Estrutura de ponta, Inovação e Pesquisa: UNIFASE atrai alunos de toda a região

23 de dezembro de 2024
Estrutura de ponta, Inovação e Pesquisa: UNIFASE atrai alunos  de toda a região

 Cursos na área de Saúde e de Administração estão entre os melhores do país

A infraestrutura de ponta, com arquitetura moderna, campus parque, laboratórios e tecnologia avançada bem que poderiam ser os principais diferenciais do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), mas a realidade, nesta que é uma das mais renomadas instituições de ensino superior do país, vai muito além disso. Com uma história que começou há 56 anos, com a criação da Faculdade de Medicina de Petrópolis, a Instituição tem ganhado cada vez mais destaque no cenário nacional não apenas pela qualidade técnica, mas em especial pela formação de excelência centrada no aluno, que proporciona desenvolvimento profissional e humano. E esse foco tem feito toda a diferença. 


Realidade consolidada especialmente nas instituições de ensino mundo afora, a preocupação com o desenvolvimento integral dos profissionais sempre esteve presente na UNIFASE, que tem como missão fortalecer a pesquisa, a pós-graduação e a extensão para promover a excelência no ensino, sempre mantendo um forte vínculo com a sociedade e seu compromisso social. Para isso, usa metodologias ativas de aprendizagem, estimulando, desde os primeiros anos de estudo, a atuação interprofissional.  


“É uma preocupação que está implícita no nosso dia a dia desde o início da nossa história. Primeiro, com a Faculdade de Medicina de Petrópolis, depois, com a FASE e, agora, com a UNIFASE. Temos uma instituição sólida que, hoje, de fato, é parte importante da vida da população”, lembra a Reitora da UNIFASE, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.


Reconhecida por sua história e pela qualidade dos profissionais que leva ao mercado, a UNIFASE tem nota máxima no Ministério da Educação e oferece cursos de graduação em Administração, Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura), Nutrição, Odontologia, Psicologia, Radiologia, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Pública, além de pós-graduação, atualização, especialização e extensão. É referência no país em programas de residência e desponta como importante centro de pesquisa, destacando Petrópolis no cenário nacional. 


Tem em seu campus uma biblioteca com rico acervo, que soma mais de 30 mil títulos físicos e digitais, além de auditórios e complexo esportivo, com quadra e piscina. Há laboratório de negócios e estruturas de ponta, incluindo um dos mais modernos centros de simulação realística do país e o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), que tem protagonismo na qualificação de profissionais de toda a América Latina e de outras partes do mundo, assegurando treinamento e o desenvolvimento de estudos em técnicas cirúrgicas inovadoras.
 
A UNIFASE também tem um dos mais modernos Laboratórios de Medicina Regenerativa do Brasil, referência em pesquisas científicas relacionadas às terapias com o uso de células tronco, e, ainda, o Laboratório de Pesquisa em Imunologia Básica e Aplicada, uma parceria com a Fiocruz. Em 2024, inaugurou os novos laboratórios Morfofuncional e de Anatomia Digital. 


Em Petrópolis, a UNIFASE tem importante contribuição ao Sistema de Saúde, tanto no Hospital de Ensino Hospital Alcides Carneiro - credenciado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde -, quanto no Ambulatório Escola, em Cascatinha, que é mantido pela instituição e oferece consultas, procedimentos e exames, inclusive de imagem (ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia e radiologia odontológica) pelo SUS e também atendimento popular. Além disso, a instituição mantém cinco equipes de Estratégia de Saúde da Família e desenvolve projetos de extensão comunitários na cidade, que já viraram exemplo inclusive para outros países. 

“Trabalhamos pelo desenvolvimento e pelo fortalecimento de Petrópolis. Temos compromisso com a cidade, com investimentos constantes para formar profissionais capacitados, éticos e, acima de tudo, sensíveis nas relações humanas. Estamos preparando profissionais para que consigam enxergar além do que os olhos podem ver. Queremos formar profissionais críticos, que entendam seu papel na sociedade e sejam agentes de transformação”, finaliza a Reitora da instituição.

29 de julho de 2025
Descubra como a fisioterapia na atenção primária à saúde fortalece o SUS e conheça a nova pós-graduação da UNIFASE/FMP com foco em APS.
28 de julho de 2025
Descontos são válidos para nove cursos e funcionários do Hospital Alcides Carneiro também têm condições especiais
25 de julho de 2025
Estudantes extensionistas da UNIFASE/FMP e da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, participaram de uma vivência imersiva no Quilombo Boa Esperança, em Areal/RJ. Entre os dias 14 e 20 de julho, os alunos se dedicaram a ações de escuta, troca de saberes e construção coletiva com os moradores da comunidade quilombola. “Como extensionista uruguaio, vivenciar a relação que a UNIFASE/FMP constrói com a comunidade quilombola nos inspira a aprofundar o diálogo de experiências e saberes em uma perspectiva regional. A UdelaR reconhece a importância da colaboração e da complementaridade para refletirmos sobre o papel da extensão universitária nas sociedades do conhecimento do século XXI”, destaca Kail Márquez García, professor da UdelaR. A atividade fez parte de um projeto de extensão que já acontece há mais de um ano e teve como foco o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento das realidades do território e o aprendizado sobre o cuidado em sua dimensão mais ampla — afetiva, social e política. Ao longo da semana, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, que compartilharam não apenas suas rotinas, mas também seus saberes e histórias. Ao final da vivência, os participantes realizaram uma devolutiva à comunidade, reunindo reflexões e aprendizados construídos de forma coletiva. “Foram dias de troca profunda entre o quilombo e a cidade, onde a beleza da cultura encontrou a dureza da desigualdade. Mostramos nossa resistência, nossas dores e esperanças, e plantamos em cada visitante um olhar mais humano e consciente”, explica Danilo da Silva Barbosa, quilombola. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, valorizando o diálogo com diferentes contextos e promovendo experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Na UNIFASE/FMP, a extensão é parte viva da formação — criando pontes entre saberes e territórios. "Vivências como essa nos lembram que a universidade não deve apenas formar profissionais, mas cidadãos comprometidos com a realidade social e preparados para escutar e construir junto", comenta a docente de Extensão da UNIFASE/FMP, Gleicielly Braga.