Alunos da rede pública de ensino participam do Projeto Salto para o Futuro I

14 de março de 2025
Alunos da rede pública de ensino participam do Projeto Salto para o Futuro I

Iniciativa do Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP reuniu cerca de 250 alunos para uma manhã de atividades educativas voltadas para a saúde

A fase da adolescência é um momento de muitas dúvidas e descobertas, por isso, nesse período é importante que os jovens tenham informações corretas e seguras. Pensando nessa realidade, o Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP realizou nessa quarta-feira (12) mais uma edição do Salto para o Futuro I. O evento é direcionado para a educação em saúde dos pré-adolescentes e adolescentes, entre 12 e 19 anos. A iniciativa contou com a participação dos estudantes dos cursos de Odontologia, Nutrição, Psicologia e Enfermagem e trouxe uma abordagem multidisciplinar sobre várias questões que envolvem essa faixa etária.


“Esse projeto me motiva porque nós fazemos a diferença na vida desses adolescentes. Nós levamos promoção da saúde e ação educativa, e isso nos anima porque eles saem daqui felizes e com informações seguras. Além disso, contar com a parceria dos outros cursos é fundamental para o sucesso da iniciativa, dessa vez o nosso grupo de trabalho reuniu mais de 50 pessoas entre alunos e professores”, destacou Simone Fátima de Azevedo, preceptora de Enfermagem do módulo da Saúde do Adolescente do Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP. 


Para essa 5ª edição do projeto foi montada uma dinâmica com atividades interativas, lúdicas e criativas para que os jovens pudessem percorrer todas as estações. Na odontologia, por exemplo, eles receberam informações sobre doenças relacionadas ao beijo e como realizar bem a escovação dos dentes. O aspecto emocional da puberdade ficou a cargo do curso de psicologia. Na área da nutrição foi ensinado como se deve montar um café da manhã saudável, com informações relevantes sobre como se alimentar de forma correta. Enquanto na enfermagem, os jovens foram alertados sobre os malefícios do álcool e das drogas, além de informações sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST´s) e gravidez na adolescência. 


Outra abordagem desenvolvida para os jovens foi como planejar o futuro, nessa atividade eles foram convidados a pensar sobre as profissões e a carreira que pretendem seguir. Maria Giulia de Lima Pereira, estudante do 7º período de enfermagem criou um aplicativo para guiar os jovens nessa jornada de escolha da profissão. Nele é possível conhecer algumas áreas do conhecimento, ter mais informações de como ingressar em uma universidade e até nortear quem ainda está em dúvida sobre qual caminho seguir.


“Quando eu fiquei sabendo do projeto pensei numa proposta bem dinâmica já que o nosso público são os jovens. Então, tive a ideia de um aplicativo sobre profissões, porque é nessa idade que começam a surgir as dúvidas. Com a ajuda de mais 3 colegas do meu período, nós montamos esse aplicativo para poder apresentar para esses estudantes as várias áreas do conhecimento. Eu montei a parte visual e as outras alunas cuidaram das informações que foram colocadas no app”, disse Maria Giulia, que revelou que durante a dinâmica, as profissões mais escolhidas pelos alunos foram: policial, engenheiro, professor, arquiteto e médico.


“É muito importante sonhar, por isso, nós queremos trazer para eles que é possível fazerem uma faculdade, pensar numa profissão. Então trouxemos essas questões para esse momento de planejar o futuro”, pontuou Lívia da Silva Firmino dos Santos, Coordenadora do Estágio Supervisionado em Rede Ambulatorial do Curso de Enfermagem no Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP.


Cerca de 250 estudantes da rede pública de ensino participaram da dinâmica. A diretora-adjunta da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia, Fabiane de Fátima Baltar levou 50 alunos para o evento. Essa é a segunda vez que eles participam e segundo ela o que é aprendido no projeto acaba repercutindo na sala de aula.



“Os alunos ficam super empolgados em participar do evento. Quando eles vieram na edição passada ficaram mais de uma semana falando sobre o que aprenderam aqui. E dessa vez não vai ser diferente, eles estão interagindo e participando. São informações que eles só encontram nesses espaços de aprendizagem”, ressaltou Fabiane.


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A UNIFASE/FMP esteve presente no 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, em Natal (RN). O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica, trouxe como tema central “Do mar ao sertão: os novos paradigmas da educação médica”, estimulando reflexões sobre os desafios e transformações na formação médica no país. Durante o congresso, a residente do programa Medicina de Família e Comunidade, Ramila Cristina Lopes Tostes representou a UNIFASE/FMP na mesa-redonda “Impacto da graduação na formação de especialistas para Atenção Primária à Saúde”. A discussão destacou como a inserção precoce dos estudantes na Atenção Primária, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), pode despertar maior interesse pela Medicina de Família e Comunidade e contribuir para a consolidação de um cuidado em saúde mais integral e humanizado. No mesmo evento, o professor Jaime Charret tomou posse como Delegado Educador da regional RJ/ES da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica), reforçando o protagonismo da instituição nos debates nacionais sobre a formação médica.  Além de propor um olhar crítico e reflexivo sobre a educação médica, o COBEM 2025 reforçou a necessidade de alinhar a formação dos futuros profissionais às realidades locais e regionais, valorizando a diversidade cultural e territorial do Brasil, sem perder a conexão com os contextos globais, características que vem de encontro com as diretrizes da UNIFASE/FMP. O evento reuniu educadores, gestores e estudantes em um ambiente de diálogo, acolhimento e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer práticas mais inclusivas e alinhadas às demandas da população.
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