Faculdade de Medicina de Petrópolis comemora 54 anos de história

31 de outubro de 2021
Faculdade de Medicina de Petrópolis comemora 54 anos de história

Essa semana, a Faculdade de Medicina de Petrópolis está em festa. Não é para menos, o motivo da comemoração é o marco dos 54 anos de uma história que teve início em 1965, quando o reitor Arthur de Sá Earp Neto, acompanhado por um grupo de médicos idealistas, instituiu a Fundação Octacílio Gualberto (FOG), com a finalidade de criar e manter a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP). As atividades tiveram início no dia 31 de outubro de 1967. Desde então, a FMP se consolidou no mercado como uma instituição de ensino superior referência de qualidade na formação médica na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, reconhecida nacional e internacionalmente.

“Quando olhamos para trás e vemos tudo que construímos juntos, fica impossível conter a emoção. É uma história linda, cheia de desafios e permeada por grandes realizações. São mais de cinco décadas de atividades ininterruptas da nossa FMP. Isso tudo começou com o sonho de dar à cidade de Petrópolis uma escola médica. Nossos estudantes sonham em ser médicos para diminuir o sofrimento de outro ser humano e a FMP compartilha desse sonho, contribuindo na formação de excelência dos profissionais que atuarão na atenção à saúde da população”, frisa Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da UNIFASE/FMP.

Em 2006, a instituição transferiu seu campus para um terreno de 85.000m², próximo ao Centro Histórico de Petrópolis, com modernas instalações e acesso a outros recursos tecnológicos. Baseada nos preceitos de compromisso com a comunidade e na formação integral do aluno, a FMP abriga e oferece diversas atividades, tanto de educação e saúde quanto de cultura e entretenimento. Recentemente, o curso de Medicina passou por algumas mudanças em sua grade curricular para atender às demandas do mercado, como a implantação da tecnologia do telematriciamento, da teleinterconsulta e da teleconsulta.

“É gratificante ver o alinhamento da faculdade com o Sistema Único de Saúde. Nesses 54 anos, evoluímos muito. As inovações tecnológicas chegaram com toda a força e os desafios da sociedade contemporânea, com o envelhecimento da população e os novos métodos diagnósticos, fazem com que a gente pense sempre em como o currículo deve ser adequado para dar conta de tantas variáveis. Estamos sempre inovando para oferecer uma formação que concilie a tecnologia, a comunicação e as diferentes especialidades, para que nossos estudantes se preparem para atuar como médicos que realmente sejam comprometidos com a profissão e enfrentem os desafios, com olhar mais humano, para atender às demandas de uma população envelhecida, deprimida e que apresenta muitas doenças degenerativas”, ressalta a supervisora geral da UNIFASE/FMP.

A Faculdade de Medicina de Petrópolis faz parte da história de mais de 5 mil médicos que foram diplomados na instituição e atuam em diferentes países. Com nota máxima do MEC, conceito institucional 5, a FMP alia tradição e inovação ao processo de ensino-aprendizagem. Certificada pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM), recentemente, a instituição recebeu 4 estrelas na avaliação do Guia da Faculdade de 2021 do Estadão.

“A cada turma que se forma, eu relembro a minha formatura em 75 na FMP. É importante lançarmos no mercado pessoas extremamente capazes, que exercem sua profissão de forma nobre e ética, no Brasil e no exterior. Temos ex-alunos que atuam como professores em outros países e também como médicos assistencialistas. É um orgulho muito grande, inclusive de ver muitos dos nossos egressos atuando na linha de frente no combate à COVID-19, mal que ainda persiste em nosso meio. Esse compromisso com as causas sociais, com o bem-estar da população e com a ciência, nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo. Que venham muitos anos para comemorarmos a evolução da nossa querida Faculdade de Medicina de Petrópolis”, destaca Paulo Cesar Guimarães, diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP).

28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.