Administração na prática: estudantes da UNIFASE planejam franquia para clínica voltada à terceira idade

Plano detalhado analisa tendências, legislação e potenciais regiões para expansão da VOANA
Capacitar-se e compreender os desafios do mercado ainda na graduação é uma das chaves para formar profissionais preparados para a velocidade e a complexidade do mundo dos negócios. Pensando nisso, os alunos do primeiro período de Administração da UNIFASE desenvolveram, ao longo deste semestre, um projeto que conecta teoria e prática a um dos setores que mais cresce no país: o de serviços voltados à população idosa.
A atividade final da disciplina Atividade Integradora – Vivências nos Negócios desafiou os estudantes a elaborar um plano de expansão, por meio do sistema de franquias, para o residencial sênior VOANA, um centro de moradia e convivência para idosos localizado no bairro Duchas, em Petrópolis. O projeto simula um processo real de franchising, no qual os alunos precisaram investigar o mercado, analisar concorrentes, estudar legislação, definir estratégias e estruturar todas as etapas do crescimento da marca — da formatação da franquia à abertura das primeiras unidades em diferentes regiões.
"O curso de Administração da UNIFASE procura preparar seus estudantes para a resolução de situações reais vivenciadas nas empresas. Essa disciplina adota uma perspectiva de ensino baseado em projetos, que parte justamente do entendimento das capacidades e habilidades exigidas do profissional de Administração no mercado de trabalho atual. Sendo assim, ao resolver uma situação real e prática do mundo dos negócios, os alunos podem desenvolver habilidades relacionadas ao trabalho em equipe, comunicação interpessoal, comprometimento e foco nos resultados – que são determinantes para o sucesso na carreira. Não à toa diversas organizações na cidade buscam nossos alunos para estágio e contratação", ressaltou o professor do curso de Administração, José Ferrari.
Para desenvolver o projeto, os alunos realizaram pesquisas sobre o setor de assistência à pessoa idosa no Brasil, no estado do Rio e em Petrópolis. O objetivo foi compreender de forma aprofundada o mercado de cuidados para a Terceira Idade e, com base nisso, propor um plano de expansão consistente e alinhado à realidade do setor.
"Os estudantes tiveram que elaborar pesquisa sobre o mercado de assistência ao público da Terceira Idade e compilar as principais marcas que atuam como lar de idosos (identificando aquelas que já atuam no sistema de franchising). Ao mesmo tempo, foi preciso compreender o segmento de franchising (conhecendo a legislação vigente no setor e as estratégias mais eficazes para expansão), para que se pudesse projetar a expansão da clínica VOANA, elencando ações específicas para cada etapa do desenvolvimento da franquia: do planejamento até a abertura das primeiras unidades, em cada região projetada. Além disso, os alunos estruturaram essas ações em um cronograma e justificaram como cada ação contribuiria para o cumprimento de uma expansão robusta, que conduza à lucratividade da empresa e ao fortalecimento da marca", explicou Ferrari.
A VOANA, fundada e gerenciada por três médicas formadas na Faculdade de Medicina de Petrópolis, atua com a missão de oferecer cuidado humano, acolhimento e qualidade de vida aos idosos. Uma das diretoras, a geriatra Mariana Silveira, esteve na instituição onde se formou para acompanhar de perto a apresentação dos estudantes de Administração.
"Fiquei muito surpresa com a apresentação dos alunos. Para uma turma de primeiro período, eles entregaram um trabalho excepcional, completo, detalhado e realizado com um nível de minúcia que eu realmente não esperava. Foi praticamente uma consultoria, tamanha a profundidade da análise. Considero o projeto bastante viável. Embora não seja a intenção da empresa no momento seguir por esse caminho, ele reforça uma possibilidade que já vinha sendo discutida e agora nos oferece ainda mais clareza para avaliar esse modelo de negócio e refletir sobre uma expansão futura", disse a médica.
Para a aluna Ana Julia de Oliveira Pessanha Gonçalves apresentar o trabalho sobre a Clínica Voana foi uma experiência extremamente enriquecedora.
“Conseguimos colocar em prática diversos conhecimentos adquiridos em sala de aula e compreender, de forma mais profunda, como a empresa funciona no dia a dia. O contato direto com a realidade da organização ampliou a nossa visão e contribuiu significativamente para nosso aprendizado acadêmico e profissional”, completou Ana Julia.






