Faculdade de Medicina de Petrópolis comemora 54 anos de história

31 de outubro de 2021
Faculdade de Medicina de Petrópolis comemora 54 anos de história

Essa semana, a Faculdade de Medicina de Petrópolis está em festa. Não é para menos, o motivo da comemoração é o marco dos 54 anos de uma história que teve início em 1965, quando o reitor Arthur de Sá Earp Neto, acompanhado por um grupo de médicos idealistas, instituiu a Fundação Octacílio Gualberto (FOG), com a finalidade de criar e manter a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP). As atividades tiveram início no dia 31 de outubro de 1967. Desde então, a FMP se consolidou no mercado como uma instituição de ensino superior referência de qualidade na formação médica na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, reconhecida nacional e internacionalmente.

“Quando olhamos para trás e vemos tudo que construímos juntos, fica impossível conter a emoção. É uma história linda, cheia de desafios e permeada por grandes realizações. São mais de cinco décadas de atividades ininterruptas da nossa FMP. Isso tudo começou com o sonho de dar à cidade de Petrópolis uma escola médica. Nossos estudantes sonham em ser médicos para diminuir o sofrimento de outro ser humano e a FMP compartilha desse sonho, contribuindo na formação de excelência dos profissionais que atuarão na atenção à saúde da população”, frisa Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da UNIFASE/FMP.

Em 2006, a instituição transferiu seu campus para um terreno de 85.000m², próximo ao Centro Histórico de Petrópolis, com modernas instalações e acesso a outros recursos tecnológicos. Baseada nos preceitos de compromisso com a comunidade e na formação integral do aluno, a FMP abriga e oferece diversas atividades, tanto de educação e saúde quanto de cultura e entretenimento. Recentemente, o curso de Medicina passou por algumas mudanças em sua grade curricular para atender às demandas do mercado, como a implantação da tecnologia do telematriciamento, da teleinterconsulta e da teleconsulta.

“É gratificante ver o alinhamento da faculdade com o Sistema Único de Saúde. Nesses 54 anos, evoluímos muito. As inovações tecnológicas chegaram com toda a força e os desafios da sociedade contemporânea, com o envelhecimento da população e os novos métodos diagnósticos, fazem com que a gente pense sempre em como o currículo deve ser adequado para dar conta de tantas variáveis. Estamos sempre inovando para oferecer uma formação que concilie a tecnologia, a comunicação e as diferentes especialidades, para que nossos estudantes se preparem para atuar como médicos que realmente sejam comprometidos com a profissão e enfrentem os desafios, com olhar mais humano, para atender às demandas de uma população envelhecida, deprimida e que apresenta muitas doenças degenerativas”, ressalta a supervisora geral da UNIFASE/FMP.

A Faculdade de Medicina de Petrópolis faz parte da história de mais de 5 mil médicos que foram diplomados na instituição e atuam em diferentes países. Com nota máxima do MEC, conceito institucional 5, a FMP alia tradição e inovação ao processo de ensino-aprendizagem. Certificada pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM), recentemente, a instituição recebeu 4 estrelas na avaliação do Guia da Faculdade de 2021 do Estadão.

“A cada turma que se forma, eu relembro a minha formatura em 75 na FMP. É importante lançarmos no mercado pessoas extremamente capazes, que exercem sua profissão de forma nobre e ética, no Brasil e no exterior. Temos ex-alunos que atuam como professores em outros países e também como médicos assistencialistas. É um orgulho muito grande, inclusive de ver muitos dos nossos egressos atuando na linha de frente no combate à COVID-19, mal que ainda persiste em nosso meio. Esse compromisso com as causas sociais, com o bem-estar da população e com a ciência, nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo. Que venham muitos anos para comemorarmos a evolução da nossa querida Faculdade de Medicina de Petrópolis”, destaca Paulo Cesar Guimarães, diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP).

12 de setembro de 2025
Em celebração ao Dia do Administrador, o corpo docente e os egressos do curso de Administração da UNIFASE foram homenageados no dia 8 de setembro, durante uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Petrópolis. A iniciativa, proposta pelo vereador Tiago Damaceno, reconheceu a importância da instituição e de seus profissionais para a formação de gestores comprometidos com a sociedade.  Legenda: Aluisio Pinheiro, diretor do Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP; Ana Maria Auler, coordenadora do curso de Administração da UNIFASE; Calebe Leite, egresso do curso de Administração da UNIFASE; Fátima Lima, professora do curso de Administração da UNIFASE; Marcelo Silveira, egresso do curso de Administração da UNIFASE; Thiago Damaceno, vereador; Thiago Pires e Wellington Gusmão, egressos do curso de Administração da UNIFASE.
12 de setembro de 2025
A PNDES vai ordenar e apontar estrategicamente o que é importante para a educação superior no Brasil
11 de setembro de 2025
A Avenida Barão do Rio Branco vai se transformar mais uma vez em um espaço de promoção da saúde. Neste domingo, 14 de setembro, acontece a 2ª edição do Movimenta Saúde: Educação, Esporte e Bem-Estar para Todos, uma iniciativa da UNIFASE/FMP em parceria com a Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. As atividades estão programadas para ocorrer das 8h às 12h, próximo à American Pet. Nesta edição será realizada a Campanha “A Vida Continua” que marca o “Setembro Verde”, mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Outra novidade é o tema “Saúde & Sol”: Proteção Solar em Movimento, que vai explicar a necessidade de se expor ao sol com proteção adequada. Além disso, a comunidade poderá contar com atendimentos gratuitos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, frequência cardíaca, avaliação nutricional, orientações sobre saúde bucal e primeiros socorros. Também serão oferecidas atividades educativas, incluindo exposição de imagens radiológicas com patologias e dinâmicas voltadas para o autocuidado. Mais do que serviços de saúde, o Movimenta Saúde busca aproximar estudantes, professores e população, estimulando hábitos saudáveis e fortalecendo a integração entre conhecimento, bem-estar e responsabilidade social. Serviço: Data: Domingo, 14 de setembro Horário: 8h às 12h Local: Avenida Barão do Rio Branco – próximo à American Pet