Dia da Gestante: autonomia e rede de apoio são importantes para uma gravidez tranquila

15 de agosto de 2024
Dia da Gestante: autonomia e rede de apoio são importantes para uma gravidez tranquila

15 de agosto é celebrado o dia da gestante. Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP oferece curso gratuito para as futuras mamães

A gestação é um momento especial na vida de uma mulher, porém é também uma fase de muitas dúvidas. “Como será minha gestação? Está tudo bem comigo e com o bebê? E quando ele nascer, vou saber como cuidar”? São algumas das questões que preocupam as grávidas. Sabendo dessa demanda e de como informações corretas são importantes para uma gestação tranquila, o Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP oferece um curso para gestantes gratuitamente. São ministradas 4 aulas sobre cuidados com a higiene, a amamentação, o parto e o puerpério. Além disso, as mães também aprendem quais são os sinais de alerta em relação à saúde do bebê, com ênfase na manobra do desengasgo.


“Queremos passar uma informação segura, porque apesar da internet e das redes sociais, ainda temos muita desinformação. Nós também buscamos agregar outros temas como o curso de Shantala, onde os alunos de extensão da UNIFASE/FMP vêm ensinar essa técnica de massagem em bebês aqui com as mães, e também arte gestacional”, destaca Aline Furtado, enfermeira da Saúde da Mulher e professora da UNIFASE.


O curso existe há 19 anos e já atendeu aproximadamente 6 mil mulheres nesse período. Atualmente, a equipe ainda conta com uma doula voluntária e uma enfermeira residente em obstetrícia.


Esperando seu primeiro filho, José, a engenheira civil Pâmela Alves, grávida de 35 semanas, disse que está gostando muito do curso. 


“Essa é minha segunda aula e é tudo muito didático. A gente já vem com um mínimo de conhecimento por conta de algumas pesquisas feitas na internet, mas algumas informações não são verdadeiras. Aqui temos profissionais que nos auxiliam, é possível tirar dúvidas, além de trazer outros conhecimentos que a gente nem tem noção. Estou na reta final da gravidez e tenho aprendido muito”, disse Pâmela.


No mês em que se comemora o Dia da Gestante, a enfermeira residente em obstetrícia, Mayara Guimarães, ressalta que é fundamental que a grávida tenha autonomia e conte com uma rede de apoio durante a gestação e o puerpério.


“É uma troca. Elas trazem as dúvidas, trocam opiniões. Esse que é um diferencial, para além do conhecimento. Tudo que é ensinado aqui faz com que elas cheguem na hora do parto mais tranquilas”, finaliza a enfermeira residente Mayara Guimarães.



Para participar do curso não é necessário agendamento prévio. As aulas são ministradas toda terça-feira, às 14 horas, no Ambulatório Escola, que fica na Rua Hívio Naliato n°899, Samambaia.


29 de julho de 2025
Descubra como a fisioterapia na atenção primária à saúde fortalece o SUS e conheça a nova pós-graduação da UNIFASE/FMP com foco em APS.
28 de julho de 2025
Descontos são válidos para nove cursos e funcionários do Hospital Alcides Carneiro também têm condições especiais
25 de julho de 2025
Estudantes extensionistas da UNIFASE/FMP e da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, participaram de uma vivência imersiva no Quilombo Boa Esperança, em Areal/RJ. Entre os dias 14 e 20 de julho, os alunos se dedicaram a ações de escuta, troca de saberes e construção coletiva com os moradores da comunidade quilombola. “Como extensionista uruguaio, vivenciar a relação que a UNIFASE/FMP constrói com a comunidade quilombola nos inspira a aprofundar o diálogo de experiências e saberes em uma perspectiva regional. A UdelaR reconhece a importância da colaboração e da complementaridade para refletirmos sobre o papel da extensão universitária nas sociedades do conhecimento do século XXI”, destaca Kail Márquez García, professor da UdelaR. A atividade fez parte de um projeto de extensão que já acontece há mais de um ano e teve como foco o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento das realidades do território e o aprendizado sobre o cuidado em sua dimensão mais ampla — afetiva, social e política. Ao longo da semana, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, que compartilharam não apenas suas rotinas, mas também seus saberes e histórias. Ao final da vivência, os participantes realizaram uma devolutiva à comunidade, reunindo reflexões e aprendizados construídos de forma coletiva. “Foram dias de troca profunda entre o quilombo e a cidade, onde a beleza da cultura encontrou a dureza da desigualdade. Mostramos nossa resistência, nossas dores e esperanças, e plantamos em cada visitante um olhar mais humano e consciente”, explica Danilo da Silva Barbosa, quilombola. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, valorizando o diálogo com diferentes contextos e promovendo experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Na UNIFASE/FMP, a extensão é parte viva da formação — criando pontes entre saberes e territórios. "Vivências como essa nos lembram que a universidade não deve apenas formar profissionais, mas cidadãos comprometidos com a realidade social e preparados para escutar e construir junto", comenta a docente de Extensão da UNIFASE/FMP, Gleicielly Braga.