Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da FMP está entre as três melhores do Estado do Rio de Janeiro

24 de maio de 2021
Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da FMP está entre as três melhores do Estado do Rio de Janeiro

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem divulgou, recentemente, o  desempenho médio global  dos residentes e dos aperfeiçoandos matriculados em programas de Residência Médica ou aperfeiçoamento em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Petrópolis se destacou no ranking da avaliação e está entre os três melhores programas de residência da especialidade no estado do Rio do Janeiro, compartilhando o conceito apenas com o Hospital Universitário Pedro Ernesto, da UERJ, e com o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ.

“Esse indicador reflete a média do desempenho de todos os residentes e aperfeiçoandos de cada programa, que se submeteram às provas de avaliação nos anos de 2017, 2018 e 2019. Estamos entre os três melhores programas de residência do Estado do Rio de Janeiro, sendo a única instituição privada. Esse é o reflexo do empenho dos nossos residentes e de toda a dedicação dos nossos preceptores, que compõem uma excelente equipe de ensino”, destaca o professor Eduardo Primo, supervisor do Programa de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da UNIFASE/FMP/HEAC.

Desde 2014, o Programa de Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) forma profissionais que vivenciam a realidade dos atendimentos realizados no Sistema Único de Saúde, através do desenvolvimento prático das atividades no Hospital de Ensino Alcides Carneiro.

“O profissional que busca ter uma carreira na área médica precisa estar atento às especialidades, pois oferecem melhor inserção no mercado de trabalho. O nosso curso de Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem é vinculado ao Ministério da Saúde, que viabiliza financeiramente essa formação. O processo de ensino se dá em três anos de especialização, mas também oferecemos o R4, um ano adicional desta residência que é um conceito à parte”, explica o médico Eduardo Primo.

Os programas de residência médica da UNIFASE/FMP são desenvolvidos através de uma parceria entre a Faculdade de Medicina de Petrópolis, o Hospital de Ensino Alcides Carneiro e a Secretaria Municipal de Saúde. O projeto de ensino para especialização médica começou, em 2001, com os programas de Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia. Já no ano de 2002, foram agregados os programas de Cirurgia Geral e Medicina de Família e Comunidade. Atualmente, a UNIFASE/FMP oferece 12 programas de residência médica, são eles: Anestesiologia; Cirurgia Geral; Clínica Médica; Endoscopia; Ginecologia e Obstetrícia; Medicina de Família e Comunidade; Neonatologia; Pediatria; Pré-requisito em área cirúrgica básica; Radiologia e Diagnóstico por Imagem; Radiologia e Diagnóstico por Imagem – Ano Adicional; e Urologia, totalizando 45 vagas para novos residentes ingressarem nos programas anualmente.

“Os programas de residência médica da UNIFASE/FMP realizados no HEAC já formaram mais de 230 médicos ao longo dos anos, com potencial de aumentar esse número de maneira importante, tendo em vista que boa parte dos programas teve seu número de vagas aumentado nos últimos anos. Isso representa a formação de profissionais qualificados para a cidade, uma vez que já está comprovado que cerca de 60 a 70% dos médicos residentes se estabelecem profissionalmente em seu local de formação. Além disso, a existência dos programas é fator de relevante importância para melhoria do atendimento dos usuários do SUS no município”, frisa Miguel Koury, coordenador da Comissão de Residência Médica da UNIFASE/FMP.

 

15 de julho de 2025
UNIFASE/FMP oferece vagas em 17 programas de residência
14 de julho de 2025
O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) referente ao segundo semestre de 2025. O programa, promovido pelo Ministério da Educação, possibilita aos estudantes o financiamento da graduação em instituições de ensino superior privadas. Ao todo, são 62 vagas disponíveis, distribuídas entre os cursos de: Administração – 12 vagas Enfermagem – 10 vagas Nutrição – 10 vagas Odontologia – 10 vagas Psicologia – 10 vagas Radiologia – 10 vagas O FIES é voltado a candidatos que participaram do ENEM a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação, além de comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa. As inscrições devem ser realizadas entre os dias 14 e 18 de julho de 2025, pelo site oficial do FIES, utilizando o Login Único (conta gov.br ). Quem ainda não tiver uma conta, será direcionado para efetuar o cadastro no sistema do governo federal antes de iniciar a inscrição. Confira o cronograma completo: Inscrições: 14 a 18 de julho Resultado: 29 de julho Complementação das informações: 30 de julho a 1º de agosto Lista de espera: 5 de agosto a 19 de setembro Mais informações e orientações detalhadas estão disponíveis no site: https://acessounico.mec.gov.br/fies
11 de julho de 2025
O evento ocorre a cada dois anos, de forma rotativa, pelos países latino-americanos, e dessa vez será realizado no Brasil