Pandemia destaca a demanda por profissionais especialistas em exames por imagem

5 de agosto de 2021
Pandemia destaca a demanda por profissionais especialistas em exames por imagem

A pandemia evidenciou a importância das equipes multiprofissionais que atuam no cuidado e atenção aos pacientes. Os exames de diagnóstico, por exemplo, estão com alta demanda. Não apenas para avaliação dos quadros respiratórios agudos, que em sua maioria necessitam de exames de tomografia de tórax, mas também para atender ao grande número de pacientes que desenvolve sintomas após serem acometidos pela COVID-19. Neste contexto, profissionais da área de radiologia precisam estar qualificados para atenderem às demandas de exames complementares, essenciais para auxiliar na tomada de decisão do médico sobre o melhor tratamento para combater as sequelas da doença.

“Não são apenas problemas respiratórios, mas também neurológicos e osteoarticulares que merecem avaliações radiológicas das mais variáveis, com exames convencionais, ressonância magnética, densitometria, entre outros. Este fato, somado ao reaquecimento da economia, tem gerado novos investimentos na área da saúde, com ênfase em centros de imagem, que têm como força motriz os profissionais de radiologia. Há demanda no mercado de trabalho por pessoas que estejam preparadas para atuar também no pós-pandemia”, explica o médico radiologista André Kinder, coordenador do curso de Radiologia da UNIFASE.

Visando as possibilidades de atuação profissional, a técnica em radiologia, Natália Moreira, decidiu ingressar no curso de graduação. Além de exercer as atividades em clínicas e hospitais, a área de radiologia industrial é um segmento que atraiu a jovem.

“Eu quero ampliar os meus conhecimentos na área. A graduação é uma forma de crescimento profissional e pessoal, além de uma possibilidade de reciclar tudo que aprendi durante o curso técnico. Estou gostando muito dessa nova experiência. Apesar dos desafios que a pandemia trouxe, a faculdade não deixou de garantir qualidade e disponibilidade no processo de formação dos alunos. Atualmente, trabalho como técnica em mamografia e raios-x. Pretendo continuar nesse segmento, mas estou aberta à experiência da radiologia industrial. Além disso, a graduação também amplia as minhas chances de atuar em outras funções profissionais, como supervisora de setor e de segurança na radiologia. Percebo que esse processo de formação é essencial para que eu possa me destacar no mercado de trabalho”, frisa Natália Moreira, aluna de radiologia da UNIFASE.

Há também a experiência daqueles que vivenciaram o processo de formação e se apaixonaram pela docência, outra área de atuação profissional. Quando há a possibilidade de ampliar os horizontes, a construção da carreira não precisa necessariamente ser pautada apenas em uma área, pois é possível conciliar e atuar simultaneamente em diversas funções.

“A atuação na radiologia é bem dinâmica, ponto muito importante no meu perfil profissional. Após minha formação no curso superior, várias portas se abriram. Atualmente, presto serviços em grandes empresas, atuo na radiologia médica e também na docência, áreas que sou extremamente apaixonado. Com certeza, ainda vou investir na radiologia veterinária. O mercado exige um profissional mais completo, que saiba operar aparelhos modernos e cada vez mais tecnológicos”, ressalta Diego Olszowski, ex-aluno e atual docente do curso de Radiologia da UNIFASE.

Sempre atento às mudanças e demandas do mercado, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) realizou uma série de alterações na grade curricular do curso de Radiologia, que agora oferece aumento na carga horária em Proteção Radiológica e Radiologia Industrial, além de expandir a formação na área de saúde, incluindo a área de Radiologia Veterinária. Os Técnicos em Radiologia também podem fazer aproveitamento de competência, reduzindo o tempo de estudos para formação no nível superior.

“Essas mudanças no currículo beneficiam diretamente os alunos. A nova grade expande a carga horária nas áreas Industrial, Proteção Radiológica e Dosimetria. Assim, os alunos terão ainda mais oportunidades no mercado de trabalho. O aumento na carga horária vai oferecer conhecimentos específicos para os interessados em seguir carreira nessas áreas, prestando o serviço de consultoria em clínicas odontológicas e médicas, ou mesmo na área industrial, como acontece aqui em Petrópolis, que tem a GE Celma sempre contratando profissionais habilitados. Vamos manter a nossa principal atuação na área da saúde, com grande ênfase em tomografia, ressonância, radioterapia e medicina nuclear”, finaliza André Kinder, médico radiologista e coordenador do curso de Radiologia da UNIFASE.

Se identifica com o curso de Radiologia? Não perca tempo e venha fazer parte do grupo de alunos formados em uma instituição referência no ensino superior de qualidade, considerada 5 estrelas pelo Ministério da Educação. As inscrições para o vestibular da UNIFASE estão abertas e você pode ingressar ainda neste segundo semestre de 2021. Uma boa notícia: se você é técnico em radiologia, aproveite as bolsas de estudo que garantem descontos exclusivos de 50%, ao longo do curso. Outras informações podem ser obtidas através do site:  www.unifase-rj.edu.br ou pelo WhatsApp: (24) 9 8865-0693.

26 de novembro de 2025
Festival recebe duas gerações de autoras da instituição, unindo ficção, pesquisa e paixão pela escrita
24 de novembro de 2025
A Faculdade de Medicina de Petrópolis recebeu no último sábado (22) uma visita muito especial: a turma de Medicina de 1975 da FMP, que celebrou meio século de história desde o início da sua formação. Cinquenta anos depois, os antigos estudantes regressaram ao campus para reencontrar colegas de profissão, recordar momentos marcantes e testemunhar a evolução da Faculdade ao longo das últimas décadas. A celebração incluiu ainda a simbólica renovação do juramento médico, revivendo a emoção e o compromisso que marcaram o início das suas carreiras. O encontro foi idealizado pela professora e egressa da turma, Drª Rosane Bittencourt e reuniu mais de 30 ex-alunos. Entre os visitantes, esteve presente o ex-diretor da FMP, Dr. Paulo Cesar Guimarães.
24 de novembro de 2025
A humanização do cuidado tem se consolidado como um dos pilares da formação em saúde na UNIFASE/FMP, especialmente na Residência Multiprofissional em Atenção Básica em Saúde, onde o Programa de Desenvolvimento das Humanidades vem promovendo mudanças na forma como os profissionais compreendem, acolhem e se relacionam com os pacientes. Implementado na graduação desde 2021 e ampliado para a residência multiprofissional desde março de 2025, o programa utiliza metodologias como narrativas biográficas, prática reflexiva, comunicação em saúde e rodas de conversa estruturadas para desenvolver competências essenciais ao trabalho no SUS. A proposta busca fortalecer a escuta qualificada, o vínculo com o território, o olhar ampliado sobre o processo saúde-doença e o cuidado centrado na pessoa. “Nós temos uma avaliação permanente das residentes, muito positiva, sobre o processo de acompanhamento e desenvolvimento das humanidades como sendo um espaço para o compartilhamento das práticas e uma oportunidade de refletir sobre essa prática. É fundamental que as nossas residentes hoje, como futuras especialistas em Atenção Básica, estejam tendo a oportunidade de desenvolver a habilidade de refletir sobre a prática, refletir sobre as ações, refletir sobre o processo de formação, sobre os atendimentos, sobre olhar para o território. Então possibilitar um encontro destinado a esse processo de reflexão é claro que contribui para o desenvolvimento dessa habilidade e isso sem sombra de dúvidas impacta no atendimento aos indivíduos, às famílias e à comunidade” Norhan Sumar, coordenador do programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da UNIFASE/FMP. O impacto do programa na formação de profissionais e na qualificação da assistência chamou a atenção da comunidade acadêmica internacional. Em 2025, a professora Camila Aloisio Alves, coordenadora do Programa de Desenvolvimento das Humanidades da UNIFASE/FMP foi ao Canadá apresentar os resultados e desdobramentos do projeto. “A experiência foi muito exitosa, enriquecedora e produtiva. Pude participar de dois congressos: o primeiro, na cidade de Québec, “Passé, présent et futur des récits de vie dans la recherche en éducation et la formation”, organizado pela Universidade de Laval em parceria com a Associação Internacional de Histórias de Vida e Formação, da qual faço parte do conselho administrativo, e cujo objetivo foi explorar o papel das narrativas de vida na pesquisa e na formação em educação, o segundo, « Collaboration interprofessionnelle et apprentissage expérientiel en santé: récits, pratiques et approches créatives » foi organizado pela Universidade de Montreal e pelo Centro de pesquisa do Instituto de Geriatria de Montreal, com o objetivo de refletir sobre a complexidade da experiência de colaboração interprofissional em cuidados de saúde, em parceria com o paciente e seus familiares. Nele apresentei a conferência « La narration du vécu et les savoirs expérientiels : quel rapport pour quels apports dans la formation en santé ? »". No contexto desse mesmo congresso, a residente Rafaela Martinho Tobler, que está no segundo ano do Programa de Residência Multiprofissional da Atenção Primária, também foi convidada a apresentar as contribuições e perspectivas de aprendizado multiprofissional a partir da sua trajetória de formação e atuação como residente. “Em outubro, estive no Canadá para apresentar um trabalho sobre a Residência Multiprofissional em Atenção Básica da UNIFASE, destacando a importância do trabalho em equipe e das práticas multiprofissionais. A Universidade de Montreal tem forte tradição em pesquisas sobre interdisciplinaridade, e essa aproximação foi possível graças à parceria estabelecida pela professora Camila, que já mantém contato com os pesquisadores de lá. Durante a viagem, também visitei a universidade e o centro de geriatria, o que me permitiu conhecer de perto o funcionamento do sistema de saúde local. Foi uma experiência extremamente enriquecedora, na qual pude aprender muito e ampliar minha visão sobre práticas em saúde”, disse Rafaela. A professora Camila destaca que além da participação nos congressos, ela também ministrou dois ateliês de formação, como nos explicou: “um foi na Universidade do Québec à Trois Rivières (UQTR) sobre “L’approche narrative biographique : quelles contributions pour la formation à l’université ? »; e outro na Universidade de Montréal, especificamente para os pesquisadores da Equipe Futur, intitulado « L’approche narrative biographique: quelles contributions pour la recherche en santé et en éducation ? »”. Cabe destacar que a Equipe Futur tem o objetivo compreender melhor a contribuição das experiências educacionais para o processo de profissionalização dos profissionais de saúde e que a docente passou a ser membro colaboradora desde junho deste ano, tendo se tornado a única professora brasileira e a única não canadense a compor o grupo de forma permanente. UNIFASE/FMP: referência em programas de residência Com um portfólio consolidado, a UNIFASE/FMP oferece residências em diversas áreas da saúde. Na área médica, são ofertadas especializações em Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Radiologia e Diagnóstico por Imagem - Ano Adicional, Neonatologia, Endoscopia, Urologia e o mais recente programa em Cirurgia Oncológica. Além disso, o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica inclui vagas para nutricionistas, psicólogos e enfermeiros. Na Residência em Enfermagem, as opções de especialização incluem Terapia Intensiva, Obstetrícia e, agora, Oncologia.  A instituição conta ainda com cursos de pós-graduação. Confira mais informações no site da instituição: https://www.unifase-rj.edu.br/pos-unifase/cursos-de-pos-graduacao