A Psicologia do Esporte no século XXI

31 de julho de 2023
A Psicologia do Esporte no século XXI

Clévia Sies Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Psicologia do Esporte da UNIFASE

A Psicologia do Esporte é uma ciência que visa a melhora da qualidade de vida física e psicológica dos atletas, sejam eles de categoria de base, cyberatletas, paradesporto ou alto rendimento.

Com o intuito de otimizar seu rendimento, a psicologia do esporte deve estar presente em todas as etapas pré e pós competitivas, bem como o profissional que acompanha o atleta necessita fazer parte do grupo técnico, atuando também com treinadores e técnicos em centros de treinamentos e nos locais competitivos.

O olhar é voltado para a dinâmica dos grupos e muitas vezes há necessidade de atuação pontual individualizada.

O cuidado com o corpo relacional permite que o psicólogo compreenda e auxilie a visão do atleta quando o assunto está relacionado as suas emoções e estruturas psíquicas.

É inegável a importância do olhar atento aos aspectos psicológicos dos atletas. Muitos relatos denotam que o sofrimento psíquico é tão grave quanto uma lesão física, sendo a psicologia do esporte uma arma forte para evitar que danos emocionais relacionados ao desporto possam perdurar.

Vale ressaltar que a grande visibilidade recebida pela psicologia do esporte no período da pandemia, fomentou que a mesma fosse ainda mais atuante dentro dos espaços competitivos, mas também abriu possibilidades de novas atuações. Muitos são os educadores físicos que se especializam na área para atuar de forma indescritivelmente mais eficaz com crianças dentro das escolas, centro recreativos e clubes, bem como na reabilitação, promoção de saúde e no alcance mais rápido dos objetivos de seus clientes dentro de academias de ginástica.

A prática de atividade física crescente e seus inúmeros benefícios somato – psíquicos, trazem a psicologia do esporte para dentro das ciências do movimento humano visando a pessoa e seus comportamentos dentro do contexto esportivo.

Discutir as questões relacionadas a esta área do conhecimento, bem como produzir conhecimentos na área são necessidades atuais, para ampliar o entendimento de que a Psicologia do Esporte não trabalha somente com o atleta, mas com o todo. Episódios como o sofrido pelo Pedro do Flamengo poderiam ser minimizados ou até mesmo evitados se houvesse investimento em um profissional da área. Em novembro, a UNIFASE receberá o IX Congresso da ABRAPESP, que traz em sua programação grandes nomes e práticas atualizadas com o intuito de engrandecer a importância e a atuação da Psicologia do Esporte no Brasil, dando maior visibilidade a área para que nossos atletas e praticantes de atividades físicas, em pleno século XXI, não sejam mais acometidos pelo descaso.


28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.