ECOAR – Diálogos de Cidadania Discute Interseccionalidade nas Políticas Públicas

17 de março de 2023
ECOAR – Diálogos de Cidadania Discute Interseccionalidade nas Políticas Públicas

A importância da interseccionalidade na construção de políticas públicas que deem conta dos diversos marcadores sociais que atravessam a vida das pessoas é pauta do programa de entrevistas Ecoar - Diálogos de Cidadania, produzido pelo Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), uma iniciativa conjunta do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (UNIFASE). Com o tema “Interseccionalidade em políticas públicas: o que é e o desafio de construir”, o episódio nº 13 vai ao ar dia 22 de março (quarta-feira), às 14h, pelos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e da UNIFASE no YouTube. O projeto cultural-informativo conta com autodescrição, feita pelos participantes do programa, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e estenotipia (legendagem ao vivo). 


“Partindo da perspectiva das pessoas com deficiência, um olhar transversal considera a experiência da deficiência atravessada por questões de raça, gênero, moradia, entre outros, e não como uma experiência isolada. Nesse sentido, vamos dialogar sobre os desafios que temos para avançar na compreensão deste cenário e como a construção de indicadores pode contribuir com o debate, mesmo diante das limitações das bases de dados”, adianta o apresentador do programa, Tuca Munhoz, ativista pelos direitos humanos das pessoas com deficiência e consultor especializado em

acessibilidade. 


Participam do debate Paulo Jannuzzi, professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap); Carlos Ferrari, conselheiro titular do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), autor dos livros “Visões para uma boa conversa sobre inclusão e cidadania”, “Lady Lei” e “Mais um prato para Pedrinho” e curador e conteudista do site www.socialsolucoes.com; e Francine de Souza Dias, assistente Social, pesquisadora no NIPPIS e na Rede Zika Ciências Sociais, também da Fiocruz. O bloco final, dedicado ao Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF), traz reflexões sobre a importância da plataforma, que reúne dados sobre as pessoas com deficiência para elaboração de políticas públicas, desenvolvimento de pesquisas e empoderamento da população por meio da informação.


Sobre o Ecoar - Diálogos de Cidadania


O Ecoar - Diálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), produzido por Cristina Rabelais, Tuca Munhoz e Daniele Novaes, que busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania. Apoiado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (SISDEF), o Ecoar faz parte da estratégia de divulgação de informações e tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social. Também contribuem com a viabilização do programa as assessorias de comunicação do Icict/Fiocruz e da Unifase e a Videosaúde Distribuidora da Fiocruz.


Sugestões de pauta, críticas, elogios e demais comentários podem ser encaminhados pelo e-mail

ecoar.nippis@gmail.com.


SERVIÇO

13º episódio do programa Ecoar - Diálogos de Cidadania

Tema: Interseccionalidade em políticas públicas: o que é e o desafio de construir 

Data: 22 de março (quarta-feira), às 14h

Como assistir: transmissão ao vivo pelos canais da VideoSaude Distribuidora da Fiocruz e da

UNIFASE no YouTube

www.youtube.com/c/VideoSaúdeDistribuidoradaFiocruz

www.youtube.com/c/UNIFASE


4 de agosto de 2025
Dados do IBGE mostram que o Brasil vive uma nova realidade demográfica, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000 para 76,4 anos em 2023, superando inclusive os níveis pré‑pandemia. Esse aumento representa um avanço em bem-estar, mas também impõe desafios para a saúde pública e a qualidade de vida na terceira idade. Nesse contexto, a UNIFASE/FMP vai promover gratuitamente o workshop “Envelhecimento Ativo: Um Olhar Interprofissional para a Longevidade” que será realizado no dia 9 de agosto, de 9h às 11h, no campus Barão, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1.003. A proposta é desmistificar o envelhecer, valorizando essa fase como parte natural da trajetória humana. A enfermeira e professora da UNIFASE/FMP, Carolina Laranja, especializada em Enfermagem Gerontológica pela UFF, conduzirá o evento voltado a estudantes, profissionais da saúde, educadores, agentes comunitários, pessoas idosas e familiares, todos convidados a refletir e repensar o envelhecimento como oportunidade de plenitude. “Falar sobre longevidade é essencial para preparar a sociedade para um cenário em que viver mais também signifique viver melhor. É uma oportunidade de ampliar a consciência sobre os desafios e as possibilidades dessa etapa da vida, promovendo respeito, inclusão e qualidade de vida para as pessoas idosas”, ressalta Carolina. Durante o workshop, serão abordadas estratégias para promover uma maturidade mais ativa e saudável, reconhecimento da experiência acumulada ao longo da vida, estímulo ao compartilhamento de vivências multidisciplinares e incentivo a atitudes mais positivas diante da própria história. A ideia é que o participante compreenda que envelhecer não significa perder, mas ganhar novos significados, sabedoria e força interior. “O workshop propõe um espaço de reflexão interprofissional, baseado em evidências e experiências práticas, que desconstrói mitos e estigmas relacionados ao envelhecimento. Por meio de debates e troca de saberes, será possível compreender o envelhecer como um processo natural e potente, repleto de possibilidades”, explica a professora. Ainda de acordo com Carolina, ter profissionais qualificados para cuidar dos idosos tem um impacto direto na qualidade de vida dessas pessoas. “O cuidado à pessoa idosa exige sensibilidade, conhecimento técnico e uma visão integral do ser humano. Profissionais capacitados são fundamentais para identificar necessidades específicas, promover a autonomia, prevenir agravos e garantir um atendimento ético e humanizado, respeitando a individualidade de cada idoso”, explica ela.  As inscrições para o workshop são gratuitas e podem ser feitas até dia 8 de agosto no site https://www.unifase-rj.edu.br/extensao/curso-de-extensao/curso/workshop-envelhecimento-%20ativo-um-olhar-interprofissional-para-a-longevidade
MBA saúde, gestão hospitalar, inovação na saúde, pós-graduação em saúde, UNIFASE FMP, curso híbrido
2 de agosto de 2025
Forme-se como líder na área da saúde com o MBA em Gestão e Inovação da UNIFASE/FMP. Curso híbrido, com imersões presenciais, corpo docente experiente e projeto final aplicado. Início em março de 2026.
1 de agosto de 2025
Neste domingo (3 de agosto), a UNIFASE/FMP e a Escola Técnica Irmã Dulce Bastos promovem a ação Movimenta Saúde: Educação, Esporte e Bem-Estar para Todos, no Circuito de Esporte e Lazer da Avenida Barão do Rio Branco, das 8h às 14h. O stand ficará montado próximo à American Pet.  A população terá acesso gratuito a serviços como aferição de pressão, glicemia, avaliação nutricional, orientações de saúde bucal e primeiros socorros, exposição de imagens radiológicas com patologias, além de dinâmicas sobre liderança e autocuidado. A iniciativa busca integrar saúde, educação e cidadania, aproximando estudantes, professores e comunidade em um dia de aprendizado, bem-estar e responsabilidade social.