Ação no Vale do Carangola frisa os cuidados na atenção à Saúde da Mulher

20 de outubro de 2021
Ação no Vale do Carangola frisa os cuidados na atenção à Saúde da Mulher

Diante das necessidades apontadas pelas pessoas que vivem no Vale do Carangola, identificadas durante o processo de diálogo entre alunos(as) e professores(as) do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) e moradores(as), no último sábado (16), a instituição de ensino e as lideranças do bairro, em parceria com a Unidade de Saúde da Família, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), a Escola Municipal Lucia de Almeida Braga e a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO), promoveram uma importante atividade de atenção à Saúde da Mulher.

“Estamos muito felizes com o resultado das ações realizadas através do Projeto de Extensão Universitária do Vale do Carangola. Nossa história com a comunidade começou em 2016 e, desde então, nos encontros que temos com moradoras e moradores, vamos conversando e vão surgindo sugestões de ações e necessidades. Essas ações são implementadas junto com a comunidade e tem como objetivo minimizar a situação de injustiça social e de vulnerabilidade que se encontram. Dessa vez, aproveitamos o mês de outubro para reforçar as questões relativas ao cuidado e atenção à saúde da mulher”, explica Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da UNIFASE e Coordenador do Projeto de Extensão Vale do Carangola.

Em função da pandemia, a ação de sábado foi realizada com atendimentos previamente agendados. No total, 58 mulheres foram atendidas pelas equipes, com 44 coletas de preventivo, 32 solicitações e agendamento de mamografias, que serão realizadas no Hospital de Ensino Alcides Carneiro, 29 testes de IST’s, que incluem exames para detecção de HIV e Sífilis. Além disso, 39 adolescentes foram vacinadas contra o HPV.

“A iniciativa envolveu os alunos do curso de Medicina, através da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia, do curso de Enfermagem, com a disciplina Saúde da Mulher, e das turmas dos Programas de Residência em Ginecologia e Obstetrícia, Multiprofissional em Atenção Básica e de Saúde da Família e Comunidade. O feedback foi muito positivo, pois a comunidade realmente se envolveu com a ação. Agora, estamos planejando o desdobramento com uma nova atividade da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia na comunidade do Vale do Carangola”, explica Vander Guimarães, professor titular da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP).

As moradoras da comunidade foram orientadas por professores e acadêmicos da UNIFASE/FMP e pela equipe da Unidade de Saúde da Família. Nos folhetos explicativos distribuídos na ação, as mulheres tiveram acesso às principais informações sobre os procedimentos preventivos em relação à saúde feminina e a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas com os profissionais e os estudantes da área da saúde.

“Eu sou hipertensa e diabética. Já estava há bastante tempo sem ter acesso ao atendimento médico. Então, aproveitei essa oportunidade para me consultar, esclarecer minhas dúvidas e pegar receita dos meus medicamentos. Também fiquei feliz por conseguir fazer os exames e colocar tudo em dia. Essa ação foi muito importante para a nossa comunidade. Tem muita gente que mora na região e infelizmente não tem acesso às informações que foram passadas nessa ação”, conta Luciana de Jesus, doméstica e moradora do Vale do Carangola.

Na ocasião, extensionistas do Projeto Vale do Carangola e os residentes do Programa de Saúde da Família e Comunidade caminharam pelo bairro para encontrar e escutar moradoras e moradores.

“Foi um evento maravilhoso. O que nos gratifica é perceber que, cada vez mais, as pessoas estão se conscientizando sobre a importância do cuidado com a saúde. Nossa comunidade precisa muito desses eventos, pois carece de atenção médica. Essa parceria com a UNIFASE e a APPO é muito importante para nós”, destaca Viviane Azara Andrade, enfermeira da Unidade de Saúde da Família do Vale do Carangola.

 

 

 

28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.