Evento da UNIFASE destaca os benefícios da Nutrição Comportamental

20 de agosto de 2021
Evento da UNIFASE destaca os benefícios da Nutrição Comportamental

Há quem diga que não existe prazer maior na vida do que comer bem, ainda que esta frase seja sinônimo do consumo de grande quantidade de alimentos inadequados que não proporcionam qualidade de vida e o pleno funcionamento do organismo. Existem inúmeras dietas milagrosas sendo propagadas por aí, o que muitas vezes é sinal de frustração para quem mantem um relacionamento não muito amigável com a balança, não é mesmo?

A verdade é que a relação que muitas pessoas têm com a comida está cada vez mais complexa. Não é difícil encontrar amigos e familiares relatando a famosa sensação de culpa após terem se alimentado, especialmente se essas pessoas têm dificuldades para manter ou reduzir o peso. Neste contexto, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) coloca em evidência o tema “Aplicações práticas da Nutrição Comportamental”.

“Essa abordagem da nutrição comportamental vai muito além da questão mais técnica da Nutrição, pois quando o trabalho tem como foco o comportamento, o nutricionista trabalha muitos conceitos ligados à cultura, à vida social do indivíduo e também questões emocionais. É muito mais do que contar calorias, pois há um olhar mais amplo sobre todas as questões que permeiam o indivíduo, a conexão dele com os alimentos e com o ato de alimentar-se”, explica Jamile Nogueira, coordenadora do curso de Nutrição da UNIFASE.

Neste período de pandemia, a relação das pessoas com a comida foi extremamente alterada. Muitos distúrbios alimentares apareceram em decorrência dos momentos tão conturbados diante do cenário de saúde mundial.

“A temática sobre Nutrição Comportamental veio ao encontro de toda essa questão relacionada aos impactos da pandemia no comportamento alimentar. É fundamental que os nutricionistas entendam como as pessoas estão se comportando em relação aos alimentos que estão consumindo. A proposta da Semana de Nutrição da UNIFASE é promover essa discussão e trazer algumas ferramentas práticas para que os alunos e profissionais da área entendam como aplicá-las no contexto profissional”, ressalta a nutricionista.

Tendo o domínio das ferramentas adequadas da Nutrição Comportamental, os nutricionistas trabalham para desenvolver nos pacientes uma relação mais saudável com a comida. Trazer essa discussão atual é o objetivo da Semana de Nutrição da UNIFASE, que será realizada nos dias 30 e 31 de agosto. A programação completa e as inscrições, que são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 27 de agosto, estão disponíveis no site: www.unifase-rj.edu.br.

“A mudança do comportamento alimentar envolve estratégias de aconselhamento nutricional, técnicas do comer intuitivo, terapia cognitivo-comportamental, entrevista motivacional e táticas para comer com atenção plena, em um processo de cuidado e acompanhamento nutricional com um olhar mais amplo do paciente como um todo”, finaliza.

29 de julho de 2025
Descubra como a fisioterapia na atenção primária à saúde fortalece o SUS e conheça a nova pós-graduação da UNIFASE/FMP com foco em APS.
28 de julho de 2025
Descontos são válidos para nove cursos e funcionários do Hospital Alcides Carneiro também têm condições especiais
25 de julho de 2025
Estudantes extensionistas da UNIFASE/FMP e da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, participaram de uma vivência imersiva no Quilombo Boa Esperança, em Areal/RJ. Entre os dias 14 e 20 de julho, os alunos se dedicaram a ações de escuta, troca de saberes e construção coletiva com os moradores da comunidade quilombola. “Como extensionista uruguaio, vivenciar a relação que a UNIFASE/FMP constrói com a comunidade quilombola nos inspira a aprofundar o diálogo de experiências e saberes em uma perspectiva regional. A UdelaR reconhece a importância da colaboração e da complementaridade para refletirmos sobre o papel da extensão universitária nas sociedades do conhecimento do século XXI”, destaca Kail Márquez García, professor da UdelaR. A atividade fez parte de um projeto de extensão que já acontece há mais de um ano e teve como foco o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento das realidades do território e o aprendizado sobre o cuidado em sua dimensão mais ampla — afetiva, social e política. Ao longo da semana, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, que compartilharam não apenas suas rotinas, mas também seus saberes e histórias. Ao final da vivência, os participantes realizaram uma devolutiva à comunidade, reunindo reflexões e aprendizados construídos de forma coletiva. “Foram dias de troca profunda entre o quilombo e a cidade, onde a beleza da cultura encontrou a dureza da desigualdade. Mostramos nossa resistência, nossas dores e esperanças, e plantamos em cada visitante um olhar mais humano e consciente”, explica Danilo da Silva Barbosa, quilombola. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, valorizando o diálogo com diferentes contextos e promovendo experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Na UNIFASE/FMP, a extensão é parte viva da formação — criando pontes entre saberes e territórios. "Vivências como essa nos lembram que a universidade não deve apenas formar profissionais, mas cidadãos comprometidos com a realidade social e preparados para escutar e construir junto", comenta a docente de Extensão da UNIFASE/FMP, Gleicielly Braga.