Desafio do resgate e salvamento das pessoas mais vulneráveis é tema do programa "Ecoar - Diálogos de Cidadania”

24 de abril de 2023
Desafio do resgate e salvamento das pessoas mais vulneráveis é tema do programa "Ecoar - Diálogos de Cidadania”

14º episódio vai ao ar no dia 26 de abril, às 14h, nos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e do Centro Arthur de Sá Earp Neto (UNIFASE) no YouTube

A importância de se pensar em estratégias de resgate e salvamento para as pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial, as pessoas com deficiência (PCD), será a pauta do próximo “Ecoar – Diálogos de Cidadania”, produzido pelo Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), uma iniciativa conjunta do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (UNIFASE). O tema será amplamente discutido no episódio nº 14, que vai ao ar em 26 de abril (quarta-feira), às 14h, pelos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e da UNIFASE no YouTube.


O projeto cultural-informativo conta com autodescrição, feita pelos participantes do programa, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e estenotipia (legendagem ao vivo). 

A relevância do tema “Situações de Emergência: o desafio do resgate e salvamento das pessoas mais vulneráveis” se confirma por números expressivos: de janeiro de 2013 a fevereiro de 2023 foram 59.311 decretações de situação de emergência e calamidade pública em todo o País, segundo o levamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgado em março deste ano. Essa análise revelou ainda que, nos últimos dez anos, 3,4 milhões de pessoas foram desalojadas, 808 mil ficaram desabrigadas e 1.997 faleceram; e que 2022 foi o ano em que se registrou o maior número de mortes, correspondendo a mais de 26% do total.


Participam deste importante debate Thiago Viana, geógrafo, professor na rede municipal de ensino de São Paulo e atleta de tênis paralímpico; Rodrigo Machado, arquiteto e urbanista, da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), atualmente vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC); e Nenem Peixoto, fundador do Comando da Paz do Grupo Especializado em Desastres Naturais (Geden/Petrópolis). A apresentação é de Tuca Munhoz, comunicador, ativista pelos direitos humanos e homem com deficiência.


Sobre o Ecoar - Diálogos de Cidadania


O Ecoar - Diálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), produzido por Cristina Rabelais, Tuca Munhoz e Daniele Novaes, que busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania. Apoiado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (SISDEF), o Ecoar faz parte da estratégia de divulgação de informações e tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social.


SERVIÇO

14º episódio do Programa Ecoar - Diálogos de Cidadania

Tema: “Situações de Emergência: o desafio do resgate e salvamento das pessoas mais

vulneráveis”

Data: 26 de abril (quarta-feira), às 14h

Como assistir: transmissão ao vivo pelos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e da

UNIFASE no YouTube

Sugestões de pauta, críticas, elogios e demais comentários podem ser encaminhados pelo e-

mail ecoar.nippis@gmail.com.


4 de agosto de 2025
Dados do IBGE mostram que o Brasil vive uma nova realidade demográfica, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000 para 76,4 anos em 2023, superando inclusive os níveis pré‑pandemia. Esse aumento representa um avanço em bem-estar, mas também impõe desafios para a saúde pública e a qualidade de vida na terceira idade. Nesse contexto, a UNIFASE/FMP vai promover gratuitamente o workshop “Envelhecimento Ativo: Um Olhar Interprofissional para a Longevidade” que será realizado no dia 9 de agosto, de 9h às 11h, no campus Barão, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1.003. A proposta é desmistificar o envelhecer, valorizando essa fase como parte natural da trajetória humana. A enfermeira e professora da UNIFASE/FMP, Carolina Laranja, especializada em Enfermagem Gerontológica pela UFF, conduzirá o evento voltado a estudantes, profissionais da saúde, educadores, agentes comunitários, pessoas idosas e familiares, todos convidados a refletir e repensar o envelhecimento como oportunidade de plenitude. “Falar sobre longevidade é essencial para preparar a sociedade para um cenário em que viver mais também signifique viver melhor. É uma oportunidade de ampliar a consciência sobre os desafios e as possibilidades dessa etapa da vida, promovendo respeito, inclusão e qualidade de vida para as pessoas idosas”, ressalta Carolina. Durante o workshop, serão abordadas estratégias para promover uma maturidade mais ativa e saudável, reconhecimento da experiência acumulada ao longo da vida, estímulo ao compartilhamento de vivências multidisciplinares e incentivo a atitudes mais positivas diante da própria história. A ideia é que o participante compreenda que envelhecer não significa perder, mas ganhar novos significados, sabedoria e força interior. “O workshop propõe um espaço de reflexão interprofissional, baseado em evidências e experiências práticas, que desconstrói mitos e estigmas relacionados ao envelhecimento. Por meio de debates e troca de saberes, será possível compreender o envelhecer como um processo natural e potente, repleto de possibilidades”, explica a professora. Ainda de acordo com Carolina, ter profissionais qualificados para cuidar dos idosos tem um impacto direto na qualidade de vida dessas pessoas. “O cuidado à pessoa idosa exige sensibilidade, conhecimento técnico e uma visão integral do ser humano. Profissionais capacitados são fundamentais para identificar necessidades específicas, promover a autonomia, prevenir agravos e garantir um atendimento ético e humanizado, respeitando a individualidade de cada idoso”, explica ela.  As inscrições para o workshop são gratuitas e podem ser feitas até dia 8 de agosto no site https://www.unifase-rj.edu.br/extensao/curso-de-extensao/curso/workshop-envelhecimento-%20ativo-um-olhar-interprofissional-para-a-longevidade
MBA saúde, gestão hospitalar, inovação na saúde, pós-graduação em saúde, UNIFASE FMP, curso híbrido
2 de agosto de 2025
Forme-se como líder na área da saúde com o MBA em Gestão e Inovação da UNIFASE/FMP. Curso híbrido, com imersões presenciais, corpo docente experiente e projeto final aplicado. Início em março de 2026.
1 de agosto de 2025
Neste domingo (3 de agosto), a UNIFASE/FMP e a Escola Técnica Irmã Dulce Bastos promovem a ação Movimenta Saúde: Educação, Esporte e Bem-Estar para Todos, no Circuito de Esporte e Lazer da Avenida Barão do Rio Branco, das 8h às 14h. O stand ficará montado próximo à American Pet.  A população terá acesso gratuito a serviços como aferição de pressão, glicemia, avaliação nutricional, orientações de saúde bucal e primeiros socorros, exposição de imagens radiológicas com patologias, além de dinâmicas sobre liderança e autocuidado. A iniciativa busca integrar saúde, educação e cidadania, aproximando estudantes, professores e comunidade em um dia de aprendizado, bem-estar e responsabilidade social.