Dia Internacional da Educação para um desenvolvimento sustentável

23 de janeiro de 2023
Dia Internacional da Educação para um desenvolvimento sustentável

De acordo com o artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a educação é um direito de todos. Por isso, para destacar e comemorar seu papel na promoção da paz mundial e de um desenvolvimento mais sustentável, foi criado o Dia Internacional da Educação.

 

A data reforça a importância de uma educação mais inclusiva e equitativa de oportunidades e qualidade para todos. Sem ela, os países não conseguirão alcançar a igualdade de gênero e nem interromper o ciclo de desigualdade social e pobreza.

 

Neste ano, a UNESCO, atenta ao cenário mundial, está dedicando o Dia Internacional da Educação às meninas e mulheres afegãs que tiveram sua dignidade e direitos à educação violados pelas medidas restritivas impostas pelo governo do Afeganistão.

 

Quer saber mais sobre a data e a campanha de 2023? Continue lendo esse artigo.

 

Quando surgiu o Dia Internacional da Educação?

O Dia Internacional da Educação surgiu em dezembro de 2018, quando a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu o dia 24 de janeiro como data oficial para as comemorações.

 

Segundo a declaração, a educação elementar é um bem público, de responsabilidade pública e, por isso, deve ser gratuita e obrigatória. Em 1989, a Convenção sobre os Direitos da Criança ampliou esta visão e estipulou que o ensino superior também deve ser acessível para todos. 

O objetivo do encontro foi o de reconhecer o papel crucial da educação no desenvolvimento sustentável e promover uma maior cooperação internacional para sua efetivação.

 

O importante papel da ONU 

Para a ONU, o direito à educação de milhões de crianças em várias partes do mundo está sendo violado. Confira alguns dados da UNESCO.

  • 262 milhões de crianças e jovens não estão estudando.
  • 617 milhões não sabem ler ou não conseguem fazer cálculos básicos de matemática.
  • Na África Subsaariana:
  • 40% das meninas não concluem o ensino médio.
  • 4 milhões de jovens e crianças refugiadas não vão à escola.

 

Este cenário de crise global na educação levou a ONU a realizar, em setembro de 2022, a Cúpula da Educação Transformadora. A partir de seu forte impulso global, o 5º Dia Internacional da Educação traz o tema "Investir nas pessoas, priorizar a educação”. 

As metas da ONU para o ODS 4 - Educação de qualidade

A ONU definiu várias metas para cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - chamados de ODS 4. São elas:

  • Educação universal primária e secundária.
  • Desenvolvimento infantil e educação pré-primária universal.
  • Igualdade de acesso à educação superior e técnica profissional.
  • Habilidades relevantes para o trabalho decente.
  • Igualdade de gênero e inclusão.
  • Alfabetização universal de jovens e adultos.
  • Educação para o desenvolvimento sustentável e cidadania global.
  • Ambientes de aprendizagem efetivos.
  • Expandir o número de bolsas de estudos para países em desenvolvimento.
  • Aumentar o contingente de professores qualificados.

 

Dia Internacional da Educação 2023: Investir nas pessoas, priorizar a educação

Para melhorar a cooperação internacional, todas as partes interessadas foram convidadas para comemorar o Dia Internacional da Educação. Ele acontecerá no dia 24 de janeiro de 2023 na sede das Nações Unidas em Nova York. 

A expectativa para este ano é que ocorra um grande mobilização mundial em prol da educação e que isso transforme propostas e iniciativas em ações reais que viabilizam, fortalecem e impulsionam a educação. Para conhecer o evento, clique aqui. 

 

Instituições e ideias que transformam o mundo!

Diversas instituições desenvolvem projetos, realizam ações e eventos que contribuem para o cumprimento das metas da ONU para a ODS 4, entre elas, a UNIFASE/FMP. Confira!

 

1. Comissão de Acessibilidade - UNIFASE/FMP

Criada em 2015 pela UNIFASE/FMP, a comissão cria métodos de inclusão para garantir educação para todos na cidade de Petrópolis.

 

As ações são elaboradas a partir de encontros e atividades que reúnem pessoas com deficiência e profissionais da instituição, e que compartilham conhecimentos e vivências para desenvolver soluções inclusivas cada vez mais eficazes.

 

2. NIPPIS - Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social

Em 2015, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) criaram um núcleo de pesquisa e formação de recursos humanos.

 

O objetivo é produzir e reproduzir conhecimentos e informações que ajudem a promover os direitos humanos, a inclusão social e o planejamento, avaliação e monitoramento de políticas públicas. Alguns exemplos são:

  • SISDEF - Sistema Nacional de informações sobre Deficiências.
  • ECOAR - Diálogos de Cidadania
  • Observa Infância: Saúde da criança em dados
  • Trabalhadores com Deficiência na Fiocruz.

3. Estudos sobre Saúde Mental.

O Centro de Estudos em Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Petrópolis realiza estudos para tratar de temas relacionados à saúde mental, como os de minorias e jovens LGBTQIA+.

 

4. Project Zero

Este projeto da Universidade de Harvard leva as assinaturas de nomes importantes, como Nelson Goodman e Howard Gardner, e tem como objetivo preparar o educador para lidar com o ensino de forma analítica. 

 

O Project Zero capacita professores para desenvolver suas aulas a partir da perspectiva do aluno, que é um ser individual, com realidade e percepção própria do mundo e que deve ser protagonista de seu aprendizado.

 

As metodologias ativas, por exemplo, permitem que ele se prepare para os desafios futuros, agindo, pensando e sentindo a partir do que assimilou.

 

5. Summer Code 

A Fundação Estudar, em parceria com a Universidade de Harvard, oferece regularmente cursos de programação gratuitos para alunos brasileiros do ensino fundamental e médio. 

 

O curso tem duração de 1 mês e, este ano, começou no dia 06/01. Ele é oferecido no formato online com conteúdos em português.

 

6. Projeto de Educação Física Inclusiva

Este projeto leva para escolas da rede municipal de ensino, skates, tirolesas, balanços, brincadeiras e outros jogos para que estudantes com deficiências possam participar das atividades como qualquer outra criança. 

 

A proposta é criar um verdadeiro parque inclusivo composto por brinquedos adaptados e outras soluções didático-pedagógicas que promovem a inclusão destes alunos nas aulas de educação física.

 

7. Projeto Escola Promotora da Igualdade de Gênero

O projeto foi criado pelo GESE - Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola, da Universidade Federal do Rio Grande.

Seu objetivo é a formação de profissionais de escolas das redes municipal e estadual de educação básica do Rio Grande/RS que queiram desenvolver ações focadas na promoção da equidade e igualdade de gênero e das sexualidades no ambiente escolar.

Capacite-se com quem se preocupa com educação de qualidade.

O Dia Internacional da Educação nos lembra que a educação é um direito de todos e que nenhum de nossos esforços para o alcance do desenvolvimento sustentável terá sucesso se a educação não for uma prioridade. 

Para alcançar suas metas e objetivos, conecte-se com quem se preocupa de verdade com educação de qualidade para todos! Conheça a UNIFASE e faça sua matrícula!

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Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.