclusive a distância. “Estamos construindo um jeito de ensinar que une tradição, tecnologia e acolhimento. Nossos espaços são pensados para integrar os cursos e incentivar o protagonismo dos estudantes”, afirma a reitora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, fazendo referência aos demais cursos oferecidos pela UNIFASE. O Pró-reitor de Ensino e Extensão, Abílio Aranha, reforça: “Queremos formar profissionais preparados para os desafios da saúde de hoje. Nossa estrutura mostra esse compromisso com uma educação ética e inovadora”