Alunos da rede pública de ensino participam do Projeto Salto para o Futuro I

14 de março de 2025
Alunos da rede pública de ensino participam do Projeto Salto para o Futuro I

Iniciativa do Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP reuniu cerca de 250 alunos para uma manhã de atividades educativas voltadas para a saúde

A fase da adolescência é um momento de muitas dúvidas e descobertas, por isso, nesse período é importante que os jovens tenham informações corretas e seguras. Pensando nessa realidade, o Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP realizou nessa quarta-feira (12) mais uma edição do Salto para o Futuro I. O evento é direcionado para a educação em saúde dos pré-adolescentes e adolescentes, entre 12 e 19 anos. A iniciativa contou com a participação dos estudantes dos cursos de Odontologia, Nutrição, Psicologia e Enfermagem e trouxe uma abordagem multidisciplinar sobre várias questões que envolvem essa faixa etária.


“Esse projeto me motiva porque nós fazemos a diferença na vida desses adolescentes. Nós levamos promoção da saúde e ação educativa, e isso nos anima porque eles saem daqui felizes e com informações seguras. Além disso, contar com a parceria dos outros cursos é fundamental para o sucesso da iniciativa, dessa vez o nosso grupo de trabalho reuniu mais de 50 pessoas entre alunos e professores”, destacou Simone Fátima de Azevedo, preceptora do Curso de Enfermagem do módulo da Saúde do Adolescente no Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP. 


Para essa 5ª edição do projeto foi montada uma dinâmica com atividades interativas, lúdicas e criativas para que os jovens pudessem percorrer todas as estações. Na odontologia, por exemplo, eles receberam informações sobre doenças relacionadas ao beijo e como realizar a escovação dos dentes de maneira correta. O aspecto emocional da puberdade ficou a cargo do curso de psicologia que para trabalhar o tema realizou um jogo de perguntas. Na área da nutrição foi ensinado como se deve montar um café da manhã saudável, com informações relevantes sobre como se alimentar de forma correta a fim de prevenir a obesidade. Enquanto na enfermagem, os jovens foram alertados sobre os malefícios do álcool e das drogas, além de informações sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST´s) e gravidez na adolescência. 


Outra abordagem desenvolvida para os jovens foi como planejar o futuro, nessa atividade eles foram convidados a pensar sobre as profissões e a carreira que pretendem seguir. Maria Giulia de Lima Pereira, estudante do 7º período de enfermagem criou um aplicativo para guiar os jovens nessa jornada de escolha da profissão. Nele é possível conhecer algumas áreas do conhecimento, ter mais informações de como ingressar em uma universidade e até nortear quem ainda está em dúvida sobre qual caminho seguir.


“Quando eu fiquei sabendo do projeto pensei numa proposta bem dinâmica já que o nosso público são os jovens. Então, tive a ideia de um aplicativo sobre profissões, porque é nessa idade que começam a surgir as dúvidas. Com a ajuda de mais 3 colegas do meu período, nós montamos esse aplicativo para poder apresentar para esses estudantes as várias áreas do conhecimento. Eu montei a parte visual e as outras alunas cuidaram das informações que foram colocadas no app”, disse Maria Giulia, que revelou que durante a dinâmica, as profissões mais escolhidas pelos alunos foram: policial, engenheiro, professor, arquiteto e médico.


“É muito importante sonhar, por isso, nós queremos trazer para eles que é possível fazerem uma faculdade, pensar numa profissão. Então trouxemos essas questões para esse momento de planejar o futuro”, pontuou Lívia da Silva Firmino dos Santos, Coordenadora do Estágio Supervisionado em Rede Ambulatorial do Curso de Enfermagem no Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP.


Cerca de 250 estudantes da rede pública de ensino participaram da dinâmica. A diretora-adjunta da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia, Fabiane de Fátima Baltar levou 50 alunos para o evento. Essa é a segunda vez que eles participam e segundo ela o que é aprendido no projeto acaba repercutindo na sala de aula.



“Os alunos ficam super empolgados em participar do evento. Quando eles vieram na edição passada ficaram mais de uma semana falando sobre o que aprenderam aqui. E dessa vez não vai ser diferente, eles estão interagindo e participando. São informações que eles só encontram nesses espaços de aprendizagem”, ressaltou Fabiane.

29 de outubro de 2025
Até quinta-feira (30) acontece a 31ª Semana Científica da UNIFASE/FMP, que neste ano tem como tema "Entre a serra e o mar - interfaces entre saúde, ecossistemas e tecnologias", promovendo uma troca de ideias entre os conhecimentos acadêmicos e a sociedade. "Toda escola é uma casa de aprendizado, mas é um aprendizado que não pode jamais ser desconectado da realidade da sociedade. Saúde é um conceito muito amplo, que fala do bem-estar global das pessoas, mas está diretamente ligada ao meio ambiente, onde nós vivemos e nos desenvolvemos. O nosso aprendizado, nosso fazer e nossa tecnologia não podem jamais estar descolados desse bem-estar do cuidado com os outros e da própria existência. A Semana Científica da UNIFASE/FMP tem que ser vista sob essa perspectiva de trazer os nossos saberes para a construção de uma sociedade inclusiva, justa e saudável", comenta Jorge D á u, presidente da Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da UNIFASE/FMP e da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. São mais de 1.100 inscritos, 234 trabalhos aprovados e mais de 70 palestrantes em um dos eventos acadêmicos mais tradicionais da instituição. "É muito importante trazermos para a nossa reflexão esse tema, que é o assunto do momento. Estamos a poucas semanas da COP30, que vai justamente discutir como estamos tratando a vida. Desejo que durante a Semana, os participantes vejam, reflitam e tirem as suas conclusões sobre que lado estamos no processo", acrescenta o professor Abílio Aranha, pró-reitor de Ensino e Extensão da UNIFASE/FMP. A programação conta com mesas-redondas, oficinas temáticas, palestras, mostras de trabalhos e apresentações culturais , abordando questões como inovação tecnológica, sustentabilidade e políticas públicas em saúde. "Num mundo onde o acesso à informação é ilimitado, seja ela verídica ou não, e que as respostas estão todas aí, é cada vez mais importante a gente conhecer quais são as perguntas relevantes, que podem mudar a qualidade de vida da população e melhorar o ambiente em que vivemos. Não é possível reconhecer as perguntas sem uma escuta atenta, sem uma interlocução, sem uma troca, e essa Semana é o espaço para isso", completa o professor Ricardo Tesch, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UNIFASE/FMP. A professora Thaise Gasser, coordenadora do curso de Nutrição e da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da UNIFASE/FMP , foi a mediadora da mesa de abertura, que contou com a participação de Luana Pinho, professora associada da Faculdade de Oceanografia da UERJ, e Vitória Custódio, geógrafa e gerente de Prevenção e Preparação da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis. A professora Luana falou sobre como o aumento da temperatura dos oceanos impacta a região serrana. "Se associarmos as mudanças globais, como o aumento de C02 e o aumento da temperatura dos oceanos, consequentemente teremos o aumento da evaporação, das nuvens que vão se condensando, e o aumento das chuvas. É a partir daí que começamos a visualizar e a entender mais diretamente como as mudanças climáticas e as alterações nos oceanos podem também impactar quem mora na serra", explica. Já Vitória mostrou o mapa de risco geológico de Petrópolis e a topografia da bacia do Rio Quitandinha, que é a que mais sofre com risco hidrológico. "Para além de todas as condições naturais que já tínhamos para essa inundação ser tão severa, ainda temos a ocupação urbana e todas as questões antrópicas que influenciam ainda mais esse processo, como a impermeabilização do solo, a quantidade de construções, o esgotamento sanitário sendo despejado, enfim, tudo isso piora ainda mais o nosso cenário de risco", analisa. De acordo com a geógrafa, os riscos e desastres estão associados à população e sua exposição às ameaças presentes, podendo ser desencadeados por ameaças naturais ou antrópicas (atividades humanas), sendo sempre classificados como socioambientais por seus impactos. Além das ações comunitárias promovidas pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Vitória mencionou ainda o projeto "Comunidade que cuida da vida", em parceria com a UNIFASE/FMP, na qual os estudantes juntos à equipe da Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade, coletam informações fundamentais sobre vulnerabilidades da população para uma resposta mais eficiente em situações de desastres. A programação, que segue até quinta-feira (30), está disponível no site da instituição: https://www.even3.com.br/xxxi-semana-cientifica-unifasefmp-596978/ Câmara entrega título de utilidade pública municipal à UNIFASE/FMP Durante a abertura do evento, o vereador Dr. Aloisio Barbosa Filho entregou o Título de Utilidade Pública à Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da UNIFASE/FMP e da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. "É uma honra estar aqui como representante do Legislativo e poder homenagear a instituição que me formou. Todo gestor público deve honrar essa instituição, porque a saúde pública que temos hoje em Petrópolis deve muito à UNIFASE/FMP, através dessa parceria com o município", disse o vereador. "Não havia um melhor momento para fazer essa entrega do que na abertura da Semana Científica. Fico lisonjeada de receber esse reconhecimento público, mas mais do que a formalidade que tem implicações jurídicas legais, poder ouvir uma palavra daquele que tem uma tradição de vivenciar a FMP", destacou a reitora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves. 
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Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar