UNIFASE promove evento de atenção à saúde das crianças no Vale do Carangola

27 de agosto de 2021
UNIFASE promove evento de atenção à saúde das crianças no Vale do Carangola

Durante o constante processo de diálogo entre alunos e professores do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE) com os moradores do Vale do Carangola, a comunidade revela as suas reais necessidades. A partir dos levantamentos, as lideranças comunitárias e os envolvidos no Projeto de Extensão Universitária do Vale do Carangola planejam as atividades que serão implementadas no bairro. Neste sábado (28), a ação será de atendimento às crianças, um desdobramento do #pratododia , desenvolvido pela UNIFASE na região.  

“Desde 2016, a UNIFASE tem uma relação com os moradores da comunidade, através do Projeto de Extensão Vale do Carangola. Não apenas uma relação, mas um compromisso da universidade com uma comunidade que tem histórias, experiências e saberes de homens e mulheres que precisam ser respeitados em seus direitos e necessidades. Isso tudo é muito importante para esse diálogo entre saberes, o saber da experiência e o saber da academia. A ação #pratododia surge desses encontros. Atualmente, acompanhamos mensalmente 50 famílias com uma moeda #pratododia no valor de R$ 120,00, para que elas possam utilizar no mercado local parceiro, adquirindo alimentos, itens de higiene e limpeza”, explica Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da UNIFASE.  

Em função da pandemia, nesta ação de sábado, o atendimento será realizado apenas para quem fez o agendamento. Quando a criança e o responsável chegarem para as consultas, passarão pelo monitoramento de COVID-19, realizado pelos profissionais da Unidade de Saúde da Família e por alunos extensionistas do Projeto Vale do Carangola.

“Vamos realizar atendimentos focados na saúde da criança, com pediatria, odontologia, pesagem e orientação nutricional às famílias que serão atendidas. Essas atividades expressam as necessidades e prioridades dos moradores, muito determinadas pelas crises que vivemos, tanto econômica quanto social e de saúde, com a pandemia da COVID-19. Essa é uma ação intersetorial, pois conta com a participação das lideranças comunitárias, extensionistas da UNIFASE/FMP, além dos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF), da Academia da Saúde, do CRAS, da Unidade de Saúde da Família e da Escola Municipal Lúcia de Almeida Braga”, destaca Ricardo Tammela.

A ação deste sábado (28), recebe o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“A união entre a Prefeitura de Petrópolis e a UNIFASE é uma parceria de sucesso. Ações como essa mostram a força da colaboração na realização de serviços em prol da sociedade. Nosso objetivo é oferecer um atendimento de qualidade em nossas unidades. Pedimos para que quem agendou o horário, não deixe de comparecer”, ressalta o prefeito interino, Hingo Hammes.

29 de julho de 2025
Descubra como a fisioterapia na atenção primária à saúde fortalece o SUS e conheça a nova pós-graduação da UNIFASE/FMP com foco em APS.
28 de julho de 2025
Descontos são válidos para nove cursos e funcionários do Hospital Alcides Carneiro também têm condições especiais
25 de julho de 2025
Estudantes extensionistas da UNIFASE/FMP e da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, participaram de uma vivência imersiva no Quilombo Boa Esperança, em Areal/RJ. Entre os dias 14 e 20 de julho, os alunos se dedicaram a ações de escuta, troca de saberes e construção coletiva com os moradores da comunidade quilombola. “Como extensionista uruguaio, vivenciar a relação que a UNIFASE/FMP constrói com a comunidade quilombola nos inspira a aprofundar o diálogo de experiências e saberes em uma perspectiva regional. A UdelaR reconhece a importância da colaboração e da complementaridade para refletirmos sobre o papel da extensão universitária nas sociedades do conhecimento do século XXI”, destaca Kail Márquez García, professor da UdelaR. A atividade fez parte de um projeto de extensão que já acontece há mais de um ano e teve como foco o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento das realidades do território e o aprendizado sobre o cuidado em sua dimensão mais ampla — afetiva, social e política. Ao longo da semana, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, que compartilharam não apenas suas rotinas, mas também seus saberes e histórias. Ao final da vivência, os participantes realizaram uma devolutiva à comunidade, reunindo reflexões e aprendizados construídos de forma coletiva. “Foram dias de troca profunda entre o quilombo e a cidade, onde a beleza da cultura encontrou a dureza da desigualdade. Mostramos nossa resistência, nossas dores e esperanças, e plantamos em cada visitante um olhar mais humano e consciente”, explica Danilo da Silva Barbosa, quilombola. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, valorizando o diálogo com diferentes contextos e promovendo experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Na UNIFASE/FMP, a extensão é parte viva da formação — criando pontes entre saberes e territórios. "Vivências como essa nos lembram que a universidade não deve apenas formar profissionais, mas cidadãos comprometidos com a realidade social e preparados para escutar e construir junto", comenta a docente de Extensão da UNIFASE/FMP, Gleicielly Braga.