UNIFASE promove evento de atenção à saúde das crianças no Vale do Carangola

27 de agosto de 2021
UNIFASE promove evento de atenção à saúde das crianças no Vale do Carangola

Durante o constante processo de diálogo entre alunos e professores do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE) com os moradores do Vale do Carangola, a comunidade revela as suas reais necessidades. A partir dos levantamentos, as lideranças comunitárias e os envolvidos no Projeto de Extensão Universitária do Vale do Carangola planejam as atividades que serão implementadas no bairro. Neste sábado (28), a ação será de atendimento às crianças, um desdobramento do #pratododia , desenvolvido pela UNIFASE na região.  

“Desde 2016, a UNIFASE tem uma relação com os moradores da comunidade, através do Projeto de Extensão Vale do Carangola. Não apenas uma relação, mas um compromisso da universidade com uma comunidade que tem histórias, experiências e saberes de homens e mulheres que precisam ser respeitados em seus direitos e necessidades. Isso tudo é muito importante para esse diálogo entre saberes, o saber da experiência e o saber da academia. A ação #pratododia surge desses encontros. Atualmente, acompanhamos mensalmente 50 famílias com uma moeda #pratododia no valor de R$ 120,00, para que elas possam utilizar no mercado local parceiro, adquirindo alimentos, itens de higiene e limpeza”, explica Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da UNIFASE.  

Em função da pandemia, nesta ação de sábado, o atendimento será realizado apenas para quem fez o agendamento. Quando a criança e o responsável chegarem para as consultas, passarão pelo monitoramento de COVID-19, realizado pelos profissionais da Unidade de Saúde da Família e por alunos extensionistas do Projeto Vale do Carangola.

“Vamos realizar atendimentos focados na saúde da criança, com pediatria, odontologia, pesagem e orientação nutricional às famílias que serão atendidas. Essas atividades expressam as necessidades e prioridades dos moradores, muito determinadas pelas crises que vivemos, tanto econômica quanto social e de saúde, com a pandemia da COVID-19. Essa é uma ação intersetorial, pois conta com a participação das lideranças comunitárias, extensionistas da UNIFASE/FMP, além dos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF), da Academia da Saúde, do CRAS, da Unidade de Saúde da Família e da Escola Municipal Lúcia de Almeida Braga”, destaca Ricardo Tammela.

A ação deste sábado (28), recebe o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“A união entre a Prefeitura de Petrópolis e a UNIFASE é uma parceria de sucesso. Ações como essa mostram a força da colaboração na realização de serviços em prol da sociedade. Nosso objetivo é oferecer um atendimento de qualidade em nossas unidades. Pedimos para que quem agendou o horário, não deixe de comparecer”, ressalta o prefeito interino, Hingo Hammes.

30 de janeiro de 2026
Formação prática e estrutura da UNIFASE ajudam alunos da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos a conquistarem o primeiro emprego
28 de janeiro de 2026
Com foco na qualificação profissional e na valorização da atuação do fisioterapeuta no Sistema Único de Saúde (SUS), a UNIFASE realiza no dia 7 de fevereiro o Workshop “Fundamentos da Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde”. A atividade é gratuita, presencial e acontece das 9h às 12h, no Campus Barão, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1.003. Voltado para fisioterapeutas e estudantes de Fisioterapia, o workshop tem como objetivo apresentar os fundamentos da atuação da Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde (APS), articulando bases conceituais, experiências práticas no SUS e uma reflexão crítica sobre a formação profissional. A proposta é ampliar a compreensão dos participantes sobre o papel do fisioterapeuta na APS e estimular o interesse pela qualificação na área. Pois, embora a APS seja estruturante no SUS, o workshop vai mostrar que seus conceitos e ferramentas também podem ser aplicados no setor privado, desmistificando a ideia de que a APS é exclusiva do SUS. O workshop será conduzido pela fisioterapeuta Renata Lopes Pacheco, mestre em Saúde Coletiva e Controle do Câncer pelo INCA e coordenadora da Pós-Graduação em Fisioterapia em Atenção Primária à Saúde da UNIFASE. Com ampla experiência na área, a professora trará uma abordagem que integra teoria, prática e debate crítico. As inscrições vão até o dia 4 de fevereiro e podem ser feitas no site https://www.unifase-rj.edu.br/extensao/curso-de-extensao/curso/workshop-fundamentos-da-fisioterapia
27 de janeiro de 2026
Curso lato sensu prepara médicos para atuação nas diferentes áreas da perícia médica